Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Impressão UV: o que é e como funciona?

Impressão UV
Entenda como funciona a impressão UV e quais são as vantagens e possíveis aplicações dessa tecnologia de impressão digital

Com os avanços da tecnologia, a indústria de impressão está evoluindo a passos largos. Agora, soluções mais inovadoras, produtivas e ecológicas estão se destacando no mercado. Um exemplo é a impressão UV.

Esta alternativa apresenta diversas vantagens em termos de agilidade, fidelidade de cores, qualidade de impressão e sustentabilidade. Por isso, é importante que os profissionais do setor gráfico entendam como a impressão UV funciona – e, também, se ela pode ser utilizada em seu próprio negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo. Continue a leitura para compreender mais sobre essa revolucionária tecnologia de impressão!

O que é impressão UV?

A impressão UV é uma forma de impressão digital que utiliza luzes ultravioleta para secar ou curar a tinta à medida que ela é impressa. 

"Conforme a impressora distribui a tinta na superfície de um material (o substrato), luzes UV especialmente projetadas seguem logo atrás, curando ou secando a tinta instantaneamente. Assim, esse tipo de impressão acelera o processo de produção", explica Regina Batista, especialista em impressão digital e representante da Print Comunicação. 

Quais são as vantagens da impressão UV?

A impressão UV oferece diferenciais e vantagens em comparação com outras formas de impressão.

Basicamente, em outros tipos de impressão tradicional, quando a tinta é aplicada no substrato, ela seca naturalmente por conta própria. O resultado obtido pode não ser o melhor, já que a tinta pode se espalhar de modo desigual. 

Por sua vez, a impressora UV usa luzes ultravioleta para secar o substrato de impressão após a aplicação das tintas. O resultado disso são cores vibrantes, precisas, duráveis e uma impressão nítida. 

Desse modo, as tintas se espalham uniformemente, devido ao tratamento instantâneo das luzes UV e secam rapidamente, o que oferece o benefício de se ter uma produção mais ágil e eficiente. 

Além disso, como esclarece a especialista, isso ajuda a simplificar o processo de impressão, o que pode possibilitar um ganho de escala na produtividade da empresa. 

Ainda, permite que se trabalhe em um nível mais elevado de personalização de produtos, o que pode abrir um novo leque de oportunidades, como atender à crescente demanda por tiragens limitadas de produtos exclusivos. 

Outro ponto de destaque é que as tintas curadas por impressão UV são resistentes às intempéries e oferecem maior resistência ao desbotamento. Ademais, este processo de cura é mais ecológico, pois não utiliza solventes para a transferência da tinta para o substrato, e isso reduz o impacto ambiental e torna o processo de trabalho mais seguro para as pessoas. 

"Mesmo empresas que já trabalham com serigrafia ou tampografia, por exemplo, podem ampliar o seu portfólio e obter vantagens como velocidade de impressão, qualidade na entrega e alinhamento sustentável com a impressão UV", destaca Batista. 

Para quais tipos de produto a impressão UV é recomendada?

Usando a tecnologia de impressão UV, é possível imprimir designs, imagens, textos e até texturas exclusivos diretamente em uma vasta gama de materiais ou produtos. 

"A impressão UV permite imprimir em uma variedade de superfícies e formas. A cura UV possibilita que a impressora plana seja usada com materiais não tradicionais, como acrílico ou alumínio", comenta a especialista. 

Assim, é possível utilizar a impressão UV para diversificar o portfólio incluindo possibilidades como: 

  • Embalagens; 
  • Eletrônicos decorados, como notebooks; 
  • Acessórios de moda atraentes, incluindo bolsas; 
  • Instrumentos musicais, como baquetas personalizadas; 
  • Prêmios e troféus, incluindo aqueles feitos de vidro e acrílico; 
  • Sinalização externa, como placas com impressão mais durável e resistente; 
  • Presentes exclusivos, como caixas de joias de metal com inscrições personalizadas; 
  • Brindes corporativos e produtos promocionais como canetas; 
  • Itens decorativos variados, incluindo aqueles em MDF; 
  • Equipamentos esportivos, como bolas de golfe; 
  • Entre tantos outros.

Para saber mais sobre as novidades do setor, continue acompanhando as atualizações em nosso canal. E, para descobrir tudo sobre o funcionamento da impressão UV, baixe o guia que preparamos sobre impressão UV!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar