Já imaginou um papel de parede que utiliza realidade aumentada para contar histórias ou auxiliar na alfabetização? Ou ainda com opção “lousa”, onde é possível rabiscar, fazer anotações ou pintar no próprio papel? Saiba que isso é possível por meio da impressora digital de papel de parede. E ainda vai além: é possível até ter opções com artes licenciadas por designers renomados nacional e internacionalmente em formatos exclusivos, ou ainda desenvolver criações personalizadas para seu ambiente ou negócio.
Foi com a proposta de tornar o papel de parede funcional e um item — verdadeiramente — de destaque nos ambientes que a impressora digital de papel de parede se tornou, nos últimos anos, uma tendência na comunicação visual e também nos projetos decorativos.
Além de todas essas possibilidades de aplicações, um dos maiores diferenciais dos papéis de parede impressos em impressoras digitais é que eles contam com maior qualidade nas imagens e maior vivacidade nas cores.
Mas não é só isso. O especialista no assunto, Jonathan Tebaldi, que é fundador da Criativando, franquia especializada na produção de papéis de parede personalizados e sob medida, destaca ainda: “A possibilidade de personalização e a de produção sob demanda, que só são possíveis com impressão digital de grandes formatos, como os papéis de parede, são grandes atrativos”, relata.
Hoje, há mais de mil opções de layouts que podem ser personalizados. A impressora digital de papel de parede ainda permite a criação de uma variedade de texturas, estruturas 3D, padrões, tamanhos e escalas, bem como de efeitos visuais, que podem ser obtidos usando tintas brancas e metálicas.
“A possibilidade de personalização e a de produção sob demanda, que só são possíveis com impressão digital de grandes formatos, como os papéis de parede, são grandes atrativos”
Mas como escolher a impressora digital de papel de parede ideal?
Algumas dicas são importantes para escolher a melhor impressora digital de papel de parede para um projeto. Mas o especialista Tebaldi lembra: “Hoje temos diversas marcas, tipos e tecnologias de impressão no mercado. Vale ressaltar que cada cada uma delas, tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens”.
Para ambientes internos
- “Quando falamos de ambientes internos e de decoração, é sempre importante considerarmos, em primeiro lugar, a qualidade da impressão para escolher uma impressora”, pontua Tebaldi.
- Em seguida, é preciso analisar se ela permite utilizar tinta de composição sustentável, livre de solventes ou produtos químicos, que não agridam o meio ambiente nem ofereçam risco à saúde dos envolvidos no processo de produção. “Os papéis de parede da Criativando, por exemplo, são produzidos com a impressora digital Epson SureColor R5070L, primeira da categoria a usar tinta a base de resina multiuso”, conta Tebaldi.
- Também é imprescindível optar por uma marca de impressora que seja sólida, conte com bom atendimento, assistência, suporte e, principalmente, que seja robusta, tenha qualidade e segurança.
Conheça algumas impressoras digitais de papel de parede
- Epson R5070L: “Na Criativando adotamos impressoras a base de resina, a linha Epson R5070L”, conta Tebaldi.
- TrueVIS VF2-640 e VersaEXPRESS RF-640: a Roland oferece as impressoras TrueVIS VF2-640 e VersaEXPRESS RF-640.
- HP Latex: a HP conta com a linha HP Latex que, entre suas aplicações, inclui a decoração de interiores e impressão em papéis de parede.
- Colorado: a Canon oferece a linha Colorado.
Como investir em impressão digital de papel de parede?
Para quem quer investir no segmento, Tebaldi garante que o mercado é promissor: “Somos precursores no Brasil em impressão de papel de parede. Começamos em 2016 pois enxergamos um nicho de mercado com tudo para crescer e se tornar uma tendência. Que foi o que aconteceu. Acreditamos que essa tendência só vai se intensificar com o passar dos anos”.
E ainda pontua que o mercado é bem amplo e versátil: “Quando falamos de papel de parede não podemos levar em conta somente o valor da tinta, o custo do metro quadrado. É importante analisar o público que você quer atingir. Hoje, há arquitetos, público de alto padrão e também o cliente final que busca por preço baixo. É possível atender todos eles com a impressão digital de papel de parede”, diz.
Em relação aos desafios, Tebaldi é categórico: é preciso inovar sempre. “Ter uma impressora e imprimir qualquer um faz. Agora, ser criativo, criar tendências, novas coleções, apresentar designers novos que vendam, que chamem a atenção, trazer sempre novidades, isso é o mais importante”, diz ele. “Nosso papel de parede com realidade aumentada, que auxilia na alfabetização, e o papel de parede que conta histórias são bons exemplos disso. O que não podemos é nos limitarmos a imprimir, precisamos aplicar novas ideias, fazer união de diferentes tecnologias, processos e produtos para sempre criarmos algo novo e, principalmente, criarmos tendências”, finaliza Tebaldi.
Agora você já sabe: os papéis de parede atendem projetos residenciais e de decoração, funcionam para comunicação visual em comércios e lojas e podem ser aplicados em áreas de tráfego intenso, como hotéis e ambientes corporativos.
Aproveite também para conferir as tendências da impressão digital em tecido – clique aqui