Os produtos personalizados são uma excelente oportunidade de negócio e de diversificação de portfólio para empreendimentos no setor de impressão. Vivemos na Era da Experiência do Cliente, na qual elementos como personalização são centrais para atender e superar as expectativas do público.
Com isso, tanto no segmento B2B quanto no B2C, a tendência é que haja mais oportunidades e formas de satisfazer as demandas do cliente ao trabalhar também com a oferta de personalização de produtos.
Para saber mais, continue a leitura! A seguir, você vai conhecer algumas ideias de produtos personalizados para avaliar inclui-los em seu portfólio:
1. Produtos personalizados para empresas
Cada organização é única. Portanto, há um alinhamento natural pela demanda por produtos personalizados no segmento corporativo, que ajudem a consolidar e diferenciar sua marca tanto para o público interno (funcionários) quanto para o externo (clientes).
A personalização de produtos para empresas ajuda a facilitar a conexão com os diferentes públicos e a aumentar o conhecimento e a fidelização à marca. No caso de brindes personalizados para os colaboradores, essa é uma estratégia que pode ajudar a retê-los, engajá-los e a fazer com que se sintam valorizados.
Ideias de brindes personalizados para empresas
Entre os produtos que você pode trabalhar para ofertar a esse nicho, estão cadernos personalizados, acessórios de mesa, objetos decorativos, copos personalizados e canecas.
“É possível ser criativo e entregar um item personalizado que tenha bastante funcionalidade por anos da vida do colaborador. Por exemplo, uma caneca com a marca e slogan da empresa e que tenha controle de temperatura poderá ajudar a incrementar a produtividade (o funcionário não precisará se levantar para repor o líquido frio) e é algo muito útil e diferenciado”, comenta Rodrigo Castilho, especialista em Marketing e Product Management. “Toda vez que ele vir a caneca, lembrará da empresa e de como ela foi atenciosa com esse presente”, acrescenta.
Por sua vez, Regina Batista, representante da Print Comunicação, destaca que itens como agendas, blocos e planners são boas alternativas para se trabalhar, já que têm normalmente uma boa demanda e uma relação custo-benefício atrativa para as duas partes.
“Nesse caso, há diversas formas de oferecer a personalização de produtos, desde variações no tamanho, formato, acabamento, cores até o desenvolvimento de capas diferenciadas, como de PET (para uma capa menos flexível e mais durável) até uma de PVC (que será mais maleável e prática de carregar)”, complementa Batista.
2. Produtos personalizados para decoração
A casa é um espaço onde as pessoas podem ser elas mesmas. Por isso, é tão grande a demanda por produtos personalizados que ajudem a tornar a decoração única e alinhada ao estilo e preferências de cada indivíduo.
São diversas alternativas de personalização de produtos para essa finalidade. Veja algumas ideias:
- cobertores e travesseiros personalizados;
- acessórios de cozinha e copos personalizados;
- itens para decoração de jardim;
- papel de parede, capachos, molduras, quadros personalizados e muito mais.
“Um item que pode ser explorado sem grande risco são as capas de almofadas personalizadas. Elas têm baixo custo e podem ser comercializadas com uma boa margem de lucro. E há muitas formas de personalizar, desde a criação de estampas customizadas e únicas até variações em termos de cor e formato”, exemplifica Batista. “A personalização com sublimação oferece o benefício de se ter cores vivas e menos limitações em termos de formato e total de cores da arte”, complementa.
3. Presentes personalizados
A personalização pode tornar um presente ainda mais memorável e especial. Neste caso, a oportunidade geralmente refere-se a lotes pequenos ou mesmo a apenas uma unidade do produto.
Conforme Batista, uma boa alternativa nessa categoria são as canecas personalizadas. Geralmente, a impressão é feita por sublimação, demandando o uso de uma caneca de cerâmica própria para esse processo.
“Outro item que está em alta agora são as taças de gin. Elas podem ser feitas de vidro e personalizadas com sublimação (tendo custo mais alto), ou de acrílico e customizadas via transfer (com custo mais acessível). Para ter mais valor agregado, pode-se montar um kit com as taças personalizadas e especiarias, por exemplo”, sugere a especialista.
4. Brindes personalizados promocionais
Os brindes promocionais personalizados destinam-se a promover negócios e aumentar as vendas. Esses itens geralmente são customizados com o nome, marca, número de telefone e outros detalhes comerciais de uma empresa.
Eles são bastante requisitados para demandas como lançamento de produtos, eventos, datas sazonais do comércio, entre outras.
Esses produtos personalizados permanecem em alta ao longo dos anos por ajudarem a tornar a estratégia de marketing das empresas mais eficientes.
Uma pesquisa indicou que 20,9% dos consumidores fizeram uma compra depois de receberem um produto promocional, o que é um percentual bastante alto e que pode ajudar a reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) das marcas.
“Essa é uma categoria bem tradicional, mas podemos olhar para ela de forma criativa. Por exemplo, se uma startup está lançando um novo app em nuvem, ela poderia dar de brinde em uma ação promocional um guarda-chuva personalizado, fazendo uma conexão com o seu produto”, sugere Castilho.
Outro brinde clássico e eficiente são as canetas personalizadas. Seu custo é baixo e, além disso, é um item de grande utilidade. O desafio, nesse caso, é que se tem uma área reduzida de transferência da arte. Assim, utilizar uma técnica como a do transfer não será algo produtivo ou eficaz. Há, ainda, a questão do calor utilizado, que poderia fazer o produto derreter na hora da personalização. A serigrafia, para grandes pedidos e com artes com poucas cores, poderia ser uma solução melhor.