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Planejamento estratégico: 5 etapas que você deveria seguir

Article-Planejamento estratégico: 5 etapas que você deveria seguir

Planejamento estratégico empresarial
Em sua coluna para o canal digital da FuturePrint, o consultor Felipe Chiconato explica como fazer um planejamento estratégico empresarial e quais etapas são importantes para você obter sucesso em suas próximas ações!

Já dizia o gato do filme “Alice no País das Maravilhas” — “Se não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho é caminho!” 

Traduzindo para a realidade do empreendedorismo, se você não sabe aonde que chegar com seu negócio, qualquer resultado está bom... 

Para que isso não aconteça com você, ou seja, com sua empresa sendo levada para onde a força do mercado levar, sem o seu consentimento, é fundamental que você tenha e execute o planejamento estratégico

O que é e como funciona o planejamento estratégico empresarial?

A expressão é linda, mas entender o que significa é ainda mais importante! Podemos definir que planejamento estratégico é a maneira de dizer como você vai sair do ponto A para o ponto B e qual o caminho que vai percorrer, com um grande detalhe: sem perder sua essência

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

Gosto de trabalhar o planejamento estratégico em 5 etapas. Vamos falar sobre cada uma delas: 

Primeira etapa: quem sou eu? 

Nesta etapa inicial do planejamento estratégico, você define quem é como empresa, como negócio, quais são suas características e o que te faz único, o seu propósito. 

Nesta fase, você precisa responder a três perguntas: 

  1. Qual é o meu negócio? 

Lembrando que, nessa definição, não é seu produto ou serviço, mas sim o que, de fato, você resolve ou entrega para seu cliente

  1. Qual a razão de você existir? 

Aqui, estamos falando da sua missão, o porquê de você acordar cedo todos os dias. 

  1. Quais os seus valores? 

Nesta pergunta, pense nas relações, nos atributos, nas características do seu negócio. 

Segunda etapa: onde estou?

Costumo utilizar duas ferramentas nesta etapa: a matriz SWOT (ou FOFA) junto com a Análise PEST. Com elas, fica mais fácil entender em qual contexto está inserido o seu negócio. 

Etapas do planejamento estratégico empresarial

Terceira etapa: aonde quero chegar?

Neste momento do planejamento estratégico, estamos olhando para o futuro, o desafio da empresa, o alvo que você quer atingir! 

Aqui trabalhamos dois pontos: 

  1. Visão de futuro: onde e como a empresa deseja estar daqui a 2 anos, pelo menos; 

  1. Objetivo geral: veja que é singular, então não invente moda, é um objetivo, e ele está atrelado a um resultado financeiro (vulgarmente chamado de lucro, risos), e de preferência deve ter um horizonte de tempo de pelo menos 1 ano.

Quarta etapa: como vou do ponto A para o B?

É nesta etapa que estabelecemos indicadores que precisam ser alcançados para que o objetivo geral se realize, e também quando colocamos o famoso 5W2H em prática, montando o plano de ação para o alcance dos indicadores e, consequentemente, do objetivo geral. 

Quinta etapa: acompanhamento

Este é o momento em que você deve ficar de olho para não desfiar o foco, ou deixar de alcançar algum dos indicadores estratégicos, e seguir validando as ações para que isso aconteça. 

Realizar um planejamento estratégico empresarial parece simples, mas não é. Por isso, caso precise de ajuda, você pode e deve contar com meu apoio e do Empreenda 360 (@empreenda_360)! 

Felipe Chiconato atua há mais de 12 anos com orientação e gestão de negócios. É especialista em Finanças Empresariais e Planejamento Estratégico. É bacharel em Administração, MBA em Gestão Financeira Avançada pela Universidade Paulista e pós-graduado em Gestão de Micro e Pequena Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. É sócio da empresa Empreenda 360º, focada em soluções digitais e consultorias em gestão financeira e planejamento estratégico de micro e pequenas empresas. Felipe também é criador de conteúdos e atua como palestrante em diversas feiras e eventos, como a FuturePrint, Concrete Show, Feira do Empreendedor do SEBRAE, PET South America, entre outras. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir nosso material exclusivo com estratégias para vender para diferentes tipos de cliente!

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