Ferramenta de gestão bastante conhecida e utilizada, o ciclo PDCA permite que o empreendedor tenha uma visão mais completa do que está funcionando em seu negócio e como resolver os problemas.
É uma forma de encadear (organizar) o pensamento para que consiga pensar antes de fazer, colocar em prática o que planejou, controlar para saber se está indo certo, e atuar para corrigir eventuais desvios de rota. Parece meio óbvio, mas não é. Ele ajuda, e muito, a resolver problemas e aumentar a produtividade do seu negócio.
O que significa a sigla PDCA?
Entender o ciclo PDCA é fundamental para poder colocá-lo em prática. Por isso, antes de aplicarmos, vamos compreender seu significado:
P (Plan) – Planejar
D (Do) – Fazer
C (Check) – Verificar
A (Act) – Atuar
Quando falamos em planejar, é pensar antes, analisar metas, indicadores, caminhos que vamos percorrer para chegar ao objetivo.
Após planejar, precisamos fazer, ou seja, colocar em prática, é o momento mão na massa. De nada adianta um plano perfeito no papel que não é colocado em prática.
Quando começamos a executar, precisamos verificar (controlar) para saber se estamos no caminho e rota planejada. A ideia deste momento é acompanhar para saber se tudo está saindo conforme o planejado.
Caso não esteja, é o momento de atuar, ou seja, intervir, e aí repete o ciclo todo novamente, mas pensando antes de sair fazendo as correções de rotas.
Então, como aplicar o PDCA na sua empresa?
Comece sempre planejando para atender a um problema, com a inquietude da melhoria do seu negócio. Quando menos esperar, você estará aplicando o PDCA.
Com o passar do tempo isso vira um pensamento sistêmico, e sua forma de trabalhar vai ser sempre assim.
O segredo é que, antes de sair fazendo, é preciso observar e pensar, criar métricas para saber se está no caminho certo e acompanhá-las.
A tendência natural é que você, empreendedor, saia correndo para atingir metas, para resolver problemas, mas tome cuidado, pois quando fazemos isso sem pensar podemos apenas focar no curto prazo, e não no impacto a longo prazo que isso pode gerar.
O uso do ciclo PDCA é bem simples, e o resultado é muito eficiente. Por isso, não deixe para começar amanhã.
Felipe Chiconato atua há mais de 12 anos com orientação e gestão de negócios. É especialista em Finanças Empresariais e Planejamento Estratégico. É bacharel em Administração, MBA em Gestão Financeira Avançada pela Universidade Paulista e pós-graduado em Gestão de Micro e Pequena Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. É sócio da empresa Empreenda 360º, focada em soluções digitais e consultorias em gestão financeira e planejamento estratégico de micro e pequenas empresas. Felipe também é criador de conteúdos e atua como palestrante em diversas feiras e eventos, como a FuturePrint, Concrete Show, Feira do Empreendedor do SEBRAE, PET South America, entre outras.
Gostou de aprender mais sobre o ciclo PDCA? Aproveite e confira também o material gratuito com o passo a passo para fazer o planejamento estratégico da sua empresa!