Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_1205245420.jpg

Repintar poliéster do alumínio do ACM é um erro?

Embora resistente, com o tempo pode ser necessário repintar poliéster do alumínio do ACM. O acabamento superficial do ACM, por meio da pintura das placas, é feito, na maioria dos casos, utilizando tinta à base de poliéster ou de Kynar (à base de PVDF - Fluoreto de Polivinilideno).

O acabamento superficial do ACM, por meio da pintura das placas, é feito, na maioria dos casos, utilizando tinta à base de poliéster ou de Kynar (à base de PVDF - Fluoreto de Polivinilideno). Como já vimos aqui, essas tintas possuem indicações para projetos específicos, além de apresentar diferentes atributos e benefícios. No caso da Kynar, por exemplo, está entre suas vantagens a alta durabilidade. Por sua vez, a pintura com poliéster, embora seja resistente, tende a durar menos. Por conta disso, uma dúvida comum é se repintar poliéster do alumínio do ACM é algo recomendável.

Afinal, é indicado repintar poliéster do alumínio do ACM?

O ACM é conhecido por sua elevada durabilidade. No entanto, com o tempo, pode ser necessário fazer alguns reparos para que os materiais em ACM permaneçam bem apresentados.

Por exemplo, no caso de painéis de ACM utilizados em fachadas, depois de algum tempo, realizar a remoção da sujeira mais agressiva ocasionada pela atmosfera e por agentes poluentes tende a ser o ideal.

Ainda, também pode ser preciso fazer uma vedação das placas de ACM, renovar a camada de silicone entre as placas, fazer o polimento das placas e, também, a repintura. Nesses casos, a repintura se mostra como uma alternativa viável para renovar e revitalizar a fachada, conferindo novamente a ela o toque de modernidade, beleza e imponência característicos.

A pintura tem, entre outras, duas funções essenciais em projetos de comunicação visual, a de proteção da superfície e a de agregar atributos estéticos e/ou decorativos. No entanto, dependendo das condições do local ao qual o ACM é submetido, a segunda função pode ter uma durabilidade menor. Assim, repintar poliéster do alumínio do ACM pode ser um caminho para a preservação desse atributo em alguns projetos.

O especialista Danilo Lopes, do Canal do ACM, explica melhor essa questão.

"O fim da vida útil de uma fachada em ACM, muitas vezes, está relacionado apenas ao desgaste sofrido pela pintura ao longo dos seus anos exposta às intempéries e aos raios UV. Devido à alta resistência do alumínio, geralmente as chapas ainda estão em perfeitas condições mecânicas, sendo que apenas uma revitalização em sua pintura poderia fazer a fachada ficar como nova novamente."

Quais cuidados devem ser tomados ao optar por repintar poliéster do alumínio do ACM?

Para saber se é preciso repintar poliéster do alumínio do ACM, fazer inspeções visuais é algo importante a ser recomendado ao cliente. Em ambientes não agressivos, a repintura pode não se fazer necessária por muitos anos.

No entanto, se for hora de revitalizar, Danilo dá algumas dicas para acertar no procedimento.

"Um dos processos de revitalização mais utilizados é a pintura da superfície das chapas do ACM por meio de tintas automotivas ou de Poliuretano. Porém, independentemente do tipo de tinta, a preparação da superfície sempre se faz necessária. Lixar previamente a superfície, fazer a limpeza e a aplicação de primer são passos que serão importantes para a garantia da durabilidade da nova pintura. Também é necessário, nesse caso, seguir as recomendações exatas de preparação sugeridas pelo fabricante das tintas, pois apenas eles poderão ditar o passo a passo para a garantia da perfeita aplicação de seu produto", recomenda o especialista.

E, para evitar ter que repintar poliéster do alumínio do ACM recorrentemente, é importante, também, recomendar que seu cliente avalie adotar ações preventivas. No caso da aplicação do ACM em fachadas, especialmente em razão do vão entre a chapa e a estrutura, fazer a impermeabilização para evitar infiltrações que poderão comprometer a estrutura e a estética é algo a ser ponderado. Ter rufos e calhas adequados e funcionando bem também ajuda para isso.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar