A impressão de rótulos adesivos é uma demanda crescente em dois cenários diferentes: quando atende, por exemplo, empresas de alimentos e medicamentos, que têm uma produção de larga escala e detalhes específicos e obrigatórios; e também pequenos produtores que trabalham com alimentos e bebidas artesanais, cosméticos orgânicos, entre outros produtos que exigem rótulos personalizados. Esse último cenário, inclusive, é o que mais cresce. E isso tem tudo a ver com o aumento no número de pessoas que têm investido em seu próprio negócio, oferecendo produtos dos mais diversos segmentos.
De acordo com o Sebrae, dados levantados pela maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo revelam que a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil teve um crescimento de 75%, passando de 30% (em 2019) para 53% (em 2020).
Talvez nem todos saibam da importância de uma boa embalagem e de um bom rótulo, e menos ainda do cuidado necessário para se criar um e imprimi-lo em pequena ou grande quantidade.
Para quem é empreendedor da área, que já trabalha com a impressão de rótulos adesivos e precisa se atualizar e melhorar sempre, e também para quem está apostando no setor agora, reunimos algumas dicas importantíssimas com a ajuda de André Molnar, supervisor de desenvolvimento de comunicação visual da Mimaki Brasil, fábrica de impressoras de grandes formatos, para você acertar na impressão e conquistar ainda mais os clientes — que não vão parar de chegar!
1. Fique de olho nas principais tendências da impressão de rótulos adesivos
De acordo com André, nos últimos anos a tendência de consumir produtos on-demand, altamente customizados ou de empresas menores, regionais e artesanais tem ganhado muita força. É o caso de cervejas artesanais, temperos, queijos, biscoitos e outros.
Com isso, os fabricantes passaram a manter estoques menores e fazer pedidos fracionados às gráficas, gerando lead time de entrega de embalagens e rótulos cada vez menores para quem fornece este tipo de produto, além das tiragens serem mais reduzidas e com dados variáveis.
2. Utilize a impressão digital
A tecnologia de impressão digital está ganhando cada vez mais espaço e criando novas regras para o mercado que ainda é em grande parte “analógico”. Segundo a especialista, a grande vantagem e diferencial de utilizar a impressão digital é a entrega rápida sem necessidade de fazer clichês, facas ou acerto (set up) de máquinas analógicas.
Além disso, destaca-se a flexibilidade do equipamento digital para produção de pequenos e médios lotes de produção, em materiais diversos, como BOPP, papel e outros.
Outra vantagem da impressão digital é a capacidade de oferecer uma prova final ao cliente em poucos minutos. Por exemplo, durante uma reunião você consegue mostrar
ao seu cliente exatamente o material que ele irá receber, diminuindo o tempo de aprovação de um trabalho.
3. Entenda quais são os materiais mais utilizados para impressão de rótulos
Com a evolução das tecnologias e tintas, como é o caso da linha UV de impressão, é possível a utilização de uma diversa gama de mídias como:
- BOPP Branco;
- BOPP Prata;
- BOPP Transparente;
- Papéis tradicionais, como couché adesivado;
- Papéis especiais, como coloridos, texturizados ou, por exemplo, o papel kraft adesivado;
- Vinil;
- Poliéster;
- Voids, entre outros.
André destaca, ainda, que todos os materiais citados podem ter diversos tipos, cores, gramaturas e texturas.
4. Acabamentos que podem ser aplicados na impressão de rótulos
Laminação, corte e vinco, hot stamp, verniz localizado, relevo e refile são alguns dos principais acabamentos utilizados. Mas, para André, a laminação merece destaque. Ela é indicada para rótulos que têm mais contato com produtos químicos e servem como proteção à impressão, sendo que pode ser laminação brilho ou fosca.
Além disso, a tecnologia UV possibilita o uso da cor branca e transparências de cores para imprimir em mídias metalizadas, gerando impressões que simulam cores metalizadas ou mesmo hot stamping. Ela também permite a impressão com verniz localizado, fosco ou brilhante, que dá um efeito de relevo ou de texturas na impressão, tornando-se um acabamento de alto padrão e agregando valor ao produto.
5. Fique atento às novas regras para produção de rótulos
Conforme publicado pela Agência Brasil, as novas regras para rótulos de alimentos no Brasil começaram a valer em outubro de 2022. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de mudanças na tabela de informação nutricional, a novidade é a adoção de alertas, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes. A ideia é esclarecer, de forma clara e simples, sobre o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
“As novas regras não mudam ou restringem o padrão de mídias e/ou tecnologias utilizadas para impressão, mas agora passam a exigir uma clareza maior nas informações dispostas. Isso pode trazer um ponto positivo para quem quer produzir rótulos e etiquetas, pois provavelmente muitos produtos terão que passar por uma reformulação do layout e tamanho fomentando o mercado ainda mais”, explica André.
6. Conheça as principais técnicas recomendadas para imprimir rótulos
Hoje, no mercado, existem diversos tipos de tecnologias de impressão digital. Uma delas é a impressão com tinta UV que, segundo André, abre muitas possibilidades para diversificação de mídias utilizadas, além de agregar no processo a tinta branca e o verniz localizado, tornando-se uma solução completa para quem busca entrar neste mercado.
“Importante salientar que atualmente, com investimento de relativamente baixo valor, é possível que qualquer empresa, seja uma gráfica offset, gráfica rápida ou de comunicação visual, entre no mercado de produção de rótulos para baixas tiragens. Essa é uma das grandes vantagens da impressão digital inkjet UV”, diz o supervisor de desenvolvimento de comunicação visual da Mimaki Brasil.
7. Invista em equipamentos de qualidade
Ter um equipamento de qualidade é fundamental para acertar na impressão de rótulos adesivos — e evitar qualquer tipo de problema com a falta de uma função, acabamento ou a necessidade de muita manutenção.
O importante é fazer uma boa pesquisa e entender qual equipamento vai melhor atender você e o seu negócio.
Quer saber mais sobre o mercado de impressão? Neste conteúdo você confere como fazer impressão em Braille. E, aqui, saiba como tornar sua empresa de impressão mais sustentável!