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Fidelize seu cliente o ensinando a comprar corretamente

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Para que você fidelize seu cliente, é preciso guiá-lo para ter a experiência de compra correta de acordo com sua necessidade.

Sua empresa de estamparia, impressão digital e comunicação visual pode ser um grande nome no mercado local, um pequeno negócio familiar ou, mesmo, um empreendimento em fase inicial de suas operações. Independentemente do tamanho e da maturidade organizacional de sua empresa, é preciso se destacar dos demais serviços semelhantes e lutar contra a saturação de seu mercado e a hipercompetição. E, para isso, é preciso que você fidelize seu cliente.

O trabalho e o investimento na retenção do cliente, inicialmente, podem parecer algo amplo e intangível. Mas saiba que há formas para que você fidelize seu cliente e consiga torná-lo um aliado do sucesso de seu negócio - e muitas delas passam por ajudar a comprar certo. 

A fidelização de um cliente, no seu mercado, não se baseia apenas no melhor produto ou serviço. Para que ele tenha sucesso com determinada campanha ou projeto, você precisa guiá-lo a fazer a compra ideal para sua necessidade. Isso envolve organização, clareza nas informações, entre outras coisas.

No artigo de hoje, abordaremos mais sobre esse caminho. Fidelize seu cliente na compra correta aplicando as dicas a seguir.

O que é fidelizar clientes?

"De modo objetivo, fidelizar clientes representa o processo e os esforços da empresa na retenção da base dos clientes atuais já conquistados", resume Gerson Tavares, consultor em administração de empresas e empreendedorismo.

Assim, a ideia por traz da fidelização é garantir que os clientes com os quais você já tem contratos e faz negócios não procurem a concorrência e permaneçam satisfeitos com sua empresa. 

"Quando a marca fideliza seus clientes, ela conquista também outras vantagens, como a indicação espontânea do negócio por quem já é fidelizado, e isso, além, de aumentar sua base, reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). A fidelização também é importante para estratégias de upsell, quando você oferece ao cliente um produto superior de seu portfólio", destaca Tavares.

Para que você fidelize seu cliente, apresentamos outro incentivo: você sabia que elevando sua taxa de fidelização em 5%, é possível aumentar seu faturamento de 25 a 95%? Entre outras coisas, esse resultado é possível por meio do incremento no valor de ticket médio obtido nas estratégias comerciais feitas com os clientes já retidos.

Fidelize seu cliente pela venda consultiva

Para que você fidelize seu cliente, é importante saber que o processo de retenção está diretamente ligado à continuidade. Um atendente pode resolver um problema pontual e satisfazer o cliente, mas isso não basta. Fidelizar o cliente exige que você tenha uma estratégia que crie um vínculo com a marca de sua empresa. E a venda consultiva é uma parte importante desse caminho.

Na venda consultiva, sua empresa utiliza informações dadas pelo cliente e colhidas no mercado para que sua empresa consiga, realmente, resolver as dores e os problemas de seu público. Isso pode ser alcançado monitorando os processos de busca por informação e compra do cliente. Assim, é possível estabelecer métricas claras que auxiliem sua equipe de vendas a oferecer, também, um bom serviço de consultoria.

Ainda, não custa lembrar que ouvir com atenção as necessidades de seu cliente para, então, formular uma proposta adequada para suas necessidades é essencial para fidelizá-lo e mantê-lo satisfeito.

A venda consultiva exige, também, um bom funil de vendas. Pesquisar sobre o cliente ideal da sua empresa e perfis compradores influencia fortemente todo o processo de fidelização. 

A melhor compra é a compra informada

Não é obrigação do cliente estar informado sobre as últimas tendências do mercado. Esse é um dever da sua empresa. Técnicas, tintas especiais, materiais: tudo isso deve ser informado de modo claro e bem direcionado na hora do atendimento. E, para que essa informação seja bem aplicada, é preciso saber responder:

  • Quem é o seu cliente e qual seu perfil de compra?
  • O que ele deseja e qual produto ou serviço resolve essas exigências?
  • Qual é o canal de preferência desse cliente para abordagem?
  • Quando seu cliente necessita de seu serviço?
  • Que tipo de informação pode ajudá-lo em seu processo decisório?

Sabendo agregar informação técnicas, de mercado e do seu cliente, você consegue antecipar o processo de venda. A compra certa depende de uma fidelização que, por sua vez, depende de uma série de fatores. Uma agência de publicidade, por exemplo, pode priorizar o prazo de uma demanda urgente de última hora. Já uma instalação artística terá mais atenção à qualidade do projeto.

O importante, nesse processo, é não ter medo de informar. Com um foco direcionado, sua empresa elimina as redundâncias para que você fidelize seu cliente e o mantenha satisfeito. Dessa forma, sobra tempo para investir em uma abordagem personalizada e uma experiência única.

Comprar corretamente é uma experiência ganha-ganha

À medida que você fideliza clientes, sua empresa ganha moeda de troca para seus melhores perfis. Ações como planos de fidelidade, descontos e prioridades no processo, além de fidelizar clientes, pode fazer com que eles promovam seu negócio. Assim, cria-se um sistema que gera engajamento de seu cliente, ao mesmo tempo em que o mercado reconhece seu diferencial - e tudo isso sem gerar para seu negócio custos adicionais de captação ou de divulgação. Por isso, essa é uma experiência ganha-ganha, na qual ambas as partes obtêm benefícios e resultados.

Uma compra direcionada é amplificada, também, pela flexibilidade de sua empresa. Oferecer uma forma de pagamento exclusiva, por exemplo, pode fazer com que a experiência positiva do seu cliente seja reforçada. Assim, além de oferecer o serviço ideal, sua empresa fideliza o cliente para negócios futuros.

Agora, fidelize seu cliente e tenha melhores resultados em sua empresa. Para saber mais sobre o tema, confira também o nosso artigo com dicas para fidelizar clientes e ampliar os negócios.

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