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Atualização de fachadas: quais são as opções de materiais?

Article-Atualização de fachadas: quais são as opções de materiais?

Fachada de estabelecimento comercial
Confira as melhores alternativas de materiais para fazer seu projeto se destacar no mercado

Os materiais para atualização de fachadas podem ser fundamentais para permitir que uma marca se destaque da concorrência, ajudando a transmitir e fortalecer os valores de uma empresa, a trazer credibilidade para um negócio e a estimular a conexão e a atração com o público de interesse.  

Conforme um estudo, a aparência externa de um negócio é responsável por cerca de 45% da imagem de marketing de uma companhia. Portanto, a atualização de fachadas, com o material ideal, pode ser algo extremamente benéfico para os negócios no longo prazo. 

E, hoje, há uma grande variedade de materiais disponíveis. Que tal saber mais sobre eles? Continue a leitura e, a seguir, descubra mais sobre as principais alternativas de materiais para atualização de fachadas com os quais você pode trabalhar no projeto de seus clientes. 

Quais são as principais opções de materiais para atualização de fachadas?

O mercado de comunicação visual é bastante inovador e dinâmico. Com isso, surgem constantemente novos tipos de insumos e aplicações criativas de materiais para projetos de fachadas cada vez mais diferenciadas.  

Entre os materiais mais utilizados para isso, estão: 

ACM

O ACM (Aluminum Composite Material) é um material composto por lâminas de alumínio e polietileno. 

Ele é bastante durável e resistente a variações de temperatura, sendo recomendado especialmente para fachadas externas. 

Por seu fácil manuseio, o ACM permite o desenvolvimento de fachadas com elementos curvos, oferecendo elegância e distinção ao projeto. 

Acrílico

O acrílico é um material com grande maleabilidade, o que faz com que possa ser facilmente manipulável em formas e ângulos diferentes, oferecendo versatilidade e criatividade para os projetos de atualização de fachadas.  

Ele é bastante utilizado para a sinalização retroiluminada ou para letras 3D em fachadas, oferecendo um visual vibrante. Esta é uma opção de material mais utilizada para fachadas internas.  

Aço corten

Este é um material para atualização de fachadas moderno, durável e que apresenta grande resistência — maior do que a do aço comum.  

Sua manutenção é bastante simples e o material oferece proteção contra corrosão e ação do tempo. Como o aço corten é 100% reciclável, ele pode ser uma escolha adequada para a fachada de empresas que têm a sustentabilidade entre seus pilares.  

Aço inoxidável

O aço inoxidável ajuda a criar uma aparência semelhante ao alumínio com uma estética metálica sofisticada.  

É excepcionalmente durável e pode resistir a arranhões e a intempéries. Outro diferencial é que tem limpeza facilitada e é resistente à corrosão.  

Adesivos e lonas

Estas são opções fáceis de instalar, econômicas e bastante personalizáveis para fachadas. Ainda, esses materiais permitem fidelidade às cores e imagens impressas.   

Atualizar a fachada com adesivos e lonas pode ser uma ótima escolha especialmente quando se trata de atualizações sazonais, para divulgar campanhas de prazo limitado, ou quando o orçamento do cliente é reduzido. Para estabelecimentos comerciais com diversas entradas, utilizar lonas e adesivos também pode ser uma decisão custo-eficiente.  

Alumínio

Este é um material para atualização de fachadas considerado forte, resistente e durável. Suas apresentações básicas incluem alumínio galvanizado ou escovado, ambos criam uma estética moderna e atrativa.   

Letra caixa

Esta é uma solução para atualização de fachadas que chama bastante atenção. As letras podem ser fixadas na parede da fachada ou em bases feitas com outros materiais.   

É possível instalá-las com fontes de luz, oferecendo visibilidade para o nome do estabelecimento 24 horas por dia.   

As letras caixa podem ser feitas a partir de uma ampla variedade de materiais, como aço escovado, acrílico, alumínio e MDF.   

Madeira

Trata-se de uma alternativa de material resistente, sendo bastante utilizada por empresas que buscam um visual mais rústico, vintage e/ou acolhedor. Sua manutenção exigirá alguns cuidados, como a aplicação de vernizes impermeabilizantes.  

O que considerar na escolha do material para atualização de fachadas?

"O material da fachada é um elemento muito importante para a exposição da marca. Esses materiais ajudam a definir a atmosfera da empresa antes mesmo que o cliente entre no estabelecimento”, explica o professor de produção gráfica da Univates Paulo Pedote. “Os materiais certos podem ajudar a personificar uma marca e demonstrar seus valores ao mesmo tempo em que convidam os clientes a entrar na empresa", completa.  

Por isso, é fundamental que a escolha seja bem-feita, considerando critérios como:  

Marca

Ao avaliar os materiais para atualização de fachadas, é importante colocar-se no lugar de um cliente do mercado-alvo que não esteja familiarizado com a marca.  

Deve-se considerar que percepções ele teria ao visualizar a fachada com cada tipo de material, buscando aquele que combine com os valores e diferenciais que a marca quer transmitir.   

"Por exemplo, digamos que a contratante seja uma floricultura de inspiração boho e delicada. A escolha de uma fachada com letras pesadas em cores vibrantes não seria a ideal”, ilustra Pedote. “Já a fachada para uma startup jovem e divertida pode combinar com letras 3D luminosas, diferentemente de um escritório de advocacia que busca criar uma estética mais sofisticada e polida e que poderia combinar com uma fachada em aço ou ACM, por exemplo."

Durabilidade e fidelidade de cores

É importante conhecer as características do local no qual será feita a atualização de fachada. Se ele for exposto a muito sol, por exemplo, será preciso considerar os efeitos do desbotamento.  

Nesses casos, materiais como o adesivo e o ACM, com o passar do tempo, podem sofrer variações de cor, sobretudo nos tons de pigmentação magenta, fazendo com que o vermelho se aproxime do rosa, conforme a exposição contínua ocorre.   

Espaço disponível

Também é importante levar em conta a metragem disponível para instalação da nova fachada. Isso inclui não apenas o espaço vago como o seu alinhamento em relação a restrições de dimensões para fachadas, como ocorre em shoppings e em regulamentos de zoneamento urbano — como a Lei Cidade Limpa, em São Paulo. 

Para conhecer outros materiais para atualização de fachadas, leia também nosso artigo com 4 soluções para ir além das lonas das fachadas!

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