Muita gente não sabe, mas existe uma profissão específica de designer de estampas. Trata-se de um profissional especializado em desenvolver os desenhos que vão estampar principalmente roupas e tecidos. Ou seja, em uma confecção, uma empresa que produz roupas ou mesmo numa estamparia, o designer de estampas é quem vai criar a imagem que será replicada nas peças. É ele também quem cuida de todo o processo da estampa: em qual tipo de tecido a imagem será aplicada, qual a textura, qual a técnica empregada no processo para não interferir no colorido, entre outros. Vale lembrar que o designer de estampas também pode atuar em outros segmentos, afinal, ele também é necessário para desenvolver estampas para cerâmicas ou qualquer outro tipo de objeto.

A especialista no assunto, Mila Sanchez, que é formada em têxtil e moda na USP e criadora do Studio Mila Sanchez, destaca que o processo criativo do designer de estampas sempre começa com pesquisas, de mercado e de inspiração. “Com a pesquisa feita, é desenvolvido um briefing ou moodboard para o designer se orientar durante toda criação e também, se for necessário, explicar para o cliente qual vai ser o resultado daquela estampa”, conta Mila.

Ela ainda destaca outras coisas que são importante nessa etapa inicial da criação da estampa: “É preciso determinar a cartela de cores que vão ser usadas – pode ser em código pantone, por exemplo -, a técnica de ilustração que vai ser empregada, o tipo de composição e a estampa. É possível criar desde estampas localizadas de camisetas até mesmo corridas, aquelas que se repetem no tecido. Somente depois dessas informações detalhadas, é que realmente começa o desenvolvimento da estampa”, diz.

Dito isso, vale destacar as principais atribuições do designer de estampas:

  • Pesquisa e definição das soluções estéticas do projeto;
  • Conhecer as propriedades do material em que será aplicada a imagem;
  • Conhecer e definir as técnicas utilizadas para transferir a imagem;
  • Criação da imagem, assim como o moodboard de orientação;
  • Definição da cartela de cores;
  • Aplicação das texturas apropriadamente.

Mas quais são os equipamentos e softwares utilizados na criação de estampas?

O software mais usado na criação das estampas ainda é o Adobe Photoshop, conforme explica Mila. “Mas hoje existem outros programas que auxiliam muito na qualidade e possibilidades para o design de estampas. É o caso do Procreate, um aplicativo de Ipad que possibilita criar estampas com a mesma qualidade de desenhos feitos no papel. Com ele é possível fazer uma aquarela rapidamente e sem diferença de uma feita manualmente”, diz.

Já em relação à equipamentos, Mila destaca que, para desenhar diretamente no computador, a mesa digitalizadora é muito utilizada. “ Ela torna o processo ainda mais semelhante à desenhar num papel, já que nela é usada uma caneta que reconhece a pressão e consegue proporcionar traçados em pressões diferentes”, conta.

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E quais os principais desafios da profissão?

Um dos principais desafios do design de estampas é tornar a profissão mais conhecida e valorizada. De acordo com a especialista, muitos ainda não sabem que é possível criar uma estampa exclusiva para sua marca e, assim, se diferenciar da concorrência.

 “Além disso, ainda existe muito preconceito com as estampas brasileiras e com a área, justamente pelo brasileiro ainda se inspirar na moda europeia (estampas menores, mais sóbrias, menos coloridas), sendo que a estamparia brasileira é o oposto disso, já que geralmente se inspira na cultura brasileira (estampas maxi, coloridas, tropicais)”, relata Mila Sanchez.

Dicas para quem deseja se tornar um designer de estampas

Encontrar um diferencial e mostrar que é um designer com diversas qualidades. Para a especialista Mila Sanchez, essas são as principais dicas para se tornar um bom designer de estampas.

Ela ainda reforça: “Com a pandemia, a concorrência para se tornar designer de estampas triplicou e aumenta a cada dia, então, não basta apenas ficar estudando desenho. Para quem quer seguir nessa profissão, vale a pena profissionalizar seu trabalho logo no início, se especializar na estamparia, acompanhar as tendências das estamparia brasileira, divulgar seu trabalho usando estratégias digitais para desde o início ter a experiência de atender clientes. O designer cresce ainda mais atendendo na prática e vendendo suas estampas”, relata.

As principais apostas para 2023

“Estamos seguindo uma tendência de usar coordenações de cores inusitadas e marcantes para trazer a alegria, o que tem muito a ver com o momento pós-pandêmico que vivemos”, explica Mila. Para ela, segundo as apostas para 2023 das grandes empresas de pesquisas, como a Pantone, teremos cores fortes, como pink e magenta; verdes e azuis também devem continuar aplicadas à estamparia. Além de estampas modernas, abstratas e com elementos marcados e maxi.

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