Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sublimação de canecas personalizadas: saiba como fazer

Sublimação de canecas personalizadas
Como fazer canecas personalizadas? Onde comprar canecas para sublimação? Qual máquina utilizar? Tire todas as suas dúvidas e comece a lucrar com personalizados!

O segmento de personalizados tem ganhado cada vez mais força no mercado, atraindo tanto profissionais mais experientes quanto empreendedores iniciantes. A facilidade na aquisição de materiais para sublimação e os diversos tipos de produtos que podem ser customizados contribuem para a popularidade desse ramo da impressão.

Um dos produtos mais procurados nesse segmento, tanto por consumidores quanto empreendedores na área de sublimação, são as canecas personalizadas. Com baixos custos de produção e venda, elas são uma ótima opção de item para presentear, utilizar no dia a dia, comemorar uma data ou ocasião e, até mesmo, para uso corporativo.

Mas, para quem está dando os primeiros passos na sublimação de produtos personalizados, é muito comum que surjam dúvidas relacionadas ao processo de impressão e às possibilidades de venda. Como fazer canecas personalizadas? Onde comprar canecas para sublimação? Qual máquina utilizar?

Se você tem essas e outras perguntas sobre o assunto, continue a leitura deste artigo! Nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre sublimação de canecas personalizadas e vamos responder às dúvidas mais comuns sobre o tema. Confira!

Quais máquinas e equipamentos são utilizados para fazer sublimação de canecas?

O professor e diretor da Escola PHD de Impressão, PH Oliveira, elenca cinco itens essenciais para começar a sublimar canecas personalizadas. Veremos, a seguir, mais detalhes sobre cada um deles:

  • canecas para sublimação;
  • prensa térmica cilíndrica;
  • tinta sublimática;
  • papel sublimático;
  • impressora para sublimação.

1. Canecas para sublimação: produto deve ter substrato a base de poliéster

Oliveira comenta que um problema comum na aquisição de canecas para sublimação é a compra de materiais inadequados para a impressão, ou seja, sem o tratamento necessário para que a tinta fixe no substrato.

“Para que a tinta possa ancorar e a sublimação possa ocorrer, é necessário que o substrato tenha uma película (uma resina) de poliéster, primeiramente”, ele explica. “Esse problema é frequente porque, muitas vezes, a caneca não tem película”.

Onde comprar canecas para sublimação?

O professor recomenda que o material seja comprado em lojas especializadas de sublimação. “Não posso comprar em um atacadão e adquirir uma caneca branca, por exemplo, porque ela não vai ter o tratamento necessário para a impressão”, orienta Oliveira.

Há opções de canecas para sublimação importadas e nacionais disponíveis no mercado. “Em ambas dá para se trabalhar super bem. Vai da escolha do impressor e das preferências que você adquire ao longo de sua experiência”, observa o especialista.

Quais variedades de cores e materiais posso encontrar em canecas para sublimação?

“Até pouco tempo atrás, tínhamos apenas canecas brancas; hoje já temos outras opções, como as canecas com glitter (ou somente com a base em glitter), com alça e borda colorida e as canecas mágicas (que mudam de cor de acordo com a temperatura do líquido)”, comenta Oliveira.

Entre os materiais mais utilizados em canecas personalizadas estão a cerâmica, o alumínio e o polímero – tipo de plástico resistente ao calor.

2. Prensa para sublimação de canecas: qual utilizar?

As prensas térmicas são o equipamento recomendado para os processos de sublimação. No caso das canecas personalizadas, normalmente são utilizadas as prensas térmicas cilíndricas, que se adequam ao formato do produto. “Existem também outras prensas térmicas para canecas de outros formatos ou dimensões, como as cônicas e as cilíndricas menores”, complementa Oliveira.

O professor explica que a função desse equipamento é fornecer as condições adequadas para que a sublimação aconteça: “a prensa térmica exercerá o tempo, a temperatura e a pressão – que são os três fatores necessários para que a tinta migre para o substrato no processo de impressão”.

Prensa térmica cilíndrica para sublimação de canecas

3. Tinta sublimática: por que utilizá-la na sublimação de canecas personalizadas?

Para o obter os resultados esperados, recomenda-se o uso da tinta sublimática, que tem as características necessárias para estampar o substrato das canecas próprias para sublimação. “Para esse processo, precisamos de uma tinta que, a partir de 150°C, comece a se ‘movimentar’ para atingir o substrato”, explica PH Oliveira.

4. Qual o melhor papel para estampar canecas personalizadas?

O especialista orienta que seja utilizado, de preferência, o papel sublimático para a impressão de estampas em canecas. “Esse tipo de papel é tratado para que saia o máximo de tinta possível no substrato”, observa Oliveira.

5. Impressora para sublimação: quais as opções disponíveis no mercado?

“Hoje, nós temos no mercado impressoras próprias para sublimação. Mas, também, são muito utilizadas as chamadas impressoras adaptáveis – que são as convencionais mas, ao invés da tinta tradicional, operam com tinta sublimática”, diz o especialista.

Quais softwares são utilizados para preparar estampas de canecas personalizadas?

Os softwares editores de imagem mais recomendados para a preparação de imagens que vão estampar as canecas personalizadas são o Corel Draw e o Photoshop. “São editores de imagem profissionais, que trabalham com gerenciamento de cores e onde dá para se trabalhar bem a estampa”, comenta Oliveira.

“O Canva também tem sido utilizado como uma alternativa para quem tem menores condições financeiras”, acrescenta o especialista.

Quanto custa investir em materiais e equipamentos para sublimação de canecas?

O investimento em equipamentos profissionais para sublimação de canecas é estimado, atualmente, entre 4.000 e 4.300 reais, com variações conforme as marcas, modelos e especificações técnicas dos produtos.

“Se a pessoa optar por uma impressora convencional, o valor do investimento será menor”, exemplifica Oliveira.

Quais são as vantagens de empreender no ramo de sublimação de canecas personalizadas?

Oliveira cita, como principais vantagens do investimento em sublimação de canecas personalizadas, o custo relativamente baixo para aquisição dos materiais e equipamentos utilizados no processo e a alta popularidade desse tipo de produto.

“É possível ter um retorno imediato, visto que a maioria das pessoas gostam de canecas e, também, gostam de receber presentes. As canecas também estão nas mídias tradicionais, como talk shows, seriados e telejornais, o que ajuda na propagação da imagem”, comenta o especialista.

“E todo escritório tem uma caneca, nem que seja para utilizar como porta-canetas, por exemplo. É um item fácil de encontrarmos”, completa.

Quais os desafios de empreender nesse ramo?

PH Oliveira pontua que um dos desafios para quem deseja empreender no segmento de sublimação de personalizados é encarar esse investimento como uma empresa, com as características e necessidades que as envolvem.

“As pessoas costumam achar que é somente estampar, mas você tem que pensar como empresa: precisa de planejamento, marketing, atendimento, financeiro, saber precificar, ter conhecimento de ferramentas online para vender no ambiente virtual etc. É uma empresa como qualquer outra”, destaca.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre sublimação de canecas personalizadas, aproveite e faça o download do nosso material com dicas para investir no mercado de personalizados!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar