O quarto e último dia da FuturePrint 2022 foi marcado pelo entusiasmo de visitantes e expositores somado a um otimismo com o futuro do mercado de impressão digital e comunicação visual! Na manhã deste sábado (23), na abertura da feira, a movimentação já estava intensa no pavilhão, com visitantes de todas as regiões do Brasil conferindo, de perto, as soluções mais tecnológicas no setor.

A manhã e a tarde de sábado foram, ainda, repletas de conteúdo enriquecedor e troca de conhecimento e experiências com as atrações do Fórum FuturePrint, Fórum FutureTêxtil e os espaços do Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação. Além disso, os visitantes conferiram a premiação do campeonato Decor Wrapping Brazil, de envelopamento, e puderam aproveitar o último dia de interações no Lounge dos Embaixadores, um espaço de contato com alguns dos principais influenciadores do segmento.

3º Campeonato Decor Wrapping Brazil anuncia vencedores

No último dia da FuturePrint 2022, os visitantes conferiram o anúncio dos vencedores do 3º Campeonato Decor Wrapping Brazil – Edição Car & House, o maior campeonato da América Latina na categoria. Os participantes tiveram que realizar, ao longo da competição, o envelopamento automotivo e decorativo. Os critérios de avaliação incluíram criatividade, acabamento, organização e limpeza.

Os premiados da terceira edição do Decor Wrapping Brazil foram:

  • 1º lugar: André William Alves Evangelista e Bismarkis Santoss, que foram premiados com R$ 31 mil em prêmios;
  • 2º lugar: Ramon Neves e Isaac Marques, que foram premiados com R$ 20 mil em prêmios;
  • 3º lugar: Lucas Erivan e Rafael Crispim, que foram premiados com R$ 8,2 mil em prêmios.

“Nossa participação na FuturePrint foi extremamente proveitosa. O índice de participação foi muito alto, com um público altamente qualificado. Ressalto também a estrutura da FuturePrint, que esteve excelente, assim como a organização do evento. Nosso concurso contou com mais de 70 participantes”, afirma o Gerente de Marketing da Imprimax, Igor Paiva.

Lounge dos Embaixadores reúne influenciadores dos ramos de comunicação visual, serigrafia e estamparia digital

Uma das novidades da FuturePrint 2022 foi um espaço de networking e troca de experiência entre grandes profissionais do mercado de comunicação visual, serigrafia e impressão digital têxtil e os visitantes que já acompanham o trabalho dessas personalidades. O time de embaixadores da FuturePrint que participou do Lounge é formado por:

  • Marksuel Carlos (@cvdicasbrasil), empresário e criador do CV Dicas Brasil;
  • Márcio Strama (@doutorestampacursos), criador da escola de serigrafia e negócios Doutor Estampa;
  • Mila Sanchez (@studiomilasanchez), designer de estampas e mentora de designers;
  • Rafael Ahmann (@rafaelahmann), especialista em custeio e gestão na comunicação;
  • Camilla Bologna (@studiocamillabologna), designer de superfícies e estampas exclusivas;
  • Judah Adonai (@judahadonai), empresário e CEO da AFACOM (Faculdade de Comunicação Visual);
  • Nascimento Rocha (@nascimentorocha10), professor e consultor de serigrafia;
  • Poli Freire (@poli_freire), empresária do ramo têxtil e professora de sublimação;
  • Rafael e Tais (@casal_estamparia), empreendedores e produtores de conteúdos nas redes sociais;
  • Matheus Cosso (@marioemarias), empresário e professor de sublimação;
  • Kleber Eccher (@klebereccher), empresário do ramo de comunicação visual, sócio-fundador da Kzone, Digital e fundador do portal Escolha Certa CV;
  • Nilson Tsuji (@nilsontsuji), especialista em ACM/ACP;
  • PH Oliveira (@escolaphdoficial), professor e diretor da Escola PhD de Impressão;
  • Mayara Calderone (Portal Sublimático), coordenadora e professora dos cursos do Portal Sublimático;
  • Rufus Gozzolli (@sprock.estamparia), empreendedor e criador da SP Rock Estamparia.

“É um lugar onde conseguimos reunir as pessoas que querem conversar, tirar fotos, interagir”, afirma o professor e empresário Matheus Cosso, que é um dos embaixadores da FuturePrint. “É um local onde podemos fazer uma live e, também, conhecer outros profissionais que também são embaixadores e que conhecíamos apenas pela internet”, complementa Cosso.

Nilson Tsuji, que também é embaixador da FuturePrint, também menciona a possibilidade de conexão com o público como um dos destaques do espaço. “Encontrei muita gente e muitos alunos meus, também”, comenta. “O destaque é o networking; conhecer pessoalmente faz toda a diferença”, acrescenta Tsuji.

Quarto dia de Fórum FuturePrint traz boas práticas em gestão empresarial e planejamento financeiro

Em uma feira de negócios como a FuturePrint, falar sobre gestão e finanças é imprescindível. Por isso, em complemento a todos os demais conteúdos das atrações da FuturePrint 2022, a programação do quarto dia dos fóruns do evento foi voltada especialmente para as ferramentas e boas práticas de gestão empresarial e planejamento financeiro. 

Abrindo o último dia do Fórum FuturePrint, o consultor financeiro e de planejamento estratégico Felipe Chiconato apresentou a palestra “Simplificando a precificação de produtos e serviços”. Com uma linguagem didática, ele explicou conceitos que, à primeira vista, costumam parecer complicados, como a diferença entre margem e lucro, margem de contribuição e giro. A intenção, segundo o palestrante, era “desmistificar” o universo do planejamento financeiro, desconstruindo a percepção de que compreender esse ramo é difícil.

O consultor ainda explicou ao público como fazer a precificação de produtos e serviços de forma simples e prática, ressaltando que o preço reflete a estratégia de negócio do empreendedor, indo muito além de uma conta matemática. “O preço reflete o seu posicionamento”, destacou Chiconato.

A empreendedora do ramo gráfico e de personalizados Ilma Martins veio do Rio de Janeiro até a feira, com o marido, em busca de fornecedores de insumos para sublimação. Ela conta que visitar a FuturePrint já estava em seus planos há dois anos, conseguindo agora, após a pandemia, participar da edição presencial. Além de buscar fornecedores, Martins também aproveitou a visita à feira para acompanhar a apresentação de Chiconato e entender melhor sobre a precificação de produtos. “Achamos a palestra ótima, bem explicativa, com o palestrante disposto a tirar dúvidas”, destaca a empreendedora.

Ele conta que participar do Fórum FuturePrint, falando sobre um tema de sua especialidade aos visitantes de diferentes partes do país, é a realização de um de seus objetivos profissionais de trazer informação a mais pessoas: “Para mim, realizar uma palestra no evento é cumprir a missão de compartilhar conhecimento”, reflete Chiconato.

Ele destaca ainda, sua percepção do clima da feira neste ano: “Já vi gente do Brasil todo aqui na feira, os estandes todos cheios com muita tecnologia e tendências de inovação”, comenta o consultor.

Palestra de Felipe Chiconato no Fórum FuturePrint, na FuturePrint 2022

Em seguida, o palco do Fórum FuturePrint recebeu o presidente da ABIGRAF-SP, João Scortecci, falando ao público sobre estratégias para venda de serviços de impressão. O espaço contou, ainda, com a apresentação de André Liberato, tecnólogo gráfico e especialista em gerenciamento de cores e impressão digital, falando sobre o tema “Cor impressa x cor esperada: como garantir o que seu cliente deseja”.

Durante a tarde, o fórum recebeu o superintendente executivo da ANDIGRAF, José Pires de Araújo Jr., com a palestra “Boas práticas na gestão financeira para pequenas e médias empresas”. Um dos pontos abordados por Araújo foi a importância das empresas em manter o fluxo de caixa, que, como afirma o palestrante, “é fundamental para você atingir recursos”.

O palestrante também deu orientações aos empreendedores em relação à tomada de decisões de investimentos, ressaltando os fatores que o profissional precisa considerar antes de agir. “Gerenciar o seu financeiro é muito importante em qualquer momento da empresa, não se omita”, observa Araújo.

O superintendente comenta que falar sobre gestão financeira em uma feira como a FuturePrint é muito importante para que o público que visita o evento aprimore seus conhecimentos sobre o assunto e possa, assim, ampliar seu próprio negócio. “O grande público da FuturePrint é o micro, pequeno e médio empreendedor, e é esse público que costuma ter pouco conhecimento sobre finanças”, diz Araújo.

A tarde de palestras do Fórum FuturePrint foi concluída com a palestra do empresário e professor Matheus Cosso, que trouxe dicas para o empreendedor se destacar no ramo de impressão digital para personalizados. Compartilhando sua experiência na área, Cosso falou sobre os elementos essenciais que o empreendedor que está iniciando na área precisa levar em consideração para conseguir atingir os objetivos do seu negócio.

Um desses elementos, como ele exemplifica, é o conhecimento das necessiades do cliente. “O que nós precisamos ser é o vendedor que conhece as demandas do cliente, o que é útil para ele, pois é assim que você vai fidelizá-los”, observa Cosso.

Sebrae Móvel traz orientações ao micro e pequeno empreendedor para desenvolver seu próprio negócio

Além de todo o conteúdo apresentado durante os quatro dias da FuturePrint 2022, o evento também contou com um espaço do Sebrae-SP destinado a micro e pequenos empreendedores que desejam aprimorar ou começar o seu negócio. Localizado ao lado da Sala de Crédito (espaço de contato dos visitantes com instituições financeiras para conhecerem linhas de crédito para suas empresas), o Sebrae Móvel trouxe orientações sobre formalização de empresas, planejamento financeiro, precificação de produtos e serviços, entre outros assuntos sobre os quais os profissionais costumam ter dúvidas.

Espaço do Sebrae Móvel na FuturePrint 2022

Fórum FutureTêxtil discute estratégias para fortalecer os negócios no setor de impressão digital têxtil

As estratégias de empreendedorismo também estiveram na pauta do Fórum FutureTêxtil, que recebeu profissionais com ampla experiência para compartilharem suas dicas e considerações sobre o mercado da estamparia digital. Primeiramente, o espaço recebeu o instrutor da Escola SENAI “Theobaldo de Nigris”, Jairo Oliveira Alves, que trouxe dicas para o público fazer o orçamento de seus produtos. Em seguida, a gerente de marketing da Allegra Kids, Eliandra Sabino Soares, com a palestra “Como calcular custos e preços em uma estamparia”.

Além dos temas com maior enfoque em estratégias financeiras, o Fórum FutureTêxtil abordou, ainda, outros assuntos essenciais para os negócios de quem empreende no setor, como gestão de pessoas, inovação na estamparia digital e a transformação no modo de vendas na era digital com o formato do e-commerce.

A sócia diretora da Team RH Consultores, Cristina Simõescomeçou a palestra “Gestão de pessoas e diversidade na indústria da estamparia” questionando o porquê de mudarmos a forma como encaramos e compreendemos a gestão de pessoas, ressaltando, em seguida, que o cliente tem novas necessidades que consequentemente precisam ser levadas em consideração no ambiente corporativo. Simões citou, ainda, os fatores críticos para o sucesso na implementação de um sistema de gestão de pessoas, explicando quais estratégias e processos de RH podem ser aplicados para o desenvolvimento da área. “Não importa o setor em que se trabalha; as organizações são formadas por pessoas, e elas têm os seus objetivos e anseios”, comenta. 

No quarto dia do Fórum FutureTêxtil, o público conferiu ainda as palestras “Estamparia na era do e-commerce”, com o Head de e-commerce, professor e consultor Gustavo Erlichman, e “Inove para ganhar mais”, com o analista de negócios do Sebrae Marcos Rabello.

Circuito de Impressão Digital Têxtil convida o visitante a conhecer na prática os processos de produção na estamparia

No mundo dos negócios, conhecer como funciona na prática o processo de produção é fundamental para qualquer profissional que deseja empreender em uma área de seu interesse. Por isso, o Fórum FutureTêxtil também contou com uma atração focada nessa demonstração das etapas que compõem a produção na estamparia digital. No Circuito de Impressão Digital Têxtil, o visitante teve a oportunidade de conhecer com mais detalhes esse mercado e tirar suas dúvidas com profissionais que têm experiência na área.

Além dos banners com informações relevantes sobre o mercado da estamparia digital, as tecnologias de impressão têxtil e a promoção de práticas sustentáveis no setor, profissionais de cada área da produção de estampas digitais estiveram presentes para mostrar na prática as etapas desse processo, desde a modelagem até a impressão no tecido.

Circuito de Impressão Digital Têxtil, na feira FuturePrint 2022

Para a designer de estampas e palestrante do Fórum FutureTêxtil Mila Sanchez, que esteve presente no Circuito de Impressão Digital Têxtil e conversou com os visitantes sobre seu trabalho na área, ter um espaço como esse na FuturePrint 2022 é uma iniciativa importante para conscientizar o público sobre o papel de cada profissional envolvido na produção de uma peça. “Muita gente comenta que nunca tinha ouvido falar sobre esse trabalho do designer de estampa”, ela exemplifica. “Então, aqui no circuito nós mostramos também essa parte da criação da estampa”.

Próxima edição da FuturePrint já tem data confirmada!

A próxima edição da mais completa feira do segmento de impressão digital e comunicação visual já tem data marcada: de 12 a 15 de julho de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, milhares de pessoas terão a oportunidade única de conhecer as melhores soluções do setor e fortalecer negócios e conexões. Continue acompanhando o canal de conteúdo da FuturePrint para saber primeiro de todas as novidades!