A FuturePrint 2022 foi um dos principais pontos de encontro e conexão entre tecnologias, negócios e pessoas no mercado de impressão digital e comunicação visual este ano! A edição de 2022 da mais completa feira do segmento, realizada entre os dias 20 e 23 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, marcou o retorno da FuturePrint ao formato presencial surpreendendo os mais de 40 mil visitantes e superando as expectativas das mais de 600 marcas expositoras nacionais e internacionais.
Depois das dificuldades trazidas pela pandemia, o clima é de otimismo para os setores representados pela FuturePrint. “Ano com Copa do Mundo e Eleição promete ser muito positivo e de retomada do setor”, destaca Liliane Bortoluci, diretora da feira.
A edição de 2022 da FuturePrint apresentou diversos destaques em termos de tecnologia e inovação, atrações e oportunidades de negócio. Foram quatro dias repletos de conteúdo, interatividade e conexão entre profissionais e empresas de diferentes partes do país e do mundo. Continue a leitura para saber mais sobre os resultados da FuturePrint 2022!
Desde seu início, a FuturePrint acompanha a evolução do mercado e de marcas expositoras
As tecnologias do segmento evoluíram significativamente nos últimos anos, e a FuturePrint acompanhou toda essa evolução ao integrar as soluções de impressão nos mercados de serigrafia, sign e têxtil. Antes conhecida como Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, a feira se reposicionou em 2019, adotando sua nova marca e apresentando um foco ainda maior em pessoas, inovações e na entrega de valor.
Algumas marcas expositoras também evoluíram junto com a FuturePrint, participando da feira desde seu início, há mais de 20 anos. Uma dessas marcas é a Alphaprint, empresa fundada em 1986 que oferece soluções em equipamentos, softwares, consumíveis, peças, assistência e consultoria da pré-impressão ao acabamento no mercado gráfico e de comunicação visual. “Nesses anos todos, nós evoluímos com o mercado”, observa Hadriano Domingues, diretor de planejamento e marketing da empresa.
Comentando que o estande da empresa na FuturePrint 2022 esteve movimentado o tempo todo, Domingues destaca que o público da feira é bastante diversificado. “Essa é uma característica da FuturePrint: há pessoas e empresas de todos os portes — desde o empreendedor que levantou o fundo de garantia e quer comprar uma máquina para fazer brindes, fazendo em casa, até grandes indústrias que já têm equipamentos nossos”, afirma o diretor de marketing. “Então, vemos de tudo, pequenos empreendedores e empresas de porte médio e grande. Há outras feiras que são bem mais segmentadas. A FuturePrint, não, ela é ampla”, acrescenta.
Essa característica da feira de reunir um perfil diversificado de visitantes também é percebida por outros expositores. No estande da Fremplast, empresa especializada na fabricação e distribuição de tintas, vernizes, equipamentos e insumos para as áreas gráfica, serigráfica e de impressão digital, o público foi composto tanto de empreendedores iniciantes no mercado até grandes empresas em busca de soluções. Leandro Andreasi, diretor da Fremplast, comenta que não tinha certeza de como seria exatamente o perfil dos visitantes nesta nova edição da feira devido às mudanças do mercado nos últimos anos. Agora, com o evento concluído, ele pontua que os resultados foram bastante positivos. “Foi bem surpreendente. Podemos dizer que, hoje, a feira está ainda mais voltada para negócios”, observa Andreasi. “Fizemos muitos negócios nesta feira, o que nos dá mais confiança para continuar nas próximas edições”, acrescenta.
Com estrutura familiar, a Fremplast foi fundada em 1976 e participa da FuturePrint desde os anos iniciais da feira. O antigo desejo de mostrar as soluções ao público, uma das motivações do pai de Andreasi na época em que conduzia os negócios da empresa, continua presente na administração atual. “Sempre ser visto é uma virtude no mercado”, reflete o diretor.
FuturePrint 2022 fortalece as conexões entre as empresas e os clientes
Além de ser o local ideal para as organizações encontrarem novos parceiros, fornecedores e distribuidores, a FuturePrint também é um verdadeiro ponto de encontro entre os expositores e seus clientes, ajudando a fortalecer a conexão entre a marca e o público.
“Estamos sempre em contato com os nossos clientes, mas alguns estão espalhados pelo Brasil inteiro e, ao virem para a feira, nós temos a oportunidade de encontrá-los”, reflete Hadriano Domingues, diretor de planejamento e marketing da Alphaprint. “É a oportunidade que você tem de estar em contato com o mercado como um todo. Quando você não consegue ir até o mercado, ele vem até você”, ele complementa.
“A FuturePrint 2022 foi excelente. A feira estava muito movimentada”, comenta Ralf Sebold, CEO da Bold, empresa especializada no fornecimento de chapas de ACM, policarbonato e acrílico que apresentou, nesta edição da FuturePrint, o lançamento de sua linha de lonas para comunicação visual.
“É um momento único, ímpar, de estar em contato com o cliente, de ouvir suas demandas, de receber uma série de sugestões e conselhos para evoluirmos, para melhorarmos, e onde inovarmos. Então, foi um sucesso total. Estamos muito felizes em termos participado da edição 2022 da FuturePrint”, acrescenta Sebold.
Atrações e interatividade nos estandes também foram destaques da edição de 2022
Em uma feira de negócios repleta de inovações como a FuturePrint, a presença das marcas não se restringe a apenas expor os produtos nos estandes. Ao entrar em contato com as soluções oferecidas em todo o pavilhão, o visitante tem uma experiência completa de interação com as marcas e enriquecimento profissional.
Mais do que explicar ao público sobre suas soluções nos mercados de impressão digital e comunicação visual, os expositores oferecem ao visitante uma verdadeira imersão nos negócios e nas possibilidades de atuação trazidas pelas empresas e profissionais participantes da feira.
No estande da Bold, por exemplo, o público teve a oportunidade de conhecer uma das marcas expositoras por meio de óculos de realidade aumentada, assim como acompanhou a realização de um podcast ao vivo, no espaço do estande, com profissionais renomados do mercado. “Foi um momento muito importante para encontrar clientes e reforçar os nossos valores e o nosso compromisso com a qualidade, com o atendimento e com a inovação”, comenta o CEO da empresa Ralf Sebold.
Atrações permitiram o compartilhamento de técnicas, experiências e informação entre palestrantes e o público
Outro grande destaque da feira em relação à interatividade e imersão dos visitantes nas áreas representadas pela FuturePrint foram as atrações Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação, que trouxeram especialistas e influenciadores dos segmentos de impressão serigráfica e sublimática para mostrar ao vivo, na prática, algumas das principais técnicas nessas áreas e suas diversas possibilidades de aplicação. As duas atrações possibilitaram, ainda, o compartilhamento de experiências e visões do mercado entre o público e os palestrantes.
“Todos estavam ansiosos pela volta aos eventos e registramos uma grande participação do público”, afirma Tarsis Bianchini, diretor-presidente da Agabê, uma das empresas que participaram do Serigrafia em Ação. “Apresentamos como a serigrafia é versátil, apesar de muito técnica, sendo útil para grandes e pequenas empresas. Na FuturePrint levantamos a bandeira da serigrafia, com orientação técnica e muito profissionalismo”, complementa Bianchini.
Toda essa interação e enriquecimento profissional destacou, também, os produtos de marcas expositoras durante as demonstrações das técnicas em tempo real. “O importante é realmente mostrar os nossos produtos funcionando por meio das atrações”, afirma Leonardo Ishii, gerente de marketing da Gênesis e organizador dos espaços Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação. Ele observa, ainda, que o evento superou as expectativas: “Nós recebemos muitos clientes e, também, muitas pessoas novas procurando produtos”, completa Ishii.
Para o estande na FuturePrint, entre os destaques trazidos pela empresa — que foi fundada em 1984 e é especializada na fabricação de tintas, vernizes e produtos químicos para serigrafia e impressão digital — estão as linhas de emulsões e químicos para matrizes serigráficas, tintas compostas de poliéster para sublimação em tecidos de algodão e tintas solvente e UV para o setor industrial. Na feira, a Gênesis anunciou ainda o lançamento de um centro de treinamento em serigrafia na cidade de Fortaleza, CE — o Lab Gênesis, que oferece cursos presenciais a quem tem interesse em aprimorar seus conhecimentos e atuação na área.
Feira traz novas possibilidades de impressão em substratos variados
Os insumos expostos na feira, incluindo as tintas para impressão serigráfica e sublimática, evidenciaram o desenvolvimento e evolução do setor. Substratos nos quais, antes, era mais difícil realizar a sublimação, por exemplo, agora podem ser utilizados para essa técnica por meio de materiais específicos para esse processo.
A linha Sericryl para sublimação, um dos destaques do estande da Gênesis na FuturePrint 2022, é composta de poliéster e, por isso, permite a impressão sublimática em tecidos de algodão — que, tradicionalmente, têm pouca compatibilidade com essa técnica.
Feira reuniu tecnologias de impressão digital e comunicação visual que trazem maior produtividade e sustentabilidade à produção
Com mais de 600 marcas expositoras, a FuturePrint 2022 reuniu, nos quatro dias de evento, soluções inovadoras para os mais diversos setores da impressão digital e comunicação visual. Entre os diferenciais trazidos por essas tecnologias está a maior otimização da produção e a redução do desperdício de materiais, garantindo maior produtividade e sustentabilidade aos processos.
No setor de impressão digital, os visitantes puderam conhecer esses diferenciais por meio de diversos modelos de impressoras com tecnologias como UV, DTG (direct-to-garment), DTF (direct-to-film) e 3D. Uma das vantagens apontadas por expositores por meio dessas tecnologias é a economia de água e a redução do desperdício de tinta com as impressoras digitais.
Expondo pela primeira vez na FuturePrint, a Brother mostrou ao público da feira o lançamento de sua linha têxtil no Brasil: a impressora DTG e DTF, em exposição no estande, imprime em vários tipos de materiais e tecidos e tem um sistema de recirculação de tinta na cabeça de impressão, evitando a secagem e o gasto desnecessário de material. “Estamos trazendo esse mesmo sucesso que temos em outros países [com a linha têxtil] aqui para o Brasil. Nosso estande não parou, está lotado desde quarta-feira [primeiro dia da feira]”, comenta Paulo Akashi, diretor de vendas da Brother. “Porque esse produto, diferentemente do que vemos no mercado, tem não somente a parte de impressão direta, que é um grande diferencial dela, mas também faz outro processo chamado DTF, no qual você imprime no filme para transferir, depois, não só para algodão como para outros tipos de tecido ou de materiais rígidos, como madeira e acrílico”, explica Akashi.
Por permitir a impressão em uma ampla variedade de materiais, a impressora DTG e DTF pode ser utilizada, inclusive, por empreendedores do ramo de personalizados, podendo imprimir em bonés, tênis, ecobags e outros produtos populares nesse setor. “Essa impressora te dá uma opção infinita de produção e de empreendedorismo. Há várias vertentes nas quais você pode utilizar este produto”, pontua o diretor de vendas da Brother. “Vemos o público faminto por novidades, e nós estamos trazendo essa novidade. Estamos chacoalhando o mercado, trazendo uma outra opção para o consumidor final”, acrescenta Akashi.
A economia de tinta também é um dos diferenciais apontados pela Fremplast em relação à sua máquina de impressão digital industrial, um dos destaques do estande da empresa na feira. Em comparação com outros produtos similares, a impressora é capaz de economizar entre 30% e 40% de tinta. “Ela traz maior velocidade, economia, qualidade de impressão e maior produtividade”, destaca Leandro Andreasi, diretor da Fremplast.
Economia de água e tintas certificadas comprovam produção mais sustentável com tecnologias de impressão em tecido
A indústria têxtil é um setor que, tradicionalmente, consome muita água. Para contornar esse problema e reduzir os impactos ambientais na atividade, expositores da FuturePrint 2022 também apresentaram soluções em impressão digital têxtil que, com tecnologias que otimizam a produção, são capazes de reduzir significativamente o consumo de água no processo.
Um exemplo de aplicação dessa tecnologia está na linha de impressão digital em tecido da Epson, que, além de economizar água, tem tintas com certificação de sustentabilidade. “As nossas tintas de sublimação e de impressão direta têm o OEKO TEX, que é um selo de sustentabilidade para a indústria têxtil que garante que a tinta não agride a pele e não gera danos ao meio ambiente”, pontua Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson.
Visitantes da FuturePrint 2022 também tiveram acesso a tecnologias internacionais de impressão 3D
Uma das tecnologias mais inovadoras do segmento é a impressão 3D, e o público da FuturePrint 2022 teve a oportunidade de conhecer melhor todos os diferenciais desse tipo de impressão. No estande da Alphaprint, o visitante pode conferir mais informações sobre as impressoras 3D da Massivit, empresa israelense que é referência internacional no setor.
Por meio de vídeos, imagens e peças produzidas com essa tecnologia, a distribuidora mostrou as possíveis aplicações da impressão 3D, que pode atender a diversos segmentos — como o automotivo, marinho, arquitetura, comunicação visual e, ainda, os setores de educação e pesquisa. “Pode ser utilizada no mercado promocional, de cenografia, industrial, produzindo peças grandes como para-choques de ônibus, por exemplo”, cita Hadriano Domingues, diretor de marketing da Alphaprint.
Sistemas de gestão em comunicação visual trazem maior otimização aos processos no setor
“Eu acho que a comunicação visual não morre nunca. Tudo precisa dela. É um ramo muito forte”, afirma Dryele Luiza, diretora da Mubisys, que oferece um sistema de gestão para empresas da área de comunicação visual.
O uso de softwares de gestão nesse segmento é um dos exemplos de uso das novas tecnologias para a otimização dos processos. O Mubisys permite ao profissional da área de comunicação visual controlar as diversas partes da produção, como preços, orçamentos, ordens de serviço, estoques e cadastros de clientes e fornecedores.
Segundo Luiza, a principal motivação para expor na feira é mostrar a solução que a organização oferece “para que as empresas de comunicação visual consigam enxergar o produto, assim como para fortalecer a marca com quem já é cliente”. A edição de 2022 é o nono ano que a empresa expõe no evento. A diretora conta que, em termos de visitação, vendas e visibilidade para sua marca, a FuturePrint 2022 surpreendeu muito. “Eu nunca tive um ano como este”, ela afirma.
Edição de 2023 já tem data confirmada e promete trazer ainda mais tecnologia e inovação
Com todos os resultados e feedbacks positivos desta edição, a FuturePrint encerra a edição de 2022 já com a data definida para o próximo ano: a FuturePrint 2023 acontece entre os dias 12 e 15 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo – SP.
As boas expectativas e o clima otimista já marcam a espera pela próxima edição. “Definitivamente ‘viramos a página’ e estamos em um mundo mais estável. No ano que vem vamos trazer máquinas cada vez mais precisas, as mais atuais tecnologias e atrações ainda melhores”, afirma Liliane Bortoluci. “Nosso objetivo é o de oferecer sempre os principais lançamentos e novidades. A FuturePrint tem o que há de melhor no mundo, com marcas globais e não perde em nada para nenhuma feira do exterior”, completa a diretora do evento.
Para ficar por dentro de todas as novidades de FuturePrint e dos setores que ela representa, continue acompanhando nosso canal de conteúdo!