Que o universo dos personalizados é cheio de possibilidades, você já sabe. Mas sabia que ele não fica restrito a técnicas como serigrafia e sublimação? O corte e gravação a laser também é uma ótima maneira de agregar valor a produtos personalizados.
E o melhor: com as festas de fim de ano chegando, esses produtos – que são muito versáteis e de qualidade – também se tornam uma ótima oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio.
Quais produtos personalizados com corte e gravação a laser estão em alta?
O especialista no assunto Diego Miguel Oddone Corrêa, responsável pelo marketing da Cutmaker, empresa especializada na distribuição de máquinas de corte e gravação, revela que os produtos personalizados com corte e gravação a laser que estão em alta atualmente são copos térmicos, squeezes, canetas e chaveiros – e todos são opções tanto de brindes corporativos de fim de ano como, também, de presentes para amigos e familiares.
“No laser há a possibilidade de trabalhar com objetos metálicos e não metálicos. Mas é importante reforçar que cada máquina possui seu ‘tipo de trabalho ideal’, para que a qualidade do corte e/ou gravação fique impecável”, relata Diego.
Quais as vantagens dessa técnica?
De acordo com o especialista, algumas das vantagens da personalização com corte e gravação a laser são a precisão, a eficiência e a qualidade do produto final. “Um produto com uma gravação bem feita, um corte liso, junto com um acabamento perfeito após o corte, agrega muito valor ao item personalizado”.
Mas você pode estar se perguntando: é possível trabalhar a personalização com corte e gravação em qualquer material?
Diego explica: “Dá para trabalhar com todo tipo de material (como madeira, acrílico, metal e vidro). Nós só não indicamos alguns tipos de plásticos, pois quando entram em contato com o laser emitem fumaças tóxicas e cancerígenas, que são prejudiciais ao operador e ao meio ambiente, além de danificar a máquina”.
Exemplos de produtos que podem ser personalizados com corte e gravação a laser
Há diversas opções de itens que voce personalizar com o corte e gravação a laser! Veja algumas ideias:
- Chaveiros
- Squeezes
- Canetas
- Bijuterias
- Copos térmicos – como o Stanley, sensação do momento
- Caixas decorativas
- Garrafas
- Placas personalizadas
- Pen Drives
- Tábuas de queijos e churrasco
- Taças
- Quadros e placas decorativas
- Descanso de copos
Mas como escolher uma boa máquina de corte e gravação a laser?
O especialista dá as dicas: “No caso da máquina de corte e gravação a laser CO2, você deve conferir a qualidade do tubo em que será emitido o raio laser”, diz. Diego explica que também é preciso observar os seguintes detalhes:
- conferir se todos os componentes da máquina estão funcionando bem (o chiller, o compressor e o exaustor);
- verificar se a máquina possui bom alinhamento e ‘bate’ o mesmo tipo de corte e gravação em todos os cantos da mesa que será trabalhada;
- e conferir se a lente está limpa e bem colocada.
Antes de começar efetivamente a trabalhar na máquina também é importantíssimo realizar um teste no tipo de material que será trabalhado. “Se neste teste o material estiver com uma boa gravação e/ou corte, acabamento, bordas lisas (caso ocorrer corte), sua máquina está perfeita para que você comece a produzir itens personalizados”, conta Diego.
Já na máquina de gravação a laser de fibra, segundo o especialista, você deve conferir a qualidade do laser que será emitido, se está com um bom preenchimento e bem alinhado; conferir se todos os elementos estão sendo gravados corretamente; se o cabo do ressonador se encontra em bom estado e se a lente está com bom foco, bem limpa e posicionada. Se tudo isso estiver ok, a máquina está pronta para entregar qualidade aos produtos personalizados.
O especialista ainda conta que os valores iniciais médios para a investir no segmento vão de R$ 20.000 a R$ 25.000.
Como se diferenciar no mercado de corte e gravação a laser?
Para o especialista da Cutmaker, essas são as condições imprescindíveis para o empreendedor que quer se diferenciar nesse segmento: “Ter um bom posicionamento de marca, deixar claro seu propósito no mercado a laser, além de contar com uma equipe técnica muito bem treinada e, claro, com máquinas de qualidade”.
Ele lembra que todo nicho tem potencial, mas acredita que encontrar e explorar segmentações que ainda não estão tanto em evidência pode fazer com que o empreendedor de personalizados saia na frente.
Gostou deste artigo sobre personalização de produtos com corte e gravação a laser? Confira também nosso conteúdo com o passo a passo para a sublimação de canecas personalizadas!