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Perspectivas profissionais do desenho de estampas

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O desenho de estampas é uma área profissional com oportunidades em diversas frentes, como moda, decoração, papelaria, e por extensão o design de games. Os profissionais dessa área são responsáveis por criar desenhos originais que serão utilizados para estampar tecidos, papéis, cerâmicas, para compor material de comunicação digital, história em quadrinhos, publicidade eletrônica e games.

As perspectivas profissionais para o desenho de estampas são positivas, pois essa área tem um largo campo de atuação. O mercado de moda é um dos principais compradores do serviço de desenho e por causa do dinamismo da moda, a demanda por novos desenhos é sempre alta, principalmente nas áreas que utilizam estampas, desenho de superfície e revestimentos. O crescimento do comércio eletrônico tem contribuído para o aumento da demanda de desenho profissional.

Os profissionais de desenho de estampas podem trabalhar de forma autônoma ou em empresas. Os autônomos geralmente trabalham para várias empresas ao mesmo tempo e nesta condição podem atender a uma gama variada de encomendas oferecendo uma variedade maior de estilos. Os profissionais empregados em uma única empresa atendem diretrizes de coleções e de desenvolvimento de produtos mais fechadas para suprir as características das marcas. Os dois lados têm suas vantagens: o autônomo pode desenhar com mais liberdade e criar portfolios autorais ou portfolios de estúdio onde pode reunir vários desenhistas cooperados e parceiros. E mesmo para aqueles que não gostam de obrigações fixas, arranjar e permanecer em um emprego por pelo menos um ano é a melhor escola para aprender a atender com presteza e acerto de mercado.

Para se tornar um profissional de desenho de estampas, de ilustração, de quadrinhos e de games, é muito importante dominar as técnicas de desenho e possuir criatividade e sensibilidade artística. No trabalho de estampas é muito importante estar atualizado sobre as tendências e respostas de aceitação dos produtos pelos consumidores da moda e do design e ter uma cultura de arte e de moda mais extensa possível.

Para entender de arte não é necessário ser um artista e também não é necessário ser um artista para ser um designer. design e arte são atividades diferentes. No entanto, para utilizar o pensamento da arte é necessário dominar a história da arte e por meio dela, identificar os diversos estilos de arte e de época. Com este domínio o trabalho do artista e do designer se contextualiza e se afinam. Com o domínio do pensamento da arte o trabalho do designer será mais valorizado e reconhecido no mercado porque ele terá argumentos e autoridade visual embasados na cultura artística. 

O domínio de estilos de época é a porta de entrada para o designer compreender as forças que modelam um determinado segmento de tempo, desde a antiguidade até o momento em que ele está trabalhando. O reconhecimento das forças que influenciam a percepção que a sociedade tem de seu momento histórico pode ser enquadrado no que se chama Zeitgeist, um termo alemão que significa "espírito do tempo" ou "sinal dos tempos". O termo é usado para descrever o conjunto de ideias, valores e tendências que caracterizam um determinado período histórico.

Zeitgeist é um conceito complexo e dinâmico, que está sempre se transformando, mas de qualquer forma ele é reflexo das mudanças da temporalidade social e desta forma o Zeitgeist é de fundamental importância para compreender o mundo ao nosso redor. O Zeitgeist é influenciado por uma variedade de fatores, como crenças, ondas revolucionárias e evolucionárias, eventos históricos, mudanças sociais e tecnológicas, macro e micro economia. Pode se dizer que o espírito do tempo é o reflexo de uma época, reflexo que o artista é capaz de captar, interpretar e representar. Além desse conjunto de percepção e acionamento, o artista tem a capacidade de projetar consequências das forças atuantes no momento e no futuro. O domínio e a prática desta inteligência diferenciam e distanciam os artistas profissionais dos amadores e em certa medida, distancia os artistas e os designers. Um é analítico do espírito do tempo, o outro utiliza o espírito do tempo para vender melhorias funcionais.

O Zeitgeist é importante para compreender o comportamento humano e a sociedade, o que é um recurso imenso para o trabalho de arte, de design e marketing porque possibilita identificar movimentos atuais e prever futuros. Esta contingência permite criar obras, peças e campanhas eficazes para comunicar valores a um determinado público.

O movimento feminista dos anos 1970, que iniciou o movimento de igualdade de direitos entre homens e mulheres e o movimento científico-digital dos anos 2000, que mudou a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e se divertem são exemplos de Zeitgeist.

Arte e Design

A esta altura é necessário separar um pouco mais os campos da arte e do design. Arte não resolve problemas e faltas porque seu cerne é a Estética – a harmonia das formas, o equilíbrio harmônico do ritmo e do movimento. Sendo assim, a Estética fala com a alma humana e não está focada na materialidade do mundo. A arte que se estrutura na Estética fala com a alma, mas não se prende só no belo, porque o feio também pode ser altamente significativo para a arte.

O Design se serve da Estética, mas nunca se desprende da harmonia e da beleza que são postas lado a lado com a utilidade e o serviço das coisas. Assim, não é possível vender um vestido ou outra roupa estampada com cores e imagens grotescas e desarmonizadas. Um bule, uma colher ou um carro feios e mal construídos e que trazem problemas funcionais e de usabilidade não vendem. Mesmo sob estilos circunscritos nas expressões contestatórias como Neopunk, o Neogótico e o Desconstrutivismo, o design não se desliga da beleza e utilidade do conjunto.

Nesta altura de nossos argumentos podemos aceitar que um artista tem o design como uma ferramenta intermediária e o designer o tem como fim. Um designer não precisa ser um artista porque sua missão é outra: resolver problemas, melhorar as coisas utilitárias. A arte nunca se propõe a ser utilitária.  

Salários

Os salários para os profissionais de desenho de estampas variam de acordo com a experiência, excelência e a área de atuação. Há desenhos de mil dólares que vendem e desenhos de 1 dólar que não vendem, ou seja, o sucesso profissional do designer não está no preço baixo.

Vejamos algumas circunstâncias que afetam os ganhos do artista, o desenhista de estampa, os ilustradores:

  • Em geral, os bons profissionais autônomos ganham mais do que os empregados, mas correm mais riscos. No nosso ponto de vista é menos arriscado trabalhar em grupo procurando reunir uma oferta variada para públicos diferentes ou instâncias diferentes de um mesmo nicho. Este recurso de cooperativismo executado sob o guarda-chuva da simbiose é poderoso. 
  • Embora as ferramentas digitais possam acelerar e simplificar o trabalho dos designers ilustradores, elas podem reduzir a prática fina que distingue o trabalho da ilustração com os materiais tradicionais do desenho digital. Desenhistas nascidos na era digital talvez não se preocupam em se expressar fora da tela do computador e de uma mesa digitalizadora e isso pode ser um falha danosa e restritiva das oportunidades de trabalho de design. Mesmo sendo grave, a falta de domínio dos materiais expressivos analógicos é mais prejudicial ao artista do que ao designer porque, em alta medida, o toque humano da arte é ligado nos materiais expressivos - o lápis, pincel, buril, goivas, papel, tela, tintas, etc.   
  • Sob qualquer condição, desenvolver habilidades de desenho e aprimorar as técnicas do desenho realista e abstrato ajuda na profissão de designer de estampa. A inteligência artificial tem grande facilidade de gerar desenhos realistas e mais dificuldade com abstratos e desenhos mais simples.
  • Estar atualizado sobre o mercado de moda e sobre os outros mercados que podem ser trabalhados é fundamental para a carreira de designer de qualquer campo. Saber das necessidades e desejos do mercado só ajuda.
  • A construção de uma rede de contatos é de suma importância para o sucesso da carreira de qualquer profissional, principalmente o designer. Participar de eventos da área, conectar e conhecer outros profissionais e reforçar relações e alianças amplia o conhecimento do que vende e o que não vende na sua área de atuação. Com este trabalho o nível de comunicação melhora e as oportunidades se ampliam.  
  • Timidez, circunspecção, vergonha de vender e chatice são inimigos mortais do designer que tem a profissionalização como meta. Nas profissões de serviço vence quem é competente na arte da comunicação associado ao domínio técnico e aos argumentos de venda.
  • Saber vender é de fundamental importância. Vender bem, primeiro ofertando o que realmente irá resolver as demandas de quem compra e paga pelo seu trabalho, depois pelo dinheiro.
  • O melhor vendedor do trabalho do designer é ele mesmo com um portfólio estonteante e arrasador aberto para o mercado.
  • Conter-se nas ousadias criativas é mais seguro do querer se antecipar ou se mostrar inteligente para um cliente ou potencial comprador. Sendo claro: é vital ouvir e interpretar o que estão pedindo para depois fazer. Se puder, melhore o resultado, mas não deixe de atender o essencial porque presume-se que o solicitante do trabalho sabe o que é necessário fazer para cumprir seus propósitos. E é bom lembrar que as pessoas se orgulham de suas ideias e a maioria detesta não ser ouvida e muito menos ser contrariada.
  • O desapego da propriedade de um desenho ou peça de criação já vendida é de extrema importância para a longevidade da atuação do designer profissional no mercado. O desapego ao que já foi feito é fundamental para que a criatividade continue viva e fluindo em bom ritmo. Se você vendeu para um cliente não venda algo igual ou muito parecido para outro cliente. Supere os trabalhos anteriores com outros melhores.
  • Não trabalhe por dinheiro e sim por prazer e focado em fazer o melhor e assim o dinheiro será uma consequência.  
  • Se você viu um trabalho de boa qualidade em outro lugar não copie por dois motivos: 1- Copiar não funciona no mercado de designer profissional. 2- O que você viu e gostou não é seu.  

Enfim, poderíamos falar sobre a profissão de designer de estampas por horas a fio, mas por hora podemos parar por aqui, lembrando que há muito material publicado a respeito, mas as relações valem muito mais do que publicações que oferecem atalhos, principalmente quando o material é sensacionalista e apartado da realidade do mercado.

A comunicação inteligente, a venda que resolve problemas e que satisfaz são infalíveis para o sucesso em qualquer profissão. No design o resto pode ser resumido no domínio de conhecimento e competência técnica.

Gráfico, Gráfico de pizza

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Sobre o ao autor:

Artista Plástico. Fundador da ArtZone Arte & Tecnologia focada em O&M de desenvolvimento de produtos e processos de estamparias analógicas de serigrafia e digital jato de tinta. ArtZone e Herculano Ferreira prestam consultoria no mercado têxtil desde 1988.

Herculano Ferreira – ArtZone Arte & Tecnologia – www.artzone.com.br – [email protected]

Aproveite para conferir: Guia definitivo da criação de estampas

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