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O que é o mapeamento de processos e como fazer na sua empresa

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Quando colocado em prática, o mapeamento de processos também permite ter maior controle e monitoramento das atividades realizadas na empresa

O mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão que tem o objetivo de ajudar o gestor a conhecer e compreender melhor os detalhes que envolvem o funcionamento da sua empresa, a fim de identificar possíveis falhas e melhorias.

Dentre as vantagens:

Esclarecer os papéis de cada profissional dentro de cada processo;

Eliminar tarefas desnecessárias;

Padronizar processos de acordo com melhores práticas de produção;

Otimizar os processos realizados;

Aumentar a eficiência operacional;

Reduzir custos.

Mas antes de fazer o mapeamento dos processos da sua empresa, você precisa responder às seguintes perguntas:

1. Qual é o objetivo desse processo? Para que ele existe? Se o processo em questão não tem um bom objetivo ou motivo para existir, por que ele ainda está presente em sua empresa?

2. Quais são as saídas desse processo? Saídas são as entregas que ocorrem ao final do processo. Elas também são chamadas de “outputs” e podem ser coisas físicas (como um produto acabado, por exemplo) ou gráficos, dados, resultados, etc.

3. Quais são as entradas desse processo? Além de saídas, os processos também têm entradas – os chamados “inputs” –elementos que são modificados durante determinado processo. São consideradas entradas: matérias-primas, dados, produtos já finalizados que sofrerão novas alterações, etc.

4. Quais são os componentes desse processo? Componentes são todos os elementos que auxiliam na transformação de entradas em saídas. Eles podem ser ferramentas, métodos, máquinas, recursos humanos, entre outros.

5. Quem são os fornecedores desse processo? Responsáveis por fornecerem as entradas do processo, eles podem ser internos (funcionários da própria empresa que fornecem as entradas) e externos (outras empresas ou pessoas físicas que abastecem o processo com as entradas).

6. Quem é o cliente desse processo? Ele deve ser o principal beneficiado com a conformidade do processo.

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