Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

6 aplicações do vinil adesivo na comunicação visual

Vinil adesivo na comunicação visual
Por sua versatilidade, durabilidade e custo-benefício, o vinil adesivo é bastante popular em projetos de comunicação visual. Conheça 6 aplicações do adesivo vinílico nesse segmento e saiba como utilizá-lo em seu negócio!

O vinil adesivo está por toda parte — em vitrines, automóveis, na decoração de empresas, na sinalização urbana e organizacional, em peças promocionais do comércio etc. Afinal, este é um dos materiais mais versáteis na comunicação visual, estando disponível, ainda, em diferentes tipos e cores. 

Por tudo isso, ele pode ser utilizado nos mais variados projetos. Se você quer saber mais sobre algumas das diversas possibilidades de uso desse material, continue a leitura. Confira 6 aplicações do vinil adesivo na comunicação visual! 

Por que o vinil adesivo é tão utilizado na comunicação visual?

Há vários fatores que fazem do vinil adesivo um material tão presente nos projetos de comunicação visual. Por exemplo: 

  • É um material durável; 
  • É um adesivo resistente; 
  • Tem bom custo-benefício; 
  • O adesivo vinílico é bastante versátil; 
  • Adapta-se facilmente a diferentes superfícies; 
  • Contribui para um efeito visual atrativo e refinado; 
  • Com a aplicação correta, não danifica a superfície; 
  • Permite troca ágil e fácil, possibilitando a atualização da comunicação visual sem dificuldades.

Além disso, como explica Leonardo Silva, da Idearte Comunicação Visual, o adesivo vinílico "é um material que aceita impressão digital, o que eleva as possibilidades de aplicação na comunicação visual". 

O especialista complementa, ainda, que o fato de o adesivo vinílico poder ser aplicado tanto em superfícies planas quanto curvas também oferece ainda mais oportunidades de aplicação. 

Outro fator que potencializa o seu uso é a disponibilidade do material em diferentes tipos, como vinil adesivo fosco, brilhoso, adesivo vinílico transparente, metalizado e eletrostático. 

Como utilizar o adesivo vinílico na comunicação visual?

Com toda essa versatilidade e facilidade de aplicação, o material pode ser utilizado em diversos segmentos. Conheça, a seguir, alguns exemplos dos principais usos do vinil adesivo na comunicação visual: 

1. Decoração e envelopamento automotivo

"O vinil adesivo é um material utilizado para decorar e envelopar automóveis sobretudo por não danificar a superfície no qual é aplicado", explica Silva. 

Além disso, o vinil para envelopamento também se diferencia de outras alternativas por sua resistência e durabilidade, preservando a estética por um bom tempo.

Vinil adesivo para envelopamento de automóveis

2. Adesivo para vitrine

Outra aplicação comum para o adesivo vinílico são as vitrines do comércio. Por ser um material de fácil aplicação e troca, ele é utilizado também para sinalizar campanhas e ações mais pontuais — como vitrines para Dia dos Namorados, Natal, Black Friday etc. 

Entre as diversas alternativas, o vinil adesivo recortado é bastante aplicado nas vitrines, permitindo mais criatividade e flexibilidade no desenvolvimento das peças de comunicação visual

3. Adesivo vinílico para portas e paredes

O vinil adesivo transparente é um dos mais buscados para aplicação em paredes e portas feitas de vidro.

Além da impressão de uma arte atrativa, ele possibilita que se tenha uma visão do que ocorre do outro lado do ambiente adesivado.

4. Adesivo de sinalização

A aplicação do adesivo vinílico para sinalização também é usual. Por questões de segurança, de merchandising ou endomarketing, esse material pode exercer diversos papéis em variados tipos de peças de sinalização.

Vinil adesivo para sinalização

Isso inclui orientações de segurança, localização de caixa, sanitário, saída de emergência, guichê de informações, setores e departamentos, entre outras aplicações. 

Com a finalidade de contribuir para a segurança, o vinil adesivo prismático é uma boa alternativa, já que é retrorrefletivo e muito resistente, inclusive quando aplicado em ambientes externos.

5. Vinil adesivo decorativo

Por ter um apelo estético atrativo e por sua variedade de formatos e tipos, o adesivo vinílico também é bastante requisitado em projetos de decoração. 

Para isso, pode-se utilizar, por exemplo, o vinil perfurado, que garante um caráter decorativo, porém sem comprometer a visibilidade a partir da parte interna do local aplicado. 

O adesivo de vinil fosco é outra possibilidade, mas para aplicações de decoração que precisem ter a funcionalidade de conter a entrada de luz. Assim, eles permitem criar uma peça de grande impacto visual para decorar armários, portas, azulejos, balcões e uma ampla variedade de ambientes e objetos. 

6. Adesivo vinílico para promoções

O vinil adesivo também é um material indicado para peças de comunicação visual promocionais, destacando preços, condições especiais e outras campanhas. Uma das possibilidades para essas aplicações é o vinil eletrostático

"Esse vinil é simples de aplicar e adere facilmente em superfícies lisas. Ele pode ser trocado também conforme a campanha do mês, por exemplo, não deixando vestígios e sujidades nas superfícies. Entre os vinis, esse não é o mais durável, outro motivo para optar por ele para ações de menor duração do comércio ou dentro das empresas", complementa o especialista. 

Se você gostou do nosso conteúdo sobre aplicações do vinil adesivo na comunicação visual, aproveite para conferir nosso guia com técnicas para aprimorar seus projetos nesse segmento!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar