2018 |
O faturamento global da estamparia digital têxtil somou cerca de US$3 bilhões e 2.17 bilhões de m² estampados, o dobro de 2013. |
2018 |
Total de tecidos estampados cerca de $146.5 bilhões. |
8,5% |
Crescimento anual esperado para os próximos anos |
2023 |
Espera-se um faturamento próximo de US$5 bilhões e 4.07 bilhões de m² estampados. |
Estamos no tempo da cooperação, no tempo das colmeias onde a solu-ção completa raramente será de um só indivíduo ou grupo não interativo. O aporte de tecnologia eletrônica e química na estamparia digital causou uma grande mudança na realidade atual que promete se estender para o cenário futuro dos negócios têxteis de decoração com cor e imagem e acabamento com materiais funcionais.
A quebra da tradição milenar da estamparia serigráfica plana e rotativa no último decênio criou uma nova via de criação e produção, que por sua vez mudou muito dinheiro de mãos. A revolução científica por trás desta transformação atingiu a cadeia de fornecedores por inteiro – má-quinas, químicos, pesquisa e criação, formas de comercializar. Novos fabricantes e fornecedores sem tradição na indústria têxtil desenvolve-ram soluções independentes e agregados de microeletrônica, softwares e nanotecnologia que abalaram os muros. Se deram bem porque o tempo não é mais do conhecimento tradicional.
Cenário de uma revolução
Junto com a Internet, a impressão digital adquiriu autoridade como um sistema flexível, confiável, seguro, limpo e econômico aplicável em diversas mídias, incluindo tecidos técnicos e de vestuário. O design se libertou de muitas amarras técnicas e elevou a flexibilidade de pensar, executar e provar. A produção cortou muitos passos e se tornou capaz de entregar produtos acabados em menos de uma semana. Coleções cápsula inauguraram uma nova fase no mercado de moda que passou a contar com um recurso real para evitar sobras e não perder oportunidades de venda em nichos difíceis de atender. Agora os fabricantes podem pensar e desenhar suas peças e estampá-las e costurá-las em qualquer lugar do mundo que disponha de Internet, uma impressora digital ou serigráfica e uma célula de costura. As impressoras e tintas baixaram de preço e hoje empreendedores com baixa capacidade financeira podem ter uma estamparia moderna, eficiente e rentável que pode ser tocada com poucas pessoas.