Chegou a época do ano mais festiva e, com ela, as inúmeras oportunidades de o mercado aumentar suas vendas e negócios. E quando se fala em presentes personalizados de Natal, tanto para amigos, família, quanto para parceiros de negócios e colaboradores, esta época representa a máxima de vendas.
Mas é claro, há também um grande desafio: a forte concorrência. Por isso, para quem empreende nesse setor, é importante usar a criatividade para se diferenciar no mercado e lucrar com a venda de lembranças personalizadas de Natal.
De acordo com o Think With Google, 26% dos consumidores já começaram as suas compras de fim do ano, seja realizando a primeira compra, buscando inspiração para tomar a decisão ou iniciando a lista de presentes.
Mas, apesar da antecipação, o orçamento não é dos mais altos. As buscas por “bom e barato” cresceram 40% esse ano, ainda de acordo com o Think With Google.
De novo, vale usar a criatividade para atrair todos os públicos: os que buscam opções simples mais em conta e aqueles que querem alternativas diferentes e que se destaquem entre os demais.
Mas como se diferenciar no mercado nessa época do ano?
Para Rubens Bitelli Lorenzetti, diretor da Fantastic Brindes e especialista no assunto, o mercado de produtos promocionais é sim muito competitivo, mas também repetitivo. “Muitos acabam oferecendo basicamente a mesma coisa. Então, eu acredito que a inovação, junto com qualidade e boas condições de fornecimento são os grandes diferenciais nessa época do ano”, conta.
Ainda segundo Rubens, uma solução que merece atenção especial e que vale oferecer são os itens personalizados. Isso porque um produto comum, que poderia ser dado para qualquer pessoa, ganha um significado especial quando é entregue com o nome do presenteado, por exemplo.
Outra dica do especialista é apostar nos kits, que sempre estão em alta e tornam o presente mais premium. “Os kits que reúnem bebidas, produtos especiais da gastronomia, itens de fazer churrasco, entre outros, são sempre um sucesso”.
A seguir, confira algumas sugestões legais de presentes personalizados de Natal e festas de fim de ano:
9 ideias de presentes personalizados de Natal
1. Garrafa ou copo térmico
Personalize o copo ou garrafa térmica com o nome de quem vai receber o presente, uma frase ou o trecho de uma música especial.
2. Squeeze de metal
Se o item for um gift corporativo, vale personalizar o squeeze com o logo ou os valores da empresa.
3. Itens de papelaria
Essa é uma das ideias que entra ano e sai ano sempre está presente, mas funciona e é muito útil. Agendas para o novo ano, planners, canetas — todos podem ser personalizados com a marca da empresa ou nome de quem vai receber.
4. Unboxing de Natal
Aqui tudo pode ser personalizado e o cliente poderá unir vários itens em uma linda caixa, como bottons, produtos de papelaria, um cartão postal com uma mensagem de fim de ano… Uma outra sugestão é fazer um unboxing com cosméticos e itens de beleza — dá até para personalizar os rótulos.
5. Kit de bebidas
Quem adora vinhos vai amar ganhar um kit com a bebida e taças ou um kit abridor de vinho, que também pode ser personalizado. Vale o mesmo para os apreciadores de whisky e gin, por exemplo.
6. Kit churrasco
Há as opções com utensílios mais comuns, de marcas mais conhecidas, mas também dá para tornar esse presente mais premium com produtos artesanais, como tábuas personalizadas, assim como as facas.
7. Kit Gourmet
Que tal reunir queijos, geleias, biscoitos, chocolates e outras delícias? Essa dica é mais do que certeira!
8. Bolsa térmica
Esse item é muito útil para carregar bebidas ou alimentos, e fica ainda mais perfeito quando personalizado com a identidade da empresa.
9. Kit organizador de bagagem
O conjunto de bolsinhas que ajuda a fazer a mala de uma forma mais organizada está muito em alta. Para um viajante, esse é um presentão, e pode ser personalizado com as iniciais do nome do presenteado.
É necessário ter equipamentos específicos para produzir esses produtos?
Na verdade, depende muito dos tipos de produto que você vai oferecer. Para os kits, que são os presentes que mais saem nessa época do ano, não são necessários muitos equipamentos, segundo Rubens. “Os produtos que reunimos em um kit já estão prontos, o que fazemos nesse caso é a montagem e a personalização a laser para deixar o produto ainda mais premium”, conta.
Mas isso muda quando o produto é a bolsa térmica, por exemplo. Nesse caso, a sublimação é uma técnica indicada porque é capaz de transferir para superfícies de diversos materiais uma imagem ou arte gráfica por meio de prensas térmicas.
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