Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cinco ideias criativas de uso do acrílico na comunicação visual para você se inspirar

Article-Cinco ideias criativas de uso do acrílico na comunicação visual para você se inspirar

Uso do acrílico na comunicação visual
Por sua versatilidade e diversas outras vantagens, o uso do acrílico é um curinga no mercado de comunicação visual. Confira algumas ideias!

Poucos materiais são tão versáteis quanto o acrílico. Ele pode ser utilizado em diversos setores, com finalidades quase que infinitas. E a comunicação visual é uma delas. Aliás, sabia que esse é o maior nicho de aplicação das chapas acrílicas no Brasil? Cerca de 70% das 10 mil toneladas produzidas anualmente são destinadas para pontos de venda, luminosos e displays.

As chapas de acrílico são as preferidas para a comunicação visual, mas a matéria-prima básica do acrílico, o MMA – metacrilato de metila, também pode ser polimerizada para pellets. Esses últimos são mais utilizados para peças injetadas, como lanternas traseiras de veículos e utilidades domésticas, como copos, pratos e talheres.

Já as chapas acrílicas podem ser moldadas por meio do calor, permitindo diversos formatos, e aplicadas juntamente com outros materiais, como madeira e aço. Elas também podem receber impressão, como UV ou serigrafia, o que é muito importante para a comunicação visual.

Outra vantagem da versatilidade do material é sua disponibilidade em diversas cores, espessuras e níveis de transparência. Os produtores nacionais de chapas acrílicas disponibilizam espessuras de 1 a 60 mm, em mais de 1.200 cores, entre opacas e translúcidas.

Mais do que isso, além da versatilidade, o material ainda garante um valor único aos produtos: “O acrílico é atemporal e transmite elegância, por isso, grandes marcas quando lançam produtos premium sempre utilizam o acrílico como expositor”, explica Letícia Diane Bergmann, coordenadora de produto da Bold, empresa especializada em soluções em acrílico.

Em resumo, de acordo com o Instituto Latino-americano do Acrílico: variedade de cores e espessuras, facilidade de moldagem, de corte, lixamento, polimento e colagem são características presentes no acrílico importantes para a comunicação visual; mas ainda mais significante é a valorização que ele garante ao produto final.

Resistente e sustentável

O acrílico também possui 10 vezes mais resistência ao impacto que o vidro e é um dos poucos materiais que são totalmente reciclados e não geram resíduos ao meio ambiente. “Sua matéria-prima permite a reciclagem infinitas vezes, diferente de outros produtos que permitem apenas uma reciclagem”, conta Letícia.

Acrílico na comunicação visual

5 ideias criativas de uso do acrílico na comunicação visual para você se inspirar

Você já deve ter visto por aí acrílico sendo utilizado em letreiro para fachadas, luminosos em totens, placas de identificação internas, expositores em pontos de venda, placas promocionais, logos internas, entre outros.

Em restaurantes ele é muito utilizado como display para QR Code de pagamento ou cardápio, letreiros internos, quadros com imagens, luminárias, direcionador de ar condicionado, protetores de buffet, porta-sachê, porta-guardanapo e outras peças. 

Em eventos, é comum utilizar o acrílico cristal com iluminação por baixo para se obter um piso espelhado, e também como piso colorido e iluminado para pista de dança e peças decorativas.

Reunimos, a seguir, algumas outras ideias criativas de utilização do acrílico para você se inspirar!

Uso do acrílico na comunicação visual

1. Caixas para expor produtos de compra impulsiva

Quem nunca esteve prestes a sair de uma loja quando se deparou com um produto que chamou a atenção e acabou comprando por impulso?

Uma das estratégias é colocar esses produtos de compra impulsiva em destaque nas lojas. As caixas em acrílico são ideais para cumprir essa função. Elas podem ainda ganhar uma iluminação por baixo, dando mais destaque ao produto. E, claro, você pode colocar o que quiser dentro delas. Basta usar a imaginação.

2. Placa interativa com iluminação

Quando o assunto é acrílico, a iluminação é um complemento que caminha lado a lado. No formato de base, luminárias podem ser o suporte para placas simples de acrílico que podem ganhar diversas funcionalidades, por exemplo, um cardápio ou uma sinalização. Mas, recentemente, um formato interativo, que permite que clientes ou colaboradores escrevam nessas placas vem ganhando as graças na comunicação visual.

Placas de acrílico

3. Decoração tridimensional de paredes

Papel de parede, adesivos, revestimentos. São inúmeros os recursos que podem adornar uma parede na comunicação visual. Mas sabia que também é possível compor painéis gigantes usando acrílico em diferentes formatos e cores?

4. Cubos de acrílico como porta-objetos ou luminárias

Novamente: acrílico + iluminação. Há algum tempo, as decorações com balões vêm sendo inovadas. Uma opção utilizada atualmente é colocar os balões dentro de cubos gigantes de acrílico.

Outra função que cubos coloridos com iluminação podem fazer é a de luminárias, que podem ser distribuídas no chão, mesas e penduradas no teto.

5. Placas com impressões de detalhes

A impressão em placas acrílicas também vem sendo aprimorada a cada dia. Usando serigrafia, por exemplo, é possível imprimir placas acrílicas com um nível de detalhes muito alto, como projetos arquitetônicos minuciosos, por exemplo. Esse tipo de placa com certeza fará sucesso na comunicação visual.

Chapas de acrílico

Cuidados necessários para o uso do acrílico na comunicação visual

Letícia conta que o acrílico possui garantia de 10 anos contra amarelecimento ao sol. “Isso traz ao empreendedor do segmento segurança para entregar uma fachada ou produto durável e confiável”, diz. No entanto, é importante tomar alguns cuidados: trabalhar com acrílicos virgens e que possuem garantia são as precauções principais. “Outra dica é verificar se a empresa possui suporte operacional e comercial, garantindo o apoio técnico”, reforça.

Vale lembrar que, por apresentar uma superfície muito lisa, o acrílico tem facilidade de ser riscado. No entanto, também é muito fácil retirar o risco do acrílico com aplicação manual de polidores de madeira e flanela limpa. No entanto, nunca se deve limpar o acrílico com solventes, principalmente álcool — utilize somente água e sabão ou polidores específicos para esta finalidade.

Quer ficar por dentro de ainda mais tendências e inovações em acrílico? Confira agora as palestras do Fórum Acrílico, da FuturePrint 2022, disponíveis gratuitamente na nossa plataforma!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar