Você sabe o que muda de uma camiseta básica para uma camiseta com strass aplicado? Tudo! A peça ganha brilho, beleza, valor e consequentemente gera mais vendas para o seu negócio. Mas você sabe o que é e como aplicar o strass termocolante em camisetas? É o que vamos explicar aqui. Acompanhe!

O que é strass termocolante?

Especialista no assunto, Marcelo Bocão, do Portal Sublimático, define o strass termocolante como um tipo de material — na maioria das vezes — sintético, que simula alguns tipos de pedrarias.

E é isso mesmo. “O strass é aplicado no tecido com um tipo de cola, que é ativado pelo calor de uma prensa térmica e, dependendo do tipo de material e da ideia do produto, também pode ser aplicado com o ferro de passar”, explica ele.

As famosas pedrinhas deixam a roupa com uma cara completamente diferente e o melhor: nunca sai de moda. O portal Estampa Web explica bem que não são necessários altos investimentos para contar com esse tipo de efeito em seus produtos: “Por ser efeito bonito e chamativo, é normal acharem que o strass é caro, no entanto depende muito da qualidade do produto, existem os mais caros com uma vida útil maior, e outros nem tanto”.

Outro ponto positivo de trabalhar com o strass termocolante em camisetas e em outros produtos é que ele pode ser aplicado em diferentes tipos de tecidos e materiais. Ou seja, é muito versátil.

“Não dá nem para dizer que um tecido é mais recomendado do que outro. O mais importante é entender qual a ideia e o efeito buscado, para que você possa criar o produto e ter o melhor resultado com o strass termocolante”, conta Marcelo.

E se é de ideias que você precisa, o especialista dá algumas dicas: “pensando em um tipo de material em que você vai privilegiar o design da peça, você pode usar o strass termocolante para destacar um detalhe, um ponto em que pretende chamar a atenção. Por exemplo, em uma camiseta preta você pode criar todo o desenho com as pedrinhas”, exemplifica.

“Uma outra dica é usar uma estampa com o processo de sublimação e aplicar o strass apenas em alguma parte dela, como um estampado da cabeça de um tigre, com strass apenas nos olhos do animal ou em seu contorno”, complementa Marcelo.

Agora que você já sabe o que é o strass termocolante e as vantagens de utilizá-lo, que tal entender como aplicar esse efeito em camisetas? Confira o passo a passo mais comum de se fazer dentro das estamparias, segundo Marcelo Bocão:

Passo a passo para aplicar strass termocolante em camisetas

1. Confira as orientações do fabricante do material

O primeiro passo é observar as informações que devem constar nas orientações do fabricante do material. Algumas empresas vendem vários tipos de strass com desenhos prontos para você aplicar nas camisetas.

Neste material, devem constar as informações corretas sobre o tempo, a temperatura e, às vezes, a pressão para utilizar na prensa térmica. “Mas, em geral, a pressão que usamos em estamparia é feita de forma sensitiva”, destaca o especialista.

2. Configure a prensa térmica

Depois, configure a prensa de acordo com a recomendação do fabricante do material, normalmente em torno de 180 graus por 30 segundos — “essa é uma média que os fabricantes utilizam, mas reforço a importância de observar a característica de cada material”, observa Marcelo.

3. Coloque o tecido na prensa

Primeiro, faça uma pré-prensagem por mais ou menos 10 segundos para remover a umidade do tecido e, também, deixá-lo bem lisinho. Posicione o strass onde você quer, e faça a aplicação com a prensa térmica.

Strass termocolante

Cuidados para garantir a durabilidade da peça

Não existe milagre. As peças precisam, sim, de cuidados para que as pedrinhas não caiam e o efeito tenha uma durabilidade maior. “O termocolante é um material muito bom, mas a área de contato é pequena e isso promove um desgaste muito rápido. Então, o principal fator para manter a durabilidade da peça são os cuidados na hora de lavar e passar”, explica Marcelo.

Na hora de lavar: a camiseta precisa ser lavada de uma forma suave, utilizando a máquina de lavar. Escolha sempre os ciclos mais curtos, com menos tempo de molho e o método de lavagem mais simples possível, “imaginando que a roupa não tenha uma sujeira muito severa que precise de ciclos mais intensos de lavagem”.

Na hora de passar: evite o contato direto do ferro nas pedrinhas, lembrando que o termocolante pode voltar a ficar mais maleável na alta temperatura, contribuindo para que as peças saiam.

Além de camisetas, em quais tipos de peças esse efeito pode ser aplicado?

Aqui, conta muito a criatividade, já que o strass termocolante é versátil e pode ser aplicado em uma grande variedade de peças de roupas, não só camisetas. É o caso de jaquetas, calças e shorts jeans.

Ainda de acordo com Marcelo, o strass pode ser aplicado em nécessaires, alguns tipos de bolsas, estojos, almofadas (como decoração) e até mesmo em alguns tipos de quadros.

Gostou? Se você é do mercado, essa é uma ótima dica para diversificar os produtos oferecidos e aumentar ainda mais as suas vendas. Confira aqui também 8 tipos de estampa em serigrafia que agregam valor à sua peça!