Imagine alguém que vai começar um negócio novo. O empresário pensa na marca, nos serviços que serão oferecidos, nos produtos, nos funcionários, no espaço físico, em itens de escritório e diversas outras necessidades. Mas muitos não pensam em um software de gestão, deixando-o sempre para um segundo plano.

Para Dryele Luiza, especialista no assunto e diretora da Mubi Sistemas, empresa de softwares de gestão para comunicação visual, os processos para uma boa gestão devem ser implementados logo no início de um novo empreendimento. “A gestão acaba não sendo uma prioridade no primeiro momento, mas o correto é se organizar em paralelo a todos os outros detalhes, pois é onde o empresário conseguirá obter sucesso na empreitada”, conta.

Aqui, cabe um exemplo muito legal da Holdprint Sistemas que vale compartilhar. Partindo do princípio de que você tem um negócio na área de comunicação visual, o cliente entra em contato e fala que está toda hora atrasando os pedidos porque não tem lona suficiente. No desespero, você compra de dez a quinze mil reais em lona. Mas, na realidade, esse problema com falta de lona aconteceu apenas com dois ou três clientes. E você entregou 250 pedidos no mês. Então, será que faltou lona mesmo? É bem provável que tenha ocorrido algum outro problema pontual, não conseguiu identificar no momento, e acabou inflando seu estoque e judiando seu fluxo de caixa.

Agora que você entendeu a importância de um software de gestão para comunicação visual, você sabe o que é de fato um? Resumindo, um software de gestão se baseia em organização: “com ele, o empresário consegue reunir as informações da sua empresa em um só lugar, trabalhar automações e fazer com que o sistema trabalhe pela empresa de forma organizada e clara, trazendo até informações para a formação de preço, o que é essencial pois é dali que sabemos como cobrar corretamente, ter competitividade no mercado e obter lucro para a empresa seguir saudável”, explica Dryele.

Software de gestão para comunicação visual

Vantagens do software de gestão para comunicação visual

Vale destacar que existem inúmeros softwares de gestão que podem ajudar no seu negócio, mas há também sistemas com ferramentas próprias, com foco no que a empresa trabalha e pensados exclusivamente para o seu empreendimento.

Com a ajuda da diretora da Mubi, listamos aqui as principais vantagens de um software de gestão para comunicação visual:

  1. Organização: é possível reunir todas as informações da empresa em um só lugar;
  2. Automação: dá para criar processos automáticos e de forma inteligente;
  3. Faturamento do mês: indica quanto a empresa gerou de receitas no mês;
  4. Métricas e relatórios: o sistema dará números e indicadores para você gerenciar melhor e visualizar tudo o que acontece na sua empresa, inclusive fazer previsões;
  5. Totalmente online: você pode acessar o sistema de onde estiver;
  6. Facilidade no processo de vendas: é possível gerar orçamentos e enviar ao cliente direto do sistema. Dá para acompanhar seu grau de interesse e transformar seu orçamento em ordem de serviço;
  7. Controle de estoque: você consegue ter o controle de todos os itens do estoque, entradas e saídas de materiais e alertas de estoque mínimo de material.

Quais são as principais funcionalidades de um software de gestão?

Há muitas funcionalidades e, claro, elas podem mudar dependendo de qual software for. Mas Dryele explica: “Formação de preço, controle do funil de vendas, envio de orçamentos e abertura de ordens de serviço – onde consequentemente a produção fica alinhada controlando o estoque e evitando desperdícios –, controle financeiro com conciliação bancária, compras, emissão de notas fiscais e boletos são as principais funções de um bom sistema de gestão”.

Que resultados o profissional pode obter ao utilizar um software de gestão para sua empresa de comunicação visual?

A clareza para que o empresário possa tomar as melhores decisões está entre os principais resultados que um sistema pode trazer para qualquer negócio. “Ter acesso a indicadores e saber se está tendo lucro ou prejuízo, organizar sua produção, saber o motivo sobre perdas de orçamento e poder corrigir possíveis erros de produção e desperdícios de materiais no estoque. Tudo isso gera um resultado muito positivo”, comenta Dryele.

“Hoje em dia, o que diferencia uma empresa grande de uma pequena não é mais a questão de tamanho físico ou equipamentos, e sim a gestão dela, pois ter um caixa saudável com lucro é o que todo empresário deseja”, conclui a especialista.

Gostou? Se você já atua na área, mas nunca tinha considerado investir em um software de gestão, nunca é tarde para profissionalizar ainda mais o seu negócio. Aproveite também para conferir algumas ferramentas para ajudar a fazer um bom planejamento financeiro!