Quem é da indústria têxtil sabe que não é fácil encontrar em um tecido a estampa perfeita para o que se deseja produzir. Agora, e se você encontrasse ou fizesse a sua própria estampa digitalmente e pudesse imprimi-la depois direto no tecido? Essa já é a realidade deste mercado. Chamada de estamparia digital, trata-se da opção mais tecnológica, econômica, sustentável e versátil da fabricação de tecidos, como explica a Digitale Têxtil, neste link.
"A estamparia digital é feita por uma máquina muito semelhante às impressoras de papel, que imprime os desenhos nos tecidos utilizando apenas cartuchos de tinta. Ela oferece opções infinitamente personalizáveis, estampas com maior variedade e qualidade de cores, e que podem ser impressas tanto em grande quanto em pequenas escalas, sem que o custo-benefício seja prejudicado”, diz o texto.
De acordo com um relatório da Grand View Research, Inc, o tamanho do mercado global de têxteis impressos deve atingir US$ 266,38 bilhões em 2025. Ou seja, o mercado vem crescendo rapidamente, e sabendo que essa é uma demanda recorrente, quem deseja empreender e investir nesta área, as oportunidades são cada vez mais diversas.
Mas por onde começar?
Mila Sanchez, mentora de estamparia, e dona de um studio que leva seu nome, dá algumas dicas:
- Invista em conhecimentos técnicos sobre como funciona a tecnologia;
- Entenda como criar estampas de todos os tipos e complexidades (afinal na estamparia digital você consegue ousar e diferenciar seu trabalho por causa das infinitas possibilidades de criação);
- Aprenda mais sobre negócios e marketing digital para conquistar seu espaço no mercado, se posicionando com o seu melhor diferencial (pois a concorrência é gigantesca atualmente, então o que vai fazer você se destacar é investir no conhecimento e diferencial).
Tendências da estamparia digital na indústria têxtil que o empreendedor deve ficar atento
Segundo a especialista, as marcas e estamparias estão buscando se atualizar, tornando-se mais sustentável, eco-friendly e trazendo novidades em técnicas nas estampas. "Por isso, sempre indico que os novos empreendedores da área que fiquem muito atentos às novidades desse mercado e invistam sempre em um conhecimento atualizado para ter ainda mais procura”, diz.
A seguir, confira algumas tendências:
Sustentabilidade
Este texto, publicado pela Future Print, conta um pouquinho da importância e dos impactos ambientais da indústria têxtil. Para se ter uma ideia, de acordo com a Internacional Global Fashion, nos últimos anos foram mais de 90 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados, e a projeção dos próximos oito anos é que esse número chegue a 140 milhões de toneladas. É muita coisa! O mercado tem se preocupado em mudar essa realidade adotando medidas mais sustentáveis. E a estamparia digital tem vantagens em relação ao método convencional porque não cria resíduos, como telas e papel, utiliza menos energia e água.
Personalização
Não é uma novidade, mas a personalização não deixa de ser uma tendência. Essa possibilidade de imprimir um tecido com a estampa que você deseja torna este item uma onda eterna. Isso porque torna a peça única, mas também porque é preciso ser criativo e estar sempre de olho no que está acontecendo no momento, nas cores, nas figuras, etc.
Decoração
Que fique claro: quando se fala em estamparia digital, não se trata apenas de moda. Os itens de decoração estão cada vez mais ligados ao estilo de cada morador. Então, a técnica tem sido cada vez mais utilizada para produzir almofadas, sofás e, até mesmo, papeis de parede.
Vantagens de empreender no ramo da estamparia digital
Para Mila, a estamparia digital é um mundo de infinitas possibilidades. "Essa forma de impressão desperta a possibilidade do designer inovar nas suas criações e consegue atender demandas de qualquer público atualmente. A estamparia digital te possibilita ir além e atender qualquer pessoa”, explica.
Confira alguns benefícios:
- A estamparia digital permite ao empreendedor que ele atenda qualquer demanda: de um pedido específico a um de grande quantidade.
- Você tem um controle maior do fornecimento, reduzindo custos de suprimentos.
- Há muito mais agilidade no processo de impressão das peças. Ou seja, você ganha tempo, fazendo com que a entrega seja muito mais rápida que antes.
- A impressão é muito mais real, por conta alta resolução das imagens, tornando o produto de ainda mais qualidade.
Principais desafios enfrentados pelos pequenos empreendedores desse setor
Falta de conhecimento técnico na área e em fornecedores, além da concorrência. Esses são os grandes desafios do setor, segundo Mila. "Com investimento na carreira, com conhecimentos atualizados, o empreendedor consegue se destacar nesse mercado e mostrar seu potencial”, diz.
Outra dificuldade que ela enxerga é o valor das impressões digitais para o têxtil. "São poucos que focam no pequeno empreendedor no mercado brasileiro, mas já é possível encontrar estamparias digitais focadas para esse cliente”.
Técnicas de impressão mais recomendadas na estamparia digital
Há duas técnicas recomendadas na estamparia digital.
- Impressão direta: aqui, a estampa é impressa diretamente no tecido, que é preparado para que a tinta penetre e fixe nas fibras.
- Sublimação: mais comum em tecidos sintéticos, a estampa é transferida do papel para o tecido, por meio de uma prensa térmica.
Gostou? Se você pretende empreender neste setor, agora sabe que não faltam oportunidades. E não esqueça da dica valiosa de Mila Sanchez: mantenha-se atualizado e invista sempre em conhecimento e networking para crescer cada vez mais.
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