Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dia das empresas gráficas: conheça a importância da data

Article-Dia das empresas gráficas: conheça a importância da data

dia das empresas graficas.jpg
Comemorar o dia das empresas gráficas é relembrar sua fascinante história e projetar seu futuro. Confira a homenagem da FuturePrint para estes profissionais.

No dia 24 de junho é comemorado o dia das empresas gráficas. Essa data possui extrema relevância para todos os veículos que se dedicam a propagar o acesso à informação, não somente por meios digitais, mas também impressos.

A data é também um momento para celebrar a fascinante história das empresas gráficas, que ao longo do tempo foram evoluindo e se adaptando às mudanças sociais, tecnológicas e culturais, mas que sempre se mantiveram importantes.

Para comemorar o dia das empresas gráficas elaboramos este artigo. Nele, vamos explorar a história das empresas gráficas, sua importância para a economia e cultura e como elas se reinventam para se manterem ativas diante dos desafios atuais.

Origem das empresas gráficas

Considerada uma das indústrias mais tradicionais do mundo, a indústria gráfica vem passando, no bom sentido, por grandes transformações. 

Atualmente as empresas gráficas possuem um papel bastante diversificado que vai além da impressão de livros, revistas, folders e panfletos. Hoje, elas complementam a produção de embalagens, materiais promocionais e catálogos, usados pelo marketing e na divulgação de marcas e negócios.

A origem do “dia das empresas gráficas”, por exemplo, está relacionada à data de nascimento do inventor alemão Johannes Gutenberg, que fez a primeira impressão de um livro da história.

Ele inventou em 1455 uma técnica que possibilita uma impressão rápida e barata de livros, tornando possível a criação de cópias e sua popularização. Sua primeira impressão foi a bíblia. 

A tecnologia de impressão criada por Gutenberg espalhou-se pelo mundo todo. Mas, vale relembrar que a impressão propriamente dita já existia. Ele só teve de usar a cabeça para juntar várias técnicas e criar a imprensa.

Foi graças a atualizações desse processo que foi possível, por exemplo, a amplificação da comunicação comunitária!

Comemore o dia das empresas gráficas entendendo a importância delas

Passados quase 6 séculos depois da invenção de Gutemberg, a indústria gráfica ainda continua mostrando sua importância. Ela está presente no nosso dia a dia, de várias formas. 

Muitas vezes a sua importância passa despercebida, mas ela está lá, desempenhando um papel de grande relevância para a sociedade.

E, mesmo diante dos muitos avanços tecnológicos e da internet, as empresas gráficas se mostram persistentes. Elas se moldaram ao mercado e, usando a melhor tecnologia, se mostram ótimas parceiras de outros negócios. 

Exemplos não faltam para mostrar que há muitos motivos para comemorar o dia das empresas gráficas.

Podemos começar pela questão cultural. Na atualidade, o material impresso é muito utilizado para transmitir valores. Convites de casamento e aniversário, cartão de visita ou papel timbrado são muito valorizados e dependem de uma gráfica. 

Os momentos mais importantes da nossa vida são registrados em certidões (nascimento/casamento), escrituras ou diplomas, e estes dependem novamente das gráficas. Essa é uma tradição que nós não pretendemos abrir mão.

Dentro do meio empresarial, independentemente do segmento, os materiais impressos são importantes. Isso se dá por meio de catálogos, folders e uma grande variedade de documentos.

Por fim, há os livros, que continuam sendo importantes para levar a melhor da cultura, do conhecimento e até da fantasia para o mundo. 

Na pandemia, por exemplo, os livros foram grandes parceiros das pessoas confinadas, tanto que as vendas no Brasil aumentaram na época. 

Segundo a Nielsen BookScan, que compila os dados de vendas das principais livrarias e supermercados do país, o número de livros vendidos pelo varejo passou de 41,5 milhões em 2019 para 58,6 milhões em 2022.

As empresas gráficas também são essenciais para a economia. Elas geram empregos e movimentam o mercado. Desde pequenas gráficas de bairro até grandes empresas multinacionais, todas contribuem para o desenvolvimento do setor.

O futuro da Indústria Gráfica

Além de relembrar o passado glorioso, celebrar o dia das empresas gráficas é também o momento para projetar o futuro do segmento.

Assim como qualquer outro negócio, as gráficas enfrentam desafios diários. Na atualidade, um dos principais é a concorrência acirrada, principalmente com a internet.

Isso exige do setor uma constante busca por inovação e diferenciação. Além disso, a tecnologia avança rapidamente, exigindo atualizações constantes e que sejam capazes de oferecer ao mercado consumidor os melhores serviços, alinhando qualidade com agilidade.

Outro desafio a ser enfrentado pelo setor é a busca pela sustentabilidade. Muitas técnicas de impressão geram alto volume de resíduos, exigindo das empresas gráficas a busca por soluções para minimizar seu impacto ambiental. 

Assim como outros segmentos, muitas empresas já adotam práticas sustentáveis. Elas utilizam papel reciclado e prezam pela produção que demande menor consumo de água e energia.

Assim, diante de uma história de séculos, as empresas gráficas vão superar os desafios e se manter atuantes para materializar e tornar palpáveis a informação, o conhecimento e a cultura que são gerados todos os dias!

Gostaríamos de homenagear todos os profissionais que dedicam seu trabalho à indústria gráfica: vocês movem a informação, de página em página, para todo o mundo! Parabéns!

A FuturePrint 2024 está chegando! Clique aqui e saiba tudo sobre a maior feira de comunicação visual da América Latina!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar