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5 dicas para montar um PDV criativo

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Saiba como deixar seu ponto de venda físico mais atraente utilizando a comunicação visual.

O ponto de venda, ou simplesmente “PDV”, nada mais é do que o local onde seu produto é exposto para a venda. Ou seja, um supermercado é um ponto de venda, uma farmácia é um ponto de venda, uma loja física - ou virtual - também é um ponto de venda.

Então, basicamente, quando falamos sobre como montar um ponto de venda criativo, estamos falando sobre quais as estratégias adotar para tornar seu produto mais atraente no(s) PDV(s) onde ele é exposto.

Nesse post, vamos dar exemplos de como isso pode ser feito nos pontos de venda físicos, a partir da (boa) utilização da comunicação visual.

O especialista no assunto, Arnaldo Peres Júnior, diretor comercial da Neoband, reforça que o PDV é o lugar onde mais estamos suscetíveis a comprar. “Por isso, quanto mais criativo e dinâmico, maior será a chance do produto ser comprado”, diz.

Ele exemplifica: “Quando entramos em um supermercado, em uma farmácia, em um shopping center, temos uma grande oferta de produtos e promoções. Por isso, a criatividade e a instalação bem estruturada de um PDV são fundamentais para buscar o destaque que necessitamos para encantar os clientes”.

Dicas para montar um PDV criativo

Confira alguma dicas do especialista Arnaldo Peres Júnior:

1 - Um bom PDV deve ser pensado de forma estratégica. Imagine que você venda bebidas energéticas e tem uma farmácia como PDV. A coisa mais importante a se fazer vai ser garantir que seu produto seja exposto na entrada ou próximo a fila do estabelecimento, que são momentos em que o cliente pode se interessar mais por esse produto, e não, por exemplo, ao lado dos remédios para dor de cabeça. “O objetivo é buscar sempre valorizar as principais características da sua marca e produto”, diz Arnaldo.

2 - Agregue materiais de boa qualidade, que reforcem a sua mensagem, despertando a curiosidade e atraindo mais clientes para conhecer o que você tem a oferecer. Afinal, não cairia bem para uma marca de cosméticos veganos, por exemplo, estar exposta em uma gôndola que utiliza muito plástico. Já uma prateleira também feita de materiais sustentáveis chamaria muito mais a atenção.

3 - “Neste mercado competitivo, a inovação é peça fundamental para destacar o produto. Os PDVs modernos agregam tecnologia com o uso de telas de LCD e a Realidade Aumentada em uma combinação extremamente eficaz”, relata Arnaldo. Portanto, sempre que possível, traga inovação e recursos tecnológicos para o seu PDV.

4 - Crie interações com o seu público. “A interação do consumidor com a peça de PDV traz um novo sentido neste mercado. Fazer com que o cliente interaja com o PDV através de uma experiência é o desafio da modernidade”, detalha Arnaldo.

5 - Abuse da imaginação. Arnaldo reforça que não há limites na hora de criar a estratégia e as peças do seu PDV. “A fabricação de peças de PDV é muito dinâmica, a criatividade em conjugar recursos de impressão, matérias primas, tecnologia não tem limites”, diz. E mais: ele destaca que é possível criar peças de PDVs com muita economia, graças a variedade de recursos que é muito grande e possibilita atender vários tipos de orçamentos, desde o mais econômico até os mais sofisticados. “Vale lembrar que o valor investido não significa retorno garantido. É preciso focar na criatividade da concepção da peça. O mercado brasileiro é muito criativo, temos excelentes profissionais que focam na relação custo-benefício dos clientes”, conclui.

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Principais materiais para a criação de um PDV

Arnaldo detalha: “Para fabricar uma peça de PDV, podemos utilizar papelão, placas de PVC, PS, EVA, foam board, polionda, acrílico, LED, telas de LCD, entre outros. Também é importante citar a Realidade Aumentada, que não é uma matéria-prima, mas é uma ferramenta importante para a criação da interação com o público”, diz.

Principais tipos de impressão utilizados para criar PDVs

Pensando nesses materiais todos é fácil prever que a mais variada gama de impressoras podem ser utilizadas quando o assunto é PDV. “Impressoras digitais de pequenos e grandes formatos e pequenas e médias tiragens. Vale lembrar que, no caso de tiragens maiores, é preciso direcionar a engenharia para as impressoras off set e serigrafia”, reforça Arnaldo.

Ele ainda alerta: “É muito importante que o profissional conheças as possibilidades técnicas de impressão e fabricação das peças de PDV. Essa última é muito extensa e variada, por isso, o profissional precisa estar constantemente se atualizando e interagindo com as fábricas na busca de novas tendências”.

O mais legal para o profissional, no entanto, é que estamos em um mundo é globalizado e sem fronteiras, o que permite a qualquer pessoa pesquisa novas ideias e tendências e utilizar no mercado nacional.

E quais as principais tendências em PDVs para 2023?

“Acredito que uma das principais tendências para 2023 é a utilização de materiais sustentáveis, além do uso da tecnologia, que vai permitir combinar a experiência visual com a interação do consumidor no PDV”, resume Arnaldo.

De acordo com ele, a preocupação com o meio ambiente e o uso responsável de matérias primas recicláveis é imperativo para o atual momento que vivemos. Além disso, as tendências tecnológicas agregam valor nas peças, marca e produto e geram conexão com os consumidores.

“A experiência de interação digital (tecnologia de informação e web) com as peças dos PDVs em pontos estratégicos é uma tendência com foco nos novos consumidores, pessoas que estão acostumadas com o uso de celulares e familiarizadas com tecnologia”, lembra o especialista.

E completa: “Hoje, notamos uma ampliação do uso da Realidade Aumentada nos pontos de vendas. Ela está mais acessível e econômica, permitindo misturar a impressão convencional com o celular. O consumidor tem uma experiência ímpar quando ele fotografa com o celular o QR Code impresso no PDV e imediatamente começa interagir com o produto. Esta experiência é muito eficaz na conversão dos pedidos e na captação de LEADS”.

Mais do que isso, para Arnaldo, o aumento da utilização das novas tecnologias e, em especial da RA, no PDV, faz ainda com que o consumidor deixe informações importantes para as marcas. E, no futuro, elas entrar em contato e estreitar relacionamentos por meio dessas informações.

Agora que você já sabe como montar um PDV criativo e que chame a atenção dos seus clientes, que tal colocar tudo isso em prática? Outro conteúdo que pode te ajudar nessa, é esse aqui: Vitrinismo e visual merchandising: como se destacar na comunicação visual de vitrines? Clique e confira! 

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