Imagina que você precisa escolher um restaurante: há as opções que oferecem uma culinária mais simples, do dia a dia — que é deliciosa, farta e resolve a sua fome — e os de alta gastronomia, que exigem técnicas e ingredientes especiais e, por isso, têm um valor mais elevado. É claro que a sua escolha vai depender de qual ocasião se trata, com quem você vai e do objetivo do programa.

Traçamos esse paralelo para explicar que o mundo da impressão também é assim. Existe o trabalho de impressão que todos conhecem e precisam diariamente. E existe a impressão fine art ou giclée, um nicho muito específico e que trabalha com verdadeiras obras de arte — o próprio nome “fine art”, que significa “belas artes”, explica. O conceito, do século XVIII, está associado à ideia de que um certo conjunto de suportes e manifestações artísticas é superior aos demais.

Resumindo: “A impressão Fine Art é o processo de transferir fotografias, pinturas ou artes digitais para mídias de qualidade e durabilidade”, explica Marco André Favarini, sócio-fundador do Estúdio Lupa, empresa especializada em impressão de alta qualidade, que foi o primeiro laboratório de Fine Art no Rio de Janeiro e o segundo no mundo certificado pela Hahnemühle.

De acordo com o especialista, a impressão fine art ou impressão giclée é uma solução procurada principalmente por fotógrafos, artistas plásticos, museus, galerias, designers, colecionadores, alunos e outros profissionais que necessitam de imagens de alta qualidade e em grandes formatos (acima de 150 cm), que comumente são impressas em papéis especiais, mas também em tecido canvas. “O tecido canvas é um dos substratos que o cliente pode escolher. A vantagem seria não precisar da moldura com vidro e não dar reflexo, caso use na decoração”, explica.

Impressão fine art ou giclée

Como fazer impressão fine art?

Além do processo em si, que exige muita técnica e cuidados especiais, são utilizados materiais específicos para que o resultado seja alcançado, e o balanço das cores, o brilho e exposição das imagens não sejam alterados. E obviamente é importante destacar que “o know-how de quem está executando a impressão faz toda a diferença”, conta Marco André.

A seguir, Marco André lista alguns pontos importantes e necessários para fazer uma impressão fine art de qualidade:

Impressora de alta definição: “utilizamos impressora a jato de tinta, com grande resolução LPI e muitas gamas de cores”.

Tinta de qualidade: “usamos tintas de pigmento mineral (feitas de pó de pedra)”.

Papel adequado: “trabalhamos com papel algodão, que tem durabilidade de 100 a 200 anos, se armazenado de maneira adequada. Tanto as tintas quanto o papel são os mesmos que os artistas usam para produzir seus trabalhos. Na maioria deles, são papéis de grande gramatura, além de tecidos como canvas”.

Experiência: “é preciso todo cuidado do mundo ao manusear as imagens, pois são tratadas como obras de arte. Evite colocar a mão sobre a impressão para não riscar, não passar qualquer sujeira e não vincar o papel”.

Impressão fine art

O mercado de impressão fine art

Como já falamos aqui, o mercado de impressão fine art é bem específico, atendendo principalmente artistas e galerias, com produtos com muito valor agregado. Mas a pandemia também causou mudanças neste segmento.

O especialista do Estúdio Lupa explica que foi justamente no período de quarentena que surgiu a oportunidade de atender também o mercado de decoração. “Com as pessoas vivendo e trabalhando dentro de casa, elas se mudaram para espaços maiores ou decidiram reformar e redecorar seus lares. Passamos a trabalhar com muitas fotografias para quadros decorativos”, diz. Ou seja, uma demanda que veio para agregar ainda mais.

Para se diferenciar nesse mercado, de acordo com Marco André, é preciso ter um bom atendimento, passar muito conhecimento e confiança ao cliente (afinal são obras valiosas) e trabalhar com materiais inovadores de alta qualidade e de marcas renomadas.

E para quem deseja investir na impressão fine art, ficam as dicas do especialista: “Pesquise o mercado e entenda se há demanda, estude muito sobre arte e tenha um bom relacionamento com o público em potencial, como artistas e donos de galeria”.

Quer entender ainda mais se investir em impressão fine art é um bom negócio? Neste post exclusivo da Future Print, explicamos as vantagens de atuar neste segmento!