Você sabia que as almofadas personalizadas são um dos produtos mais vendidos na sublimação? Foi o que revelou o professor e empreendedor Matheus Cosso, da empresa Mario e Marias, em uma palestra na FuturePrint Xperience – que você pode assistir aqui.
Um dos principais motivos para isso: com vários tamanhos e formatos, as almofadas personalizadas são muito versáteis. Há opções tradicionais, quadradas, em formato de coração, travesseiros, naninhas, mini-almofadas — que são os ‘almochaveiros’ – e podem ser vendidas no ano todo.
Para Matheus, as mais procuradas são as almofadas retangulares, principalmente as do tamanho 21×30, que são as do tamanho da mídia da impressora A4, que a maioria dos produtores têm, seguida da A3. Além dos formatos, há muita procura pelas almofadas com lantejoula, “aquela que de um lado fica escondida a camada personalizada, e é revelada quando se passa a mão”, explica ele.
Almofadas personalizadas o ano todo!
Segundo o especialista, o Dia das Mães é a data em que o produto tem maior demanda, seguido do Dia dos Namorados. Mas há também algumas comemorações que não dependem necessariamente de um mês determinado, como aniversário de namoro e nascimento. “Quando o bebê chega, os pais mandam fazer uma almofada com os dados de nascimento da criança, como data, peso, medidas, signo… ela já fica como uma lembrança e parte da decoração. Outra data muito legal e que não é muito explorada por esse mercado é a Páscoa. Fazemos as almofadas retangulares, com bolso e uma arte que remete a uma caixa de chocolate ou um corpinho de coelho”, conta.
Temas e estilos mais procurados
O que acha de uma almofada com a foto do casal ou até mesmo do pet da família? De acordo com Matheus, a procura por esse estilo de personalização é maior na Mario e Marias. “É possível fazer também um mosaico com várias fotos e os clientes gostam bastante, literalmente é o carro-chefe. Destaque também as opções com personagens de heróis, que também saem o ano todo, em aniversários, presentes no geral”.
Já no setor de lembrancinhas, algumas das opções são os almochaveiros, as mini almofadas, as almofadas de pescoço e as almofadas com furo central para piercing – uma tendência do momento, segundo o especialista.
Qual o melhor tecido para sublimação de almofadas?
Não existe muito segredo. “Qualquer tecido que seja 100% poliéster, de preferência na cor branca, ou de cores claras, para que a sublimação pegue de maneira eficiente. Os tecidos mais tradicionais e indicados são o cetim, a helanca, o oxford, o aveludado (plush), entre outros. É importante pensar também no tipo de enchimento para que a almofada seja confortável. Às vezes o tecido da capa é super macio, mas com espuma como enchimento não fica legal. A dica é buscar opções com fibras selecionadas e até importadas, que dão um toque macio e de memória”, explica.
Vale a pena investir na sublimação de almofadas personalizadas?
Vantagens
Quem já trabalha com sublimação, a principal vantagem de oferecer almofadas em seu negócio, é que o empresário vai utilizar os mesmos equipamentos da personalização de camisetas, chinelo, azulejo, MDF e outros. Além de contar com um processo simples, os tecidos podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas. E o mais importante: “é um produto que o mercado aceita bem e tem uma demanda muito boa”, garante Matheus.
Ainda de acordo com ele, a margem de lucro é excelente, “porque o tecido é barato e você tem opção de vender só a capa da almofada ou com enchimento, onde você consegue controlar sua margem de lucro, que normalmente passa de 150% a 200%, ou até mais se for uma almofada mais elaborada, com mais detalhes de costura, predaria, etc.”.
Desvantagens
Aqui, o equipamento pode limitar a variedade de formatos. As impressoras A4 e A3 – que normalmente são as mais utilizadas – permitem apenas a produção de pequenas almofadas. “Para fazer naninhas grandes, fronha de travesseiro, almofadas para abraçar ou qualquer uma outra de formato maior, é preciso investir em uma impressora maior”, pontua.
Outro ponto muito importante é que você pode precisar de um profissional de costura, interno ou terceirizado: “muitas vezes é necessário esse apoio para a modelagem e acabamento, a não ser que você escolha comprar a capa já pronta”.
Passo a passo de como fazer almofadas personalizadas
Confira as dicas de Matheus Cosso:
1 – O primeiro passo é entender o tamanho da almofada que o cliente deseja, assim como a arte: se é foto, desenho ou algo escrito. Você vai precisar de pelo menos um computador com programa de edição para fazer esse criativo.
2 – Feito isso, agora é hora da impressão, com tinta sublimática. Normalmente são utilizadas impressoras jato de tinta da Epson e um papel específico para segurar a tinta.
3 – Na sublimação, você vai prensar essa mídia impressa no substrato, que no caso é o tecido – ou é o retalho da capa, ou a capa já pronta, onde você sublima direto. Se for fazer o fechamento da almofada só depois de colocar o enchimento por meio da costura, a personalização será feita no retalho. Mas se não tiver o costureiro no local, você pode comprar a capa pronta já com zipper, personalizando a capa vazia, e depois colocando o enchimento.
4 – O processo é o mesmo de quando se personaliza uma camiseta: em torno de 195 graus e 30 segundos, tomando todos os cuidados que a personalização de tecido exige.
Gostou? Agora, é só colocar em prática e oferecer esse almofadas personalizadas no seu negócio. Aproveite para ler também esse conteúdo sobre os cinco produtos mais vendidos na sublimação, com certeza vai ajudar você a trazer ainda mais novidades.