Um novo ano chegou, e planejar as ações a serem realizadas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Mas para empresas do ramo da comunicação visual, gráficas e têxtil, um eficaz planejamento para 2024 é especialmente importante.
Esses setores evoluem ano após ano, com novas tecnologias e tendências surgindo a todo momento. Para se manterem competitivas, as empresas do segmento precisam estar sempre atualizadas e alinhadas com as demandas do mercado.
Diante deste cenário, convidamos Rosana Gonçales Oliveira Rocha, Sócia-proprietária da Agência 2 - Design, Comunicação e Branding, para dar dicas de gestão e planejamento para 2024.
Por que planejar seu negócio para o novo ano que se inicia?
Não há como negociar, qualquer atividade que pretende alcançar o sucesso tem que investir no planejamento. Para Rosana Gonçales nenhum processo, por melhor que seja, funciona sem um planejamento
“Um bom planejamento é o caminho para atendermos com segurança, eficiência e qualidade qualquer demanda dos clientes, desde as mais simples até as que têm alto grau de complexidade”, destaca.
A especialista destaca também que as áreas de comunicação visual e design, em sua essência, são atividades que dependem de projetos, consequentemente dependem de planejamentos eficientes e bem alinhados.
“Imaginem todo o processo tendo que ser executado sem um planejamento detalhado, que atenda prazos predefinidos, tarefas de vários níveis de complexidade e, dependendo do tamanho do projeto, o envolvimento de uma equipe multidisciplinar? Fica difícil até de imaginar, imagina executar”, pergunta.
O mesmo raciocínio serve para analisarmos o planejamento dentro das indústrias gráfica e têxtil. “Estes são segmentos com diferentes processos e pessoas. Também têm prazos a serem cumpridos… para isso funcionar como uma orquestra bem afinada, a ferramenta ideal é um bom planejamento”, destaca Rosana.
4 atitudes empreendedoras necessárias para planejar o ano de 2024
Um eficiente planejamento para 2024 exercerá uma função fundamental para o desenvolvimento e amadurecimento de negócios ligados ao ramo da comunicação visual, gráficas e têxtil.
Ele serve como base para que esses negócios se mantenham financeiramente saudáveis e tenha um crescimento sustentável para superar os desafios do próximo ano.
Para esse planejamento, algumas ações devem ser realizadas por qualquer empreendedor que deseja obter sucesso dentro do seu segmento em 2024. São elas:
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Análise de mercado
A melhor forma de começar o seu planejamento para 2024 é analisando as características específicas do negócio e principalmente do seu ramo do mercado.
Neste contexto, Rosana Gonçales destaca que não basta conhecer apenas o seu próprio negócio. “É preciso entender o cenário onde seu negócio está inserido e nada melhor do que uma boa análise de mercado para atender se as necessidades estão sendo satisfeitas, se há alguma não preenchida”.
Por isso, é essencial conhecer o potencial do mercado, a concorrência e suas estratégias e buscar entender em que ponto o seu negócio está em relação aos similares.
Para isso, existem boas ferramentas que podem ajudar, inclusive a Inteligência Artificial.
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Definição de metas
Agora que já observamos o cenário macro, resta saber o que se pretende realizar no próximo ano. Onde você quer que a sua empresa chegue? Qual o tipo e o tamanho do crescimento que você pretende obter?
Neste contexto, Gonçales explica que as metas e objetivos são o nosso norte. “Elas mostram para onde queremos ir e chegar da melhor forma possível, no tempo mais curto possível”.
Dessa forma, na execução do planejamento para 2024, as metas e objetivos tornam a tarefa mais palpável e até mais fácil, pois sabemos aonde queremos ir e o que precisamos fazer para chegar lá.
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Planejamento financeiro
O planejamento financeiro funciona como um roteiro que mapeia a situação atual de qualquer negócio. Ele traça objetivos para o futuro, além das estratégias e ações para trilhar esse caminho.
Porém, mesmo sendo extremamente importante, esse é, segundo Rosana Gonçales, o Calcanhar de Aquiles de muitas empresas.
Com um bom planejamento, você sabe aonde ir e os passos necessários, mas também precisa de recursos para bancar a sua “viagem”. É aí que entra o planejamento financeiro, tão importante e parte essencial do planejamento estratégico.
“Se não tiver recursos para bancar a viagem e nem tiver como levantar esses recursos de forma sustentável para o negócio, é hora de repensar. E está tudo bem - reduza as metas, repense os objetivos e adeque o planejamento estratégico ao planejamento financeiro”, complementa.
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Criação de um cronograma
A gestão do tempo é um importante fator e que não pode ser desconsiderado no planejamento.
Assim, para que uma empresa esteja preparada para as metas e investimentos estabelecidos, é necessário saber quando cada etapa desse projeto deverá ser realizada, ou seja, é preciso elaborar um cronograma.
Ao elaborar o cronograma, você poderá determinar quais ações podem ser realizadas de maneira simultânea e quais etapas precisam aguardar a finalização de outras atividades, entre outras possibilidades.
O investimento em tecnologia será primordial para planejar o ano de 2024
Dentro do segmento de comunicação visual, gráficas e têxtil, o uso da tecnologia é recorrente e essencial para tornar viável a oferta dos produtos ou serviços oferecidos por seu negócio.
Isso vale tanto para a aquisição de equipamentos que sua empresa ainda não possui quanto para a substituição de maquinário para a modernização de sua infraestrutura. Ou seja, o investimento em tecnologia deve fazer parte do planejamento para 2024.
Segundo Rosana Gonçales, a tecnologia proporciona ferramentas que facilitam o processo. “A cabeça pensante, a experiência e a capacidade técnica das pessoas ainda são aspectos mandatórios, mas cabe à tecnologia otimizar e agilizar processos, o que é muito bom já que os dias parecem cada vez “mais curtos” com tanto o que se tem para fazer”.
O mercado oferece um cardápio rico dessas ferramentas. O melhor é planejar, pesquisar, testar e ver qual se adequa melhor ao seu objetivo e até mesmo ao seu jeito de trabalhar.
“A melhor ferramenta que o mercado oferece não é a mais cara ou a mais atual e sim é aquela que serve para você. Usar o início do ano para esse planejamento é bastante interessante”, finaliza a Sócia-proprietária da Agência 2 - Design, Comunicação e Branding.
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