Adesivos vinílicos antes usados para “envelopar” carros saíram das garagens e foram para dentro de casa. Considerados uma opção barata e com durabilidade “ao gosto do freguês”, estão sendo usados por arquitetos em seus projetos, especialmente para cobrir móveis e eletrodomésticos, seja para repaginar aquele objeto já mais envelhecido ou incrementar a decoração.

Foi o que fez a arquiteta paulistana Ana Yoshida, ao cobrir uma geladeira de um cliente com adesivo. Como na residência cozinha e sala são integradas, a ideia da profissional foi integrar o eletrodoméstico à decoração. “É uma tendência atual, durável e que pode ser trocada facilmente, caso a pessoa ‘enjoe’”.

Parte do público opta por esse serviço ou por saber que o móvel que possui é de maior qualidade dos comercializados atualmente ou porque, devido ao atual cenário econômico, seja mais barato cobrir o objeto com material em vinil – que pode ser impresso com qualquer estampa – do que comprar um novo.

A Personnalité Papéis de Parede, de Belo Horizonte (MG), percebeu um aumento (ainda não financeiramente mensurado) entre dezembro de 2015 e janeiro 2016, especialmente no segmento de projetos de decoração. A expectativa de crescimento de negócios para esse ano incentivou a empresa mineira a investir em uma nova máquina com tinta mais durável e maior qualidade.

17