Eu gosto muito de fazer um paralelo quando falo de conhecimento: uma certa vez, em um treinamento do antigo Projeto RYLA do Rotary Club, eu tinha meus 16 anos (faz tempo kkk), uma palestrante, que não me recordo o nome, falou o seguinte: “conhecimento é como se fosse uma ferramenta, você vai carregando todos eles em uma mochila bem pesada nas costas, mas não adianta ter um monte de ferramentas e não usá-las!”.

Até hoje eu carrego e reflito sobre esta fala, e vou compartilhar com vocês o quanto o conhecimento, se bem usado, tem a capacidade de mudar realidades.

É assustador o quanto as pessoas têm bloqueio, travas e até medo de falar em finanças, de fazer contas, de interpretar dados. Nos meus atendimentos e consultorias as pessoas querem um parâmetro, um número para seguir e falar que isso precisa ser o mínimo.

Quando começo a mostrar para eles que Finanças, que gestão de empresas não é um monstro, que não dói — pelo contrário, ela facilita a vida e a tomada de decisões —, a realidade deles muda.

A grande maioria dos meus clientes, algo em torno de 80%, me procura por estar “ferrado” financeiramente, sem saber o que fazer com seu negócio, e quando começamos os trabalhos a parte mais legal é que eles mesmos conseguem resolver e fazer seu negócio se desenvolver, recuperar e crescer.

Quando falamos em Finanças, precisamos ter um mínimo de conhecimento. Não tem jeito, ao menos precisamos saber a diferença de custo e pagamento, recebimento e venda, fixo e variável, lucro e prejuízo, investimento.

Planejamento financeiro

Para ilustrar um pouco, recentemente uma cliente me procurou para abrir uma segunda unidade do negócio dela, pois para ela estava tudo bem, queria expandir. Questionei se ela apurava o lucro para poder projetar a análise da viabilidade dessa segunda unidade. Para meu espanto, ela não sabia se o negócio dela dava lucro.

Então montamos o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) da empresa, e surpresa: a empresa não tinha lucro e sim prejuízo. No primeiro momento ela se assustou, mas tentei acalmá-la e dar a ela segurança para resolver aquela situação. Ela se apropriou do conhecimento, usou-o como ferramenta e, hoje, o negócio dá lucro — e detalhe, ela postergou a abertura da nova unidade para que o investimento venha do lucro da operação atual.

Em outro caso, o cliente não tinha ideia do como precificar o seu produto, achava que precisava sempre ser o mais barato pois, segundo ele, “o cliente sempre quer o mais barato”. Mostrei a ele como é a composição de um bom preço, trabalhamos o pilar financeiro, estratégico e o de marketing, e surpresa: ele deixou de ser o mais barato, triplicou a margem de contribuição média (parte do faturamento que entra para pagar os custos e despesas fixas e gerar lucro) e, ainda assim, conseguiu aumentar as vendas em torno de 45% do 3º trimestre deste ano comparado com o segundo.

Empreendedorismo

O mais interessante sobre o poder do conhecimento é que estas pessoas não só o adquiriram, mas usam ele.

Isso é o que faz toda a diferença. O que você faz com o conhecimento que você detém?

Não adianta fazer um monte de cursos, leituras, ver aulas e vídeos, só vai ficar com a “mochila pesada”; precisa saber utilizar, colocar em prática.

Por isso te desafio a usar o que tem aprendido nesta coluna a aplicar no seu dia a dia, e vamos ver os resultados surgirem!

Felipe Chiconato atua há mais de 12 anos com orientação e gestão de negócios. É especialista em Finanças Empresariais e Planejamento Estratégico. É bacharel em Administração, MBA em Gestão Financeira Avançada pela Universidade Paulista e pós-graduado em Gestão de Micro e Pequena Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. É sócio da empresa Empreenda 360º, focada em soluções digitais e consultorias em gestão financeira e planejamento estratégico de micro e pequenas empresas. Felipe também é criador de conteúdos e atua como palestrante em diversas feiras e eventos, como a FuturePrint, Concrete Show, Feira do Empreendedor do SEBRAE, PET South America, entre outras.

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