Impressão digital é um assunto cada vez mais recorrente entre os profissionais da moda, devido as possibilidades de personalização e combinações dos produtos desenvolvidos em confecções de todos os portes. Quem já aposta na técnica agora tem de aproveitar todo o conhecimento adquirido em criação, material e maquinário para navegar nas águas do mercado de decoração para o lar.
Equipamentos para desenvolvimento de estampas de moda foi aproveitado nos produtos de decoração assim como a lógica produtiva
Isso significa dar variedade ao portfólio do birô e aumentar a lucratividade com a produção de peças como toalha, almofada, cortina e estofamento. Produtora de tecidos e estampas, a marca carioca La Estampa resolveu abraçar esse segmento depois de 12 anos de experiência em coleções para o varejo. “Tecidos estampados para estofamento são importados e crescimento anual de mercado na faixa dos 10%. Isso justificou abraçar a oportunidade e fazer o investimento em decoração”, afirma a gerente de marketing, Mônica Pinho Barsuglia.
Para dar o pontapé nas vendas, foi feito um estudo prévio de dois anos sobre a durabilidade do produto exposto às condições de ambiente, tipos de tinta e substratos. O conjunto de equipamentos para desenvolvimento de estampas de moda, composto por modernas máquinas italianas, foi aproveitado nos produtos de decoração assim como a lógica produtiva que equaciona a discutida questão do preço mais alto dos suprimentos para impressão digital. “Atualmente, a tecnologia evoluiu muito e o custo não depende apenas do corante. É possível aumentar o rendimento das cores em outras etapas do processo e reduzir os custos.”
O chamariz comercial está na customização de pequenas tiragens, principalmente para quem pretende enveredar em B2B, ou seja, em venda para outra empresa. Além disso, chama atenção as alterações rápidas em escala e elementos feitas imediatamente, muitas vezes ao lado do cliente para chegar à estampa personalizada.