Nas últimas semanas, as chuvas no Rio Grande do Sul causaram muitos estragos, o que colocou muitas cidades em Estado de Calamidade Pública, afetando 1,4 milhões de gaúchos.
Por todo o país, diversas empresas estão se mobilizando para enviar ajuda e doações para as vítimas do desastre, além de prestar suporte aos seus colaboradores e familiares que vivem nas regiões afetadas.
No setor têxtil, por exemplo, mais da metade da produção está paralisada. Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Vale Pimentel, explicou que o Rio Grande do Sul corresponde por 3,5% da produção nacional, contendo 2.808 empresas, que empregam aproximadamente 30 mil pessoas.
A FuturePrint, enquanto feira de comunicação visual, serigrafia e impressão digital têxtil, tem parceiros e expositores de diversos segmentos que também estão atuando para realizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul!
Conheça a seguir algumas dessas ações realizadas e saiba como ajudar!
Bold Brasil
Localizada em Jaraguá do Sul, a matriz da Bold Brasil é uma das empresas que está ajudando com campanhas para apoio ao Rio Grande do Sul após as enchentes.
A Bold – empresa fornecedora de chapas acrílicas, de policarbonato, Telhas, ACM, PETG, PVC e plásticos de engenharia – criou um posto de coleta que funciona 24 horas por dia para arrecadar roupas e mantimentos. Até o momento, já foram enviadas 6,5 toneladas de doações entre roupas, cobertores, alimentos, água potável, produtos e higiene e limpeza.
As doações seguem a todo vapor e o posto de coleta segue recebendo doações: Bold Matriz – Rua Manoel Francisco da Costa, 4500 – João Pessoa, Jaraguá do Sul, SC.
Delta CNC Brasil
A empresa Delta CNC Brasil – fornecedora de máquinas a laser para personalização – também tornou-se um grande ponto de coleta de doações! A Matriz da empresa, localizada em Salto (SP), está coletando alimentos não perecíveis, água, roupas e roupas de cama, além de produtos de higiene pessoal. Todos os itens arrecadados serão enviados ao Rio Grande do Sul até 14/05.
O endereço para o ponto de coleta é: Avenida Tranquillo Gianini, 920 – Distrito Industrial, Salto – SP
Disk Print
A Disk Print – distribuidora de plotters – também abriu suas portas para a coleta de itens para apoiar o Rio Grande do Sul.
Localizada em Contagem (MG), o ponto de coleta está arrecadando água mineral e alimentos não perecíveis, roupa de cama, produtos de higiene, roupas e ração para gatos e cachorros.
A Disk Print recebe os itens de segunda à sexta, das 08h às 18h, o endereço é: Rua Rio Comprido, 1942, Riacho das Pedras, Contagem – MG.
Rhino Máquinas
A Rhino Máquinas, com apoio de parceiros e de Marksuel Carlos – especialista em comunicação visual e embaixador digital da FuturePrint -, está participando de uma rifa para apoiar as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. A empresa doou uma Router CNC, que faz parte da premiação da rifa. Para participar, clique aqui!
SOS Comunicação Visual RS
Um grupo formado por empresários do segmento de Comunicação Visual se uniu numa vaquinha em prol de adquirir peças, equipamentos e matéria prima assim como cobrir custos de deslocamento técnico em prol das empresas de Comunicação Visual, Graficas, Brindes e afins, afetados pela catastrofe das cheias no Rio Grande do Sul. O grupo composto é composto por Bannerje Group, CVB Brasil, Wagner Camargo Treinamentos, Kleber Eccher, DCA, Midia Digital e Top Colors.
Qualquer pessoa também pode participar da ação! Para saber mais e doar, acesse o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-comunicacao-visual-rs
Outras Empresas da Indústria Têxtil que também estão ajudando
Hering
Em parceria com a ONG Ascendendo Mentes, a brasileira Hering, enviou 10 mil peças de roupas para o Rio Grande do Sul e apoia as doações financeiras levantadas pela ONG citada.
Herself
Empresa gaúcha pioneira na produção de calcinhas, biquínis e maiôs absorventes tecnológicos, a Herself também anunciou ajuda ao Rio Grande do Sul.
A empresa desenvolveu uma campanha de doação focada em higiene básica e saúde menstrual, a MenstruAção RS. Além dos 2.000 produtos da marca que foram doados, a Herself aceita doações para compra de produtos como absorventes descartáveis, toalhas de rosto e banho, papel higiênico, shampoo e condicionador, calcinhas e cuecas, escovas de cabelo e dente, desodorantes e chinelos.
Estes mesmos itens também estão sendo arrecadados na loja física da marca, que se tornou um ponto de coleta. Para os interessados em levar itens até o local: Galeria Metrópole – República, SP – 1º andar, loja 21.
Lupo
A Lupo, fabricante brasileira de moda íntima, meias e outros itens de vestuário, entregou 95 mil produtos ao Fundo Social de Solidariedade de Araraquara. Entre estes produtos, estão inclusos cuecas, coletes e peças de vestuário em geral. Todos os produtos doados serão enviados às áreas afetadas no Rio Grande do Sul.
Como ajudar?
O Governo do Estado reativou seu canal de doações para a conta “SOS Rio Grande do Sul”, pela Chave pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38 – Instituição Banrisul.
Os recursos recebidos pela campanha serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.