A FuturePrint 2022 trouxe verdadeiras oportunidades de negócios para visitantes e expositores. Entre os dias 20 e 23 de julho de 2022, no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, a mais completa feira para as tecnologias de impressão digital e comunicação visual recebeu mais de 600 marcas expositoras de diversos ramos no segmento. Além das melhores tecnologias do mercado nacional, a feira também contou com a presença de expositores internacionais que estão desenvolvendo ou consolidando seus negócios no Brasil.
Com soluções que já são referência no mercado externo, as marcas internacionais que apresentaram seus produtos na FuturePrint 2022 encontraram no evento a oportunidade de fazer negociações, entrar em contato com potenciais parceiros e clientes e, ainda, conhecer as demandas, tendências e oportunidades do mercado brasileiro.
Inaugurando fábrica no Brasil, multinacional fortalece contato com novos distribuidores na FuturePrint 2022
A AIFA, multinacional indiana de lonas para comunicação visual, esteve presente pela primeira vez na FuturePrint como marca expositora. Com uma fábrica recém-inaugurada em Manaus, a empresa encontrou na feira um espaço favorável para a discussão de propostas de parceria com potenciais distribuidores.
A multinacional, que exporta seus produtos da Índia para o Brasil há 7 anos, identificou a oportunidade de investir em produção nacional como forma de facilitar o acesso do mercado brasileiro a esse material. “A lona de comunicação visual é, praticamente, 100% importada. No Brasil não há ainda essa tecnologia desenvolvida”, comenta Wallacy Daldegan, diretor da AIFA no Brasil.
Ele explica que um dos principais objetivos, agora, é montar um sistema de distribuição para a promoção e venda dos produtos. “Queremos nos concentrar em produzir, em qualidade, entrega; é nisso que somos especialistas”, afirma.
FuturePrint apresenta oportunidades de negócio a empresa internacional no ramo de ACM
Ainda no setor de comunicação visual, a FuturePrint 2022 também recebeu uma marca expositora com foco em fabricação de produtos em ACM. Sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Emirates Panel tem mais de 15 anos de atuação e uma rede de clientes em quase todo o mundo.
Durante a FuturePrint, a empresa teve a oportunidade de avaliar possibilidades de negócios no Brasil. “Nós temos um amplo leque de produtos, desde armários de cozinha até revestimentos, tanto para ambientes internos quanto externos”, explica Luke Wang, gerente geral da empresa.
Ele destaca que a FuturePrint é um local que favorece a interação com potenciais clientes e distribuidores no setor de comunicação visual — que é um grande consumidor do ACM. “Podemos conhecer muitas pessoas e apresentar nossos produtos para diferentes clientes e negócios”, comenta. “E, ao mesmo tempo, podemos ter um novo mercado aqui”, complementa.
A popularidade da FuturePrint também é um diferencial apontado pelo gerente da Emirates Panel. “Muitas pessoas conhecem essa feira, e muitos passam bastante tempo aqui para dar uma olhada, conversar e conhecer diferentes pessoas”, comenta Luke.
O gerente destaca, ainda, que o evento permite à empresa conhecer as novas soluções apresentadas por outras marcas expositoras. “Nós também conseguimos ver as novas tecnologias [na FuturePrint]. Então essa é uma boa oportunidade, também, de aprendermos com os outros”, observa.
Feira mostra um panorama do mercado brasileiro às marcas expositoras internacionais
As várias possibilidades de aplicação e inovação do LED conquistam pessoas do mundo todo — desde o público que se encanta pelos painéis e letreiros nas ruas até os profissionais e empreendedores que trabalham diretamente com essa tecnologia.
Na FuturePrint 2022, os visitantes também tiveram acesso a soluções e conteúdos voltados especialmente para o uso do LED na comunicação visual. O público pôde conferir, inclusive, produtos que são referência internacional em design e qualidade, permitindo essa conexão com o que há de mais moderno no setor.
A E-POWER, empresa sul-coreana especializada na fabricação de conversores de LED, vende para mais de 15 países na Europa, Ásia e Oriente Médio. A presença como expositora na FuturePrint 2022 marca a primeira aproximação da empresa ao mercado latino-americano.
“A FuturePrint é a porta de entrada para conhecer o mercado e encontrar parceiros”, afirma Grace Ko, vice-presidente da empresa. “Há compradores e fornecedores, então consigo ver quem é o maior [player], quem é menor, como está indo o mercado, consigo ver a tendência, então este é o motivo de eu estar aqui”, pontua.
Grace afirma que ficou satisfeita com sua experiência na FuturePrint 2022, destacando que a feira permitiu o contato com potenciais clientes e a avaliação de boas oportunidades de negócio. “Eu tenho mais de 200 cartões de visita aqui”, conta a executiva, mostrando a pilha de cartões que recebeu durante a feira. “Não sei se vão se tornar realmente clientes ou não, mas, de qualquer forma, vejo que muitas pessoas estão interessadas em meus produtos”, acrescenta Grace.
A vice-presidente aponta, como grande diferencial dos produtos oferecidos pela E-POWER, a alta qualidade dos conversores, que garantem estabilidade no fornecimento de energia. “Se você observar o mercado, ir às ruas, pode ver que há painéis com luzes piscando, ou sem iluminação”, exemplifica. “Por isso, você precisa escolher o driver certo. Então, nosso produto é muito estável e de alta qualidade”, ela completa.
Outro diferencial da marca, segundo Grace, é o design leve e funcional: “Temos mais de 27 anos de experiência no design desses produtos. O próprio CEO é designer e engenheiro, então somos bastante rígidos no controle de qualidade”, comenta a executiva, acrescentando que os conversores da E-POWER são mais de 50% mais leves em comparação com outros modelos do mercado. “O engenheiro consegue facilmente fazer a configuração [da estrutura de LED]; ao invés de ter que carregar 5 quilos, ele consegue carregar apenas 1 quilo”, explica.
Expositores veem a ampla visitação do público como um dos atrativos da feira
Reunindo mais de 40 mil visitantes em apenas quatro dias, a FuturePrint 2022 também teve destaque pelo grande volume de pessoas que foram conferir, de perto, as novidades trazidas pelo evento em seu retorno ao formato presencial. A ampla movimentação permaneceu até o último dia, garantindo aos expositores alta visibilidade e conexão com outros profissionais.
Grace conta que, com sua experiência na FuturePrint 2022, teve uma avaliação positiva do mercado brasileiro, especialmente por conta do grande interesse demonstrado pelos visitantes com as soluções oferecidas pela empresa. “Isso significa que esse mercado no Brasil tem muito potencial para crescer”, conclui a vice-presidente da E-POWER.
Wallacy Daldegan observa que a FuturePrint, por ser a mais completa feira no mercado em que a AIFA atua, é uma facilitadora de novos negócios. “Estamos em um ponto central, onde podemos nos encontrar, reunir e fechar contratos de distribuição”, avalia o diretor da empresa no Brasil.
Ao mencionar a ampla visitação como um dos aspectos que chamaram sua atenção na feira, o gerente geral da Emirates Panel reflete sobre os impactos positivos do grande volume de pessoas que visitaram a FuturePrint 2022. “Desde o primeiro dia, conseguimos ver um grande público, com muitos visitantes, onde as pessoas podem conversar e compartilhar diferentes ideias”, comenta Luke Wang. “Eu acho que é bom para a economia como um todo”, finaliza.
Próxima edição da FuturePrint já tem data confirmada!
Depois do sucesso da FuturePrint 2022, a próxima edição da feira mais completa no segmento de impressão digital e comunicação visual já tem data marcada: a FuturePrint 2023 acontece entre os dias 12 e 15 de julho de 2023 no Expo Center Norte, em São Paulo – SP.
Para saber de todas as novidades sobre o evento, continue acompanhando nosso canal de conteúdo!