A impressão digital em tecido é uma das grandes impulsionadoras da indústria têxtil e uma tendência importante para se considerar nesse mercado.
Isso ocorre por razões multifatoriais, incluindo desde o rápido crescimento da demanda por tecnologia de impressão digital nas indústrias de moda e de decoração até a busca por soluções de impressão têxtil mais sustentáveis e ágeis.
Ainda, também é impulsionada pela capacidade da tecnologia de impressão digital em lidar com as limitações técnicas encontradas em aplicações de impressão convencionais e seu uso em produções de pequenos lotes e sob demanda.
Por tudo isso, conforme projeções da GlobeNewswire, espera-se que o mercado global de impressão digital em tecido registre uma taxa de crescimento anual composto de aproximadamente 11,95% até 2026.
Continue a leitura para saber mais sobre algumas das atuais tendências na impressão digital têxtil.
1. Impressão digital em tecido para grandes empresas e grandes formatos
Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da Global Química & Moda, prevê que, “cada vez mais, veremos processos de impressão digital em todas as frentes da indústria e do varejo da moda”.
O especialista acredita que as soluções digitais serão crescentemente buscadas pelas grandes empresas, visto que estão alinhadas com o conceito de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança das organizações).
Simeoni considera que “a estamparia em grandes formatos deve se consolidar, já que proporciona alta produtividade com a redução de uso de água e de desperdício de matéria-prima, com tintas digitais mais eficientes e de menor consumo por metro impresso”.
Assim, para o especialista, as soluções DTG serão cada vez mais importantes para a performance e competitividade da indústria.
2. Priorização cada vez maior da sustentabilidade
A sustentabilidade e o desperdício de têxteis sempre foram uma preocupação fundamental no mercado de moda e estamparia têxtil.
As Nações Unidas estimam que a indústria da moda seja responsável por aproximadamente 10% das emissões de gases de efeito estufa. Isso impulsiona a tendência de que cada vez mais empresas busquem as tecnologias digitais como caminho para um modelo produtivo mais sustentável e de menor impacto no meio ambiente.
Afinal, a avançada tecnologia de impressão digital em tecido envolve o uso de produtos químicos menos nocivos e mais suaves do que aqueles usados em tecnologias de impressão convencionais.
Como complementa Simeoni, “o setor têxtil e a indústria de moda têm a necessidade de se reinventar, visto que muitos de seus processos ainda são analógicos, e esta é uma das indústrias que mais enfrenta desafios no sentido de reduzir poluentes. Além disso, a impressão digital não gera desperdício de tinta nem de tecido, tornando-a mais sustentável”.
3. Impressão digital como aliada para a competitividade da indústria têxtil e de moda
A nossa indústria atua em um cenário de hipercompetitividade, no qual a redução de custos e a agregação de valor tornam-se desafios ainda mais relevantes.
E, na avaliação do porta-voz da Global Química & Moda, a impressão digital em tecido pode contribuir para se buscar tais objetivos.
“Com a competitividade vinda do exterior, principalmente da Ásia, a indústria brasileira de moda precisa rever processos e implantar soluções de digitalização para reduzir o impacto do custo dos insumos, garantindo preços mais competitivos. A impressão digital em tecido está alinhada com essa estratégia, permitindo uma operação limpa, ágil e, ainda, garantindo produtos de maior valor agregado”, pondera.
4. Impressão digital têxtil como estratégia para lidar com desafios da cadeia de suprimentos
Outra tendência é avaliar a impressão digital em tecido como uma alternativa para as indústrias lidarem com gargalos em sua cadeia de suprimentos.
Boa parte da fabricação de corantes para têxteis é feita na China, que tem enfrentado problemas como paralisações nas indústrias, e, com isso, cores essenciais de pigmentos têm faltado no mercado.
Este é apenas um exemplo de como a impressão digital em tecido pode ajudar a indústria a evitar problemas e atrasos aos quais estão sujeitas as empresas que utilizam apenas o modelo convencional.
“Estamos falando de um mercado em franca expansão. Estima-se que, até 2023, os investimentos em impressão digital cheguem a US$ 3,75 bilhões (R$ 20,67 bilhões) — praticamente o dobro do registrado em 2018. E quem já aposta na digitalização tem conquistado mais espaço e driblado desafios complementares à indústria, como a escassez de matéria-prima, substituindo processos e insumos tradicionais pelo digital”, pondera o gerente de Marketing e Inteligência de Mercado.
O especialista complementa ainda que “como as tintas digitais são mais duráveis, para muitas empresas do setor de moda, ter o processo de impressão digital significa manter o plano inicial das coleções, evitando a espera por corantes ou, ainda, a alteração de preço das linhas de bordado”.
5. Versatilidade e agregação de valor com a impressão digital têxtil
O consumidor final deve buscar ainda mais personalização, exclusividade e variedade nos produtos têxteis. E a impressão digital em tecidos é também uma tendência para isso.
É possível imprimir em uma diversidade maior de tecidos, como seda, algodão e outros, criar design exclusivos com várias combinações de cores e desenvolver projetos de grande qualidade, agregando valor aos produtos.
Isso permite que se acompanhem as rápidas e constantes mudanças do mundo da moda, possibilitando que se tenham produtos de alta procura disponíveis rapidamente no mercado ou, ainda, que produções sob demanda customizadas sejam feitas em um tempo e qualidade atrativos, para, inclusive, se atender a novos mercados.