As capas de celular sofreram uma enorme mudança de conceito nos últimos anos. Passaram de um simples acessório, com aspectos mais funcionais, como proteger o aparelho, para se tornarem um produto ligado ao universo da moda, capazes de exibirem a própria personalidade do consumidor.
Para se desenvolver até o momento atual e possibilitar uma infinidade de opções de temas e estilos, essa tendência teve forte apoio da técnica produtiva. Assim, movimentou todo o mercado serigráfico e se tornou um dos mais destacados nichos do setor.
Como aponta Nilton Tscherne, responsável pelo Portal Sublimático, que oferece cursos sobre o setor, algumas ferramentas tecnológicas permitem medir o tamanho do interesse por esse segmento. Ele exemplifica com o próprio Google Trends – uma ferramenta que informa os termos mais buscados em um determinado período de tempo. E garante que, desde 2012, analisando gráficos estatísticos que englobam produto, cliente e mercado, o crescimento foi impressionante.
“É possível gerar um gráfico de tendências para analisar a crescente busca por ‘capinha personalizada’. O começo dessa grande busca aconteceu em fevereiro de 2012 e, até fevereiro de 2013, o interesse cresceu 1900%. Desde então tem oscilado pouco, tendo um pico em 2014 e, recentemente, em setembro de 2016”, aponta o especialista do Sublimático, portal responsável também pela Escola de Sublimação.
E, principalmente, conforme aponta Tscherne, tão importante quanto o crescimento do interesse é a ampla gama de disponibilidade que o segmento oferece aos fornecedores. A produção de uma capa de celular, afinal, traz inúmeras alternativas de confecção. Cabe ao empresário apenas focar aquela que mais se adaptará ao seu negócio. “Destaco processos mais simples, como o adesivo, e processos mais complexos, como a serigrafia, a impressão direta UV e a sublimação digital”, enumera.
Em meio a tantas oportunidades, o especialista acrescenta um último detalhe: a tendência de personalização é tamanha que as capinhas se tornaram um elemento essencial do celular. E são, assim, um excelente negócio. “Investir nesse mercado é uma ótima aposta, visto que uma capinha é um acessório, combina com a roupa ou com o humor do usuário e, em análises mais profundas, pode estar identificada até mesmo com a troca do celular, quando uma capinha ideal para aquele modelo não é encontrada”, finaliza.