Carro, geladeira e até o quarto das crianças. O envelopamento decorativo pode ser usado em qualquer lugar, não só para reformar o que já está danificado, mas principalmente para valorizar ambientes e personalizar os seus itens.
Afinal, mais do que uma finalidade comercial, o envelopamento pode perfeitamente ser utilizado para decoração. Sabe aquela geladeira moderna — ou até mesmo retrô — que você já viu em algum espaço gourmet bonitão? Ou um carro com uma cor fosca: certamente já chamou sua atenção, não é? Essas são apenas algumas das possibilidades do envelopamento decorativo.
Cada vez mais esse recurso tem sido utilizado para quem deseja restaurar e, principalmente, personalizar os itens da casa ou de qualquer outro bem, deixando-os com a sua cara e da família.
Sabe qual a vantagem disso tudo? Para o envelopamento decorativo, você não precisa de um orçamento alto, o processo é muito rápido e não deixa sujeira.
Qual o melhor material para envelopamento decorativo?
Os materiais utilizados no envelopamento decorativo são versáteis, duráveis e de bom custo-benefício, o que faz dessa tendência fácil de ser aplicada na prática.
Segundo Eduardo Yamashita, consultor técnico especializado em vinil adesivo, comunicação visual, envelopamento, decoração e sinalização, o ideal seria utilizar o vinil adesivo cast por ter propriedades técnicas que suportam a aplicação em questão. “Mas o mercado brasileiro está tendo uma utilização bastante expressiva do vinil adesivo calandrado, o polimérico. Ele entrega uma perfomance ainda melhor nessa aplicação”, conta.
Mas qual a diferença entre os dois? O portal SignHouse explica que, no processo calandrado, o PVC e seus aditivos são extrusados, ou seja, passam por uma enorme máquina com diversos cilindros contrarrotantes que afinam o PVC e, aos poucos, tornam-o o frontal do adesivo. Já no cast, em vez de o PVC ser extrusado pela calandra, é desenvolvida uma mistura homogênea e líquida de resina, pigmentos, aditivos e solventes que é derramada sobre um filme de poliéster e ajustada à altura desejada com a ajuda de uma espécie de espátula. Depois disso, passa por uma sequência de fornos para formar o frontal. Aqui, a pasta não é esticada pelas calandras, sendo um dos motivos pelo qual não encolhe.
A seguir, você confere algumas tendências de envelopamento decorativo para ajudar você em seus próximos projetos.
Aproveite também para ficar por dentro das tendências do LED na comunicação visual! Confira o material gratuito aqui
Principais tendências de envelopamento decorativo
Para você se inspirar em seu próximo projeto, separamos 4 tendências em envelopamento que podem dar um toque diferenciado aos seus itens! Confira:
1. Envelopamento de geladeira e frigobar
É comum pequenas falhas ou danos surgirem na pintura da geladeira. Ao invés de trocar ou pintar, o adesivo pode camuflar esses pequenos defeitos. Você pode simplesmente envelopar com uma cor neutra para deixá-la novinha, sem a necessidade de comprar outra.
E você também pode ousar e escolher cores diferentes e até mesmo opções temáticas, que ficam ótimas no seu espaço gourmet/lazer e churrasqueira. Ou, no caso do frigobar, combinando com a decoração do quarto ou do home office.
Yamashita destaca que os fabricantes de vinis adesivos estão pensando cada vez mais em estampas da moda para que os consumidores possam, literalmente, transformar seus objetos. Um dos principais exemplos é o vinil adesivo escovado, muito utilizado justamente no envelopamento de geladeiras.
2. Envelopamento de móveis
Que tal mudar a cor dos seus armários da cozinha? Uma corzinha sempre vai bem! Além disso, o envelopamento tem sido muito utilizado na arquitetura e design de interiores para destacar uma peça da mobília, valorizando ainda mais o ambiente e enriquecendo a decoração.
3. Paredes e portas
O envelopamento é uma alternativa aos revestimentos de porcelanato, gesso, madeira, pastilhas e outros materiais. É um ótimo recurso para repaginar o quarto das crianças, por exemplo. Aqui, dá para soltar a imaginação: uma parede com gráfico de listas, bolinhas (que nunca saem de moda) e estrelas (uma opção mais lúdica).
4. Envelopamento de carros, motos e bicicletas
Deixar o carro com a aparência fosca, brilhante ou supercolorida é uma verdadeira febre entre os apaixonados por automóveis. Afinal, a customização está mais do que em alta. O portal InfoSign explica que há uma série de películas coloridas (com ou sem textura) disponíveis no mercado.
Também existem as películas brancas, que permitem a impressão de imagens em impressoras digitais. Vale personalizar, também, motos e bikes e deixá-las com seu estilo.
Quais texturas e acabamentos podem ser utilizados no envelopamento decorativo?
Os mais diversos possíveis, de acordo com o consultor técnico Eduardo Yamashita. “Em todos eles, os acabamentos são provenientes de um filme de PVC gravado, ou seja, a sua superfície tem uma ‘textura’ para dar mais realismo à imagem que foi impressa no vinil da parte de baixo. Essas gravações são de vários tipos: as que imitam a textura de uma madeira, de uma fórmica, de um metal escovado, de um tecido, de uma pedra, etc.”, conta ele.
E agora, o que você deseja colocar em prática? É só usar e abusar da criatividade para deixar seu carro, sua casa ou qualquer outro espaço de cara nova! Procure sempre especialistas no assunto para fornecer os melhores serviços e materiais — e que garantam o melhor resultado.
Para mais insights sobre o tema, confira também nosso material exclusivo com os principais tipos e aplicações do vinil adesivo na comunicação visual!