Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça as possibilidades da impressão 3D na comunicação visual

Article-Conheça as possibilidades da impressão 3D na comunicação visual

Conheça as possibilidades da impressão 3D na comunicação visual

A impressão 3D abre um leque de oportunidades para as empresas que desejam inovar e ampliar o seu campo de atuação. Afinal, a tecnologia permite o desenvolvimento dos mais variados produtos – desde os mais simples até os mais complexos – para diversos segmentos, incluindo o da comunicação visual.

“Trata-se de umas das principais inovações do cenário da Indústria 4.0 que estamos vivendo. Seu poder de criação vem revolucionando diversos mercados e processos, oferecendo soluções para pequenas e grandes empresas e indústrias”, ressalta Guilherme Emanuel Santos, diretor de marketing da Print it 3D.

De acordo com o profissional, os métodos tradicionais e artesanais de materialização limitam a liberdade criativa para a criação de novos produtos, já que são mais demorados e exigem profissionais especializados.

A impressão 3D, ao contrário, torna tudo mais rápido, fácil e barato, uma vez que as impressoras possuem baixo custo e ocupam um espaço reduzido de trabalho. Dessa forma, é possível dar asas à imaginação e testar novos designs, composições e cores.

Aplicações da impressão 3D na comunicação visual

“O potencial de aplicações da tecnologia é infinito. Áreas de engenharia, design de produto, decoração, arquitetura, medicina, odontologia e marketing já se beneficiam dessa inovação, obtendo cases de sucesso no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos e à otimização de processos”, explica Santos.

O especialista diz que é possível identificar grandes oportunidades para a impressão 3D na comunicação visual, principalmente na produção de letreiros, mockups, brindes, troféus, totens, miniaturas, mascotes, painéis e esculturas.

Com a tecnologia, é possível criar formas e geometrias bastante complexas, com alto grau de detalhes. Também fica mais mais fácil replicar as peças depois, pois a arte é criada de forma digital. Dessa forma, é possível reduzir espaço físico, custos, desperdício de insumos e prazos.

Entenda como o processo funciona

A impressão 3D funciona por meio da adição de camadas sobrepostas umas as outras. Com isso, os objetos são impressos camada por camada, até serem moldados na forma final desejada.

Para imprimir um objeto em 3D, é preciso criar um modelo tridimensional no computador antes. Depois, este modelo é inserido no software da impressora para o início do processo de impressão. Vale dizer que é possível, também, definir as dimensões da imagem.

Normalmente, as impressoras 3D usam o plástico ABS - Acrilonitrila Butadieno Estireno, que é  bastante rígido e leve, dando, assim, um excelente equilíbrio entre resistência e flexibilidade. Também é comum imprimir com o PLA (Ácido Poliático), polímero biodegradável produzido com ácido láctio, fermentado a partir de culturas.

Quer saber mais sobre as possibilidades da impressão 3D no mercado de comunicação visual? Divida conosco as suas dúvidas no campo de comentários abaixo e até a próxima!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar