Quando você entra no condomínio onde mora um amigo, as placas de orientação são essenciais para você entender onde fica o prédio ou a área gourmet. Assim acontece na estação de trem de qualquer lugar do mundo, no hospital ou em uma empresa onde haverá reunião. Já deu para entender que a sinalização vai muito além das placas de trânsito, não é mesmo?

De acordo com o portal Infosign, estudos da Sign Research Foundation demonstram que 60% dos negócios melhoraram suas vendas em uma média de 10% depois de atualizarem suas sinalizações de orientação.

Para Igor Paiva, gerente de marketing da empresa de películas autoadesivas Imprimax, essa é a maneira mais comum e efetiva para orientar o público por meio de direções ou alertas. E é por isso que também é uma das formas de comunicação visual que vêm ganhando muita força recentemente.

E mais: a sinalização de orientação pode ser feita de muitas maneiras e para diversas finalidades. Não se trata apenas de setas, mas também de formatos cada vez mais criativos e inovadores. Elas têm um papel importante na organização dos espaços e são muito úteis para expor avisos de segurança e orientar o acesso de pessoas aos mais diversos ambientes internos e externos.

Em quais locais a sinalização de orientação pode ser implementada?

“Esses tipos de sinalização são muito utilizados em rodovias, ruas, escritórios e em todos os comércios, como lojas e restaurantes”, diz Igor. Além disso, podem estar em condomínios, hospitais, aeroportos, shoppings, teatros, cinemas, casas de shows e outros locais com circulação de grande volume de pessoas.

Quais materiais são mais utilizados para a sinalização de orientação?

Igor Paiva explica que os materiais da Imprimax mais utilizados para sinalização são as linhas coloridas de vinis, como Gold Max, Silver Max, Color Max e Max Lux. “Cada um tem sua particularidade, por exemplo, os vinis de PVC poliméricos tendem a ter uma resistência à utilização externa superior aos monoméricos”, conta.

E todos esses materiais são utilizados para qualquer tipo de sinalização, envelopamento de frotas ou decoração de ambientes, que também estão muito ligados à comunicação visual em geral, segundo o profissional. “A linha Max Lux é colorida e tem uma característica interessante, que é um material translúcido, muito utilizado para back lights”, diz ele.

Os materiais das placas possuem a resistência e durabilidade necessárias para serem utilizados por longos períodos, com necessidade mínima de manutenção. Já quando o assunto são os tipos de materiais recomendados para a sinalização impressa, Igor explica: “Os materiais de impressão da linha MPX podem ser impressos em diversos tipos de tecnologia, como látex, U.V., solvente, eco solvente, offset digital e serigrafia”.

Sinalização de orientação

Exemplos de sinalização de orientação impressa

O portal Infosign também listou alguns exemplos de sinalização impressa que valem a pena compartilhar por aqui. Confira:

  • Sinalização de “Zonas” e mídias em paredes: podem separar áreas em espaços distintos com base na cor e no design;
  • Sinalização de piso durável: guia o tráfego para filas e ajuda a direcionar pessoas;
  • Impressões com base em ícones: ajudam a transmitir informações visualmente;
  • Guias passo a passo: úteis para locais grandes e com prédios separados, como aeroportos e hospitais;
  • Fotos de alta resolução: com imagens e marcadores;
  • Sinalizações gerais: para designar nomes de salas, prédios ou espaços, tudo utilizando as mesmas formas, cores e fontes.

A sinalização de orientação é uma opção rentável na comunicação visual?

Sim. É o que garante o profissional da Imprimax. “Esse mercado de sinalização e comunicação visual sempre será muito bom, porque qualquer tipo de comércio ou evento precisa sinalizar, seja com placas, promoções em vitrines, sinalização interna, entre outras aplicações, que são extremamente necessárias para a compreensão e leitura do público”, explica Igor.

Para buscar novas ideias e desenvolver sinalizações cada vez mais criativas, vale ficar sempre de olho nas novidades do mercado e acompanhar profissionais e negócios que são referência na área. “Hoje a Imprimax produz muitos conteúdos nas redes sociais para dar ideias aos consumidores e profissionais do mercado, além de apresentar diversos cases de clientes. Uma outra fonte de inspiração que recomendo muito é a rede social Pinterest, lá você encontra diversos tipos de aplicações ou ideias”, conclui.

Gostou? Aproveite para entender também como vender comunicação visual pode ser um diferencial no seu negócio!