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Impressão sob demanda: como produzir com esse modelo?

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Destinado a produção de produtos personalizados, a impressão sob demanda é uma excelente oportunidade para empreendedores, mas para isso, algumas dicas devem ser seguidas. Confira!

Atualmente, vivemos em um cenário onde a busca pela exclusividade é crescente. Gostamos de produtos únicos, que mostram nossas ideias e escolhas individuais. Com base nisso, trabalhar com a impressão sob demanda é uma ótima oportunidade para empreendedores.

Considerado um nicho de mercado, essa ideia é bastante interessante para quem está dando os primeiros passos no mundo dos personalizados ou para quem quer investir em um novo modelo de negócio, especialmente por proporcionar uma boa previsão de demanda.

Isso naturalmente facilita o controle de estoque e do fluxo de entradas e saídas, além de contribuir com uma gestão da empresa mais facilitada.

Mas você sabe como produzir com esse modelo? Para ajudá-lo, elaboramos este artigo. Nele, você irá entender o que é a impressão sob demanda, além das estratégias para alcançar o sucesso com esse modelo de negócio.

O que é impressão sob demanda?

A impressão sob demanda é a capacidade de uma empresa em produzir qualquer quantidade de lotes de um determinado produto. 

Geralmente ligamos a impressão sob demanda ao processo de impressão em menores tiragens, entretanto esse modelo também pode ter tiragens um pouco maiores. A palavra aqui é recorrência.

Para melhor entender, vale conferir um exemplo:

Suponha que uma empresa solicitou, no início do ano, o serviço de impressão de 50 agendas para os seus colaboradores. No mês seguinte, em fevereiro, ela contrata mais 10 funcionários. Consequentemente pede para a gráfica o atendimento dessa nova demanda. 

Em março, mais 2 funcionários foram contratados. Se sua empresa oferecer o serviço de impressão sob demanda, ela poderá atender um novo pedido de impressão de apenas destes 2 exemplares.

Vantagens que podem estimular você a investir nesse modelo de negócio

Além de permitir o atendimento da necessidade de um cliente, fidelizando-o, a impressão sob demanda oferece outros benefícios bastante interessantes. Veja:

Baixo custo inicial 

O investimento primário para começar a trabalhar com impressão sob demanda não costuma ser grande, porque você só precisa comprar os insumos quando, de fato, vender o produto final. 

Ou seja, se você for especialista em personalização de agendas personalizadas, pode trabalhar com um prazo de entrega que dê a possibilidade de adquirir as agendas na quantidade certa do pedido. Para isso, ter bons fornecedores como parceiros é imprescindível!

Gestão de estoque mais eficiente 

Em gráficas e demais empresas do segmento, um dos maiores desafios é o controle de estoque, principalmente por exigir bastante atenção e organização do empresário. Mas, se você trabalha com produtos feitos com impressão sob demanda, essa preocupação diminui.

Essa modalidade garante que você só tenha por perto aqueles itens já encomendados pelos clientes. 

Além disso, com essa estratégia, os custos com a gestão de estoque são reduzidos, deixando todo o processo mais dinâmico.

Maior capacidade de personalização

A adoção da impressão sob demanda permite uma capacidade de personalização de produtos praticamente sem limites. 

Com criatividade e as ferramentas certas, é possível adaptar cada projeto de acordo com as necessidades individuais do cliente ou público-alvo. Por meio de variações de cores, conteúdo ou imagens, a impressão sob demanda permite criar materiais únicos e diferenciados que certamente vão se destacar no mercado.

Flexibilidade Personalizada

Como já destacamos, cada vez mais os clientes buscam por projetos únicos e exclusivos. Com a impressão sob demanda, há a liberdade de imprimir exatamente a quantidade de materiais solicitados com a arte desejada, evitando desperdício e custos desnecessários. 

Seja para pequenas tiragens ou para produções maiores, essa flexibilidade permite atender às demandas sempre de forma personalizada.

Aplicações da impressão sob demanda

Como você viu, uma das principais vantagens da impressão sob demanda é a sua flexibilidade, permitindo a oferta e produção de diversos itens.

Ou seja, esse modelo de negócios pode englobar diferentes nichos, como:

  • Artes e design: Impressão de obras de arte, pôsteres, cartões de visita, flyers, convites, livros de fotografia, agendas entre outros itens;
  • Moda, vestuário e presentes: Criação de camisetas personalizadas, bonés, canecas, bolsas, acessórios e outros produtos relacionados ao segmento;
  • Brindes e produtos promocionais: Impressão de brindes personalizados para empresas, eventos e campanhas de marketing específicas;
  • Livros e publicações: Impressão de livros sob demanda, revistas, catálogos, folhetos e outros materiais impressos com tiragens específicas.

3 dicas para iniciar um projeto de impressão sob demanda

Para empreender no segmento de impressão sob demanda é preciso ter atenção a alguns detalhes desse modelo de negócio, com destaque para:

1 - Use mockups

Uma excelente forma para conquistar clientes é mostrar a eles como será o produto produzido. Neste caso, desenvolver um mockup é uma ótima estratégia.

O mockup consiste em uma representação de um determinado projeto, que pode ser feita em escala ou em tamanho real. Ele é aplicado na apresentação de ideias de maneira mais elaborada, possuindo o design bastante próximo ao projeto final.

Assim, se sua empresa vende camisetas, o uso de um modelo de camiseta possibilita a criação de produtos, para que futuros clientes visualizem o que vão adquirir, facilitando a escolha.

2 - Priorize o melhor atendimento ao cliente

Ao iniciar um negócio de impressão sob demanda, faça com que seus clientes se sintam acolhidos. Para isso, crie um processo de atendimento ao cliente de excelência. 

Adote estratégias simples para que seus consumidores entrem em contato com você. Esforce-se para entender a necessidade e priorize as respostas de elogios e reclamações, tratando a todos da mesma forma.

3 - Foque em ações de marketing

A adoção de estratégias de marketing é essencial para que seu trabalho de impressão sob demanda seja visto e lembrado. Para isso, há algumas ações de marketing para impressões sob demanda que funcionam muito bem. Veja:

  • Use as redes sociais para alcançar o seu público-alvo, partilhar ideias, mostrar os seus designs e o dia a dia da produção;
  • Crie produtos originais para atender um nicho de clientes;
  • Fabrique itens exclusivos para uma promoção ou sorteio, engajando mais clientes;
  • Encontre um nicho de mercado que tenha pouca concorrência e ofereça produtos únicos e inovadores para atrair clientes leais.

Por fim, priorize a qualidade dos seus produtos, buscando bons fornecedores e profissionais capacitados. Afinal, na impressão sob demanda, bons produtos são sempre fundamentais!

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