Das mega construções modernas em Dubai até o famoso globo do parque temático Epcot no Walt Disney World: por trás — ou, neste caso, na frente — de projetos de destaque no mercado brasileiro e mundial de arquitetura e comunicação visual está o ACM.

Versátil e resistente, o ACM (também chamado de ACP, siglas dos nomes em inglês aluminum composite material e aluminum composite panel) é sucesso em obras inovadoras e, até mesmo, no nosso canal de conteúdo — este artigo sobre os tipos de ACM é um dos mais acessados do nosso site! E, afinal, só com os exemplos do primeiro parágrafo já dá para perceber que o material faz jus à fama, não é mesmo?

Mas engana-se quem pensa que o ACM é restrito aos projetos para ambientes externos. “O ACM é muito mais do que isso”, afirma Nilson Tsuji, instrutor e especialista em ACM-ACP, em sua palestra sobre aplicabilidade e inovação do ACM na FuturePrint 2022 (assista à palestra completa aqui).

Com as inúmeras oportunidades de mercado para quem decide empreender com ACM, nada melhor do que ficar por dentro do assunto para se destacar com seus projetos e surpreender seus clientes.

Neste artigo, você vai descobrir as vantagens desse material e conhecer 5 aplicações inovadoras que podem ser grandes diferenciais nos seus projetos em ACM. Confira!

Quais são as principais vantagens do ACM?

Em sua palestra no Fórum FuturePrint, Nilson Tsuji enumerou alguns motivos pelos quais o ACM é considerado um material diferenciado. Veja alguns deles:

  1. O ACM se destaca visualmente. Por isso, é muito utilizado em obras e projetos famosos pela beleza e modernidade. “Hoje, os principais projetos de arquitetura e da comunicação visual envolvem um ACM”, explica Tsuji. “E não é só no Brasil, isso é no mundo. Se a gente for pensar nos prédios mais ‘top’ de Dubai, são ACM; a loja-conceito da Apple, em Singapura; o Museu da BMW, na Alemanha. Então, tudo que tem de mais tecnológico no mundo envolve esse material”, exemplifica.
  2. O ACM é versátil: “é um material muito fácil de ser cortado, de ser usinado”, diz o especialista.
  3. É um material bastante leve“Esse é um dos grandes diferenciais do ACM”, aponta Tsuji. Até mesmo as chapas mais pesadas são consideradas muito leves.
  4. Proporciona conforto térmico e acústico — este resultado, porém, é obtido em grandes revestimentos, como ressalta o especialista em ACM-ACP.
  5. É resistente a raios UV e intempéries, o que permite, então, o uso em projetos externos.
  6. Alto valor agregado: pela versatilidade e diversas possibilidades de inovação, o especialista afirma que, ainda hoje, o ACM é um material que dá bastante dinheiro. “Porém, quando se faz corretamente”, ele acrescenta, destacando que a qualidade do projeto é fundamental para lucrar nesse mercado. “Um erro custa caro”, alerta.
  7. Há várias opções de cores no mercado. Não tem como se entediar com o ACM: hoje, pode-se encontrar chapas de ACM em uma ampla variedade de tons, desde as cores mais claras até as mais vibrantes, passando também pelos tons amadeirados. Algumas tonalidades até acabam virando cores “padrão” de empresas, fazendo com que o público vincule facilmente a marca à cor.

5 ideias inovadoras de projetos em ACM para se destacar no mercado

Dá para inovar com o ACM tanto em projetos para ambientes internos quanto externos. E o material, Tsuji garante, é capaz de surpreender. Os resultados de uma obra com ACM podem trazer um grande impacto positivo para o público e o empreendedor que aposta no material.

Com um trabalho de qualidade, as chances de satisfação com projetos em ACM são grandes. “Muitas vezes estamos lidando com sonhos; pode ser o seu, pode ser o do seu cliente”, lembra o especialista.

Veja, a seguir, alguns exemplos de aplicações para projetos em ACM que podem se tornar o seu próximo diferencial nesse mercado!

1. ACM em áreas com umidade

Em uma churrasqueira ou espaço gourmet, um revestimento em ACM pode trazer um belo resultado visual ao mesmo tempo em que dá maior durabilidade ao projeto — diferenciando-o de materiais vulneráveis à umidade, como a madeira. “Nesse tipo de ambiente, a maior vantagem do ACM é que ele pode molhar”, afirma Tsuji.

2. Móveis em ACM

Apostar em móveis rústicos ou com um estilo moderno pode ser uma ótima oportunidade de comercialização nesse setor. É possível inovar com projetos criativos para mobiliário usando chapas de ACM. O segredo é aproveitar as diversas cores e acabamentos disponíveis.

Os móveis planejados de ACM são uma oportunidade de mercado interessante, inclusive, para projetos de home-office, como lembra Nilson Tsuji.

3. ACM em ambientes corporativos

Inovar em ambientes corporativos com o ACM é uma escolha que pode colocar o empreendedor em um patamar acima da concorrência. Tsuji ressalta que as possibilidades são muitas!

Saindo dos projetos mais convencionais, o ACM pode ser utilizado nas empresas em aplicações como halls de elevador, fachadas curvas ou bancadas e painéis de efeito tridimensional.

“O ACM é um material que conseguimos calandrar”, acrescenta o especialista, indicando que a possibilidade de fazer uma obra de ACM calandrado é uma oportunidade que ainda pode ser bastante explorada no mercado. “Quando mudamos um pouco, quando vamos para um mercado mais complexo, a nossa concorrência diminui”, comenta. “Temos muita possibilidade em mercados diferenciados”.

4. Mercado alto padrão

Outra oportunidade para inovar com projetos em ACM é no setor de residências de alto padrão, com a possibilidade de fazer trabalhos diferenciados tanto para ambientes internos quanto externos. “Esse mercado residencial vai crescer cada vez mais, e estão faltando profissionais para atender o segmento de alto padrão”, explica o especialista.

Entre as vantagens do uso desse material em projetos residenciais, Tsuji menciona o baixo peso e a facilidade de manutenção como pontos favoráveis para o uso do ACM em revestimentos, portas, pergolados, obras-conceito, entre outras aplicações. “Se é um material que na rua já dura muito tempo, pense em uma casa, na sombra. Isso é para o resto da vida”, comenta.

Mas o especialista ressalta que, nesse segmento, a exigência por qualidade no acabamento é maior. “Aí que a gente entra com conhecimento para fazer coisas realmente diferenciadas”, diz. “Em acabamento, são os detalhes que fazem a diferença”, complementa.

5. Fachadas em ACM conceituais

Por abrir espaço para tantos trabalhos criativos, inúmeras ideias inovadoras podem surgir a partir de um projeto de fachada em ACM. É possível, inclusive, unir vários tipos de revestimento em um só lugar — essa mescla em uma mesma fachada, segundo Tsuji, ainda é uma possibilidade pouco explorada, mas que vale ser considerada.

O resultado? Um projeto com visual fantástico e que, muitas vezes, não exige um processo tão complexo quanto parece ser.

Atenção aos detalhes é o que faz a diferença no mercado de ACM

Para quem deseja explorar novas aplicações do ACM na comunicação visual, o especialista afirma: “são os cuidadosos, detalhistas que ganham espaço”. A prioridade, portanto, deve ser a qualidade do seu trabalho. Quando este elemento está presente, a diferenciação acontece naturalmente. “Eu digo que não tem concorrência para empresa boa. Para qualquer profissional bom — desde um atendimento —, o nível da concorrência está muito baixo”, reflete Tsuji.

E aí, gostou das ideias para se diferenciar no mercado com projetos em ACM? Aproveite e baixe nosso material gratuito com dicas para usar ACM em fachadas!