Você já parou para pensar que a sublimação está presente em praticamente tudo o que usamos? A técnica é utilizada em produtos que desempenham um papel significativo em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não os percebamos explicitamente. Quer exemplo? O chinelo que calçamos ao acordar, a xícara para tomar café, a camiseta que vestimos, o caderno de estudos, o mousepad do trabalho, a ecobag para fazer o mercado e até as almofadas para descansamos ao fim do dia.
A sublimação é um processo pelo qual uma substância passa diretamente do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido intermediário. Isso é usado para transferir tintas ou corantes para materiais diversos, como tecidos, plásticos e metais, criando designs coloridos e duráveis.
“A sublimação é muito versátil, que permite aplicação em diversos substratos, de forma simples e prática. Com isso, leva a oportunidade de trabalharmos em diversos nichos, em grandes ou pequenos formatos, trazendo a possibilidade de iniciar no segmento com baixo investimento e produzindo peças com muito valor agregado”, explica Mayara Calderone, que desenvolve trabalhos e ministra cursos e mentorias voltados à área, no Portal Sublimático.
Produtos de sublimação fazem parte de nosso cotidiano:
Vestuário e têxteis: camisetas, roupas de cama, cortinas e outros itens têxteis são fabricados com impressões de sublimação. Isso permite que as cores sejam vibrantes e resistentes à lavagem.
Brindes personalizados: canecas, chaveiros, mousepads, bolsas e outros produtos promocionais frequentemente apresentam designs de sublimação, permitindo personalização com alta qualidade de imagem.
Decoração de interiores: almofadas, cortinas, tapetes e outros itens de decoração podem ser decorados com sublimação para adicionar um toque de cor e estilo a ambientes domésticos.
Sinalização e banners: banners publicitários, sinalizações em lojas e displays em eventos frequentemente usam sublimação para criar gráficos atraentes e duráveis.
Produtos esportivos: uniformes esportivos, toalhas, bolsas de ginástica e outros produtos relacionados ao esporte podem ser personalizados usando a sublimação.
Produtos de papelaria: cadernos, agendas, capas de telefone, capas de tablet e outros itens de papelaria muitas vezes apresentam designs de sublimação.
Materiais de escritório: mousepads, canetas, organizadores de mesa e outros itens de escritório podem ser decorados usando sublimação.
Produtos eletrônicos: o mesmo acontece com capas de telefone, capas de laptop, cases para tablets e outros acessórios eletrônicos.
Artigos de cozinha: a sublimação é frequentemente usada para decorar itens de cozinha, como aventais, luvas térmicas, panos de prato e tábuas de corte.
Artes e artesanato: tecidos, papeis especiais e outros materiais de artesanato podem ser submetidos ao processo de sublimação para criar peças únicas e coloridas.
Importância da criatividade na sublimação
Segundo a especialista do Portal Sublimático, é importante entender que a concorrência é importante para que possamos ver o mercado de uma forma mais ampla, sempre buscando inovar em produtos diferenciados e artes que sejam atrativas para os clientes. “O sublimador deve sempre estar antenado às tendências, que muitas vezes são oportunidades de venda. Sempre existem temas em alta, além de datas comemorativas, que proporcionam um maior volume de produção”, conta.
Mayara deixa claro a importância de procurar referências, mas também desenvolver coisas novas. “Buscar inspirações é normal em qualquer setor que envolva arte, mas é muito válido criar estampas diferenciadas para se destacar no mercado. Para isso, mesmo com uma grande demanda de artes prontas à venda, busque conhecimento para criação das suas próprias estampas, é o que muitas vezes diferencia o produto dos demais”, diz ela.
Como planejar e colocar em prática?
Mayara dá algumas dicas valiosas:
– Primeiro é necessário entender que, como qualquer segmento, é importante buscar conhecimento antes de iniciar. Fazer um estudo de campo, para entender as possibilidades de onde incluir os produtos com as ideias que deseja criar.
– Invista em cursos de capacitação para ter uma menor perda de produtos e ter conhecimento para criar itens diferenciados, para atrair mais clientes.
– Também deve-se atentar ao investimento desejado, levando em consideração os produtos que deseja produzir. Não adianta investir em produtos e equipamentos de má qualidade, pois poderá trazer mais prejuízos do que lucros.
– Muito mais importante que saber sublimar, é saber precificar e vender seu produto. Uma boa divulgação com fotos de qualidade, descrição completa e prazo de produção justo, fazem com que atraia mais clientes interessados.
– Por fim, para fidelizar os clientes, crie boas experiências e indicações. A apresentação do produto, embalagem, comunicação e pós-venda são essenciais nesse momento.
Gostou deste conteúdo? Já deu para perceber que a sublimação agrega importância efetiva, não é? Trata-se de um segmento de grandes oportunidades e que cresce a cada dia, inovando sempre em formas de aplicação e produtos, podendo atender com qualidade as demandas em qualquer escala. Que tal pegar todas essas dicas e começar a colocar em prática? Fique ligado em nosso canal e acompanhe dicas e novidades do setor!