Dúvida do leitor Italo Gabriel
Estampar jaqueta jeans pode ser uma boa opção para diversificar seus serviços. A peça é um item clássico da moda, de apelo atemporal, e sua personalização, que a torna um produto exclusivo, pode representar um incremento nos lucros do seu negócio.
Hoje, está em alta o garimpo de peças em brechós e a ressignificação de itens do guarda-roupa, evitando seu descarte e assumindo uma postura mais sustentável. A era das mídias sociais e do compartilhamento também alavanca a procura por itens exclusivos para cativar seguidores.
Além disso, especialmente os Millennials e a Geração Z apresentam um desejo por mostrar ao mundo seu estilo pessoal e sua personalidade. E isso representa uma oportunidade para seu negócio criar uma proposta de valor exclusiva para cada cliente — o que permite ter uma margem de lucro maior em seus serviços.
Em consonância, Fábio Tolosa, gerente de produtos da Epson, explica que “existe uma demanda crescente no mercado por produtos personalizados, de maior valor agregado e mais agilidade no desenvolvimento de novas coleções. Com as tecnologias de impressão digital têxtil, conseguimos suprir essa demanda conciliando três fatores primordiais para as indústrias: economia de custos, redução de tempo e aumento de qualidade.”
“Este tipo de tecnologia ajuda a promover a inovação no setor, uma vez que oferece vasta possibilidade de design, imprimindo imagens em alta resolução, em todos os tipos de materiais”, complementa Tolosa.
Como escolher a melhor técnica para estampar jaqueta jeans?
No entanto, para começar a estampar jaqueta jeans, é preciso adotar alguns cuidados e conhecer a técnica que se alinhe melhor aos objetivos.
Quanto a esse aspecto, Tolosa afirma que “a melhor técnica para estampar jaqueta jeans depende de vários fatores, porém a mais versátil é a impressão digital direta, chamada de DTG (do inglês, Direct to Garment).”
Impressora DTG: quais as vantagens?
“Esta técnica permite estampar sob demanda, o que reduz o custo de estoque e possibilita personalização e maior interação do cliente com o que será estampado”, explica Tolosa.
A DTG é uma técnica que permite estampar na jaqueta qualquer imagem, diretamente na peça e sem limite de cores — inclusive em jeans mais escuros, já que as impressoras DTG podem imprimir tinta branca.
O resultado é uma estampa com imagem em boa definição, qualidade em cor e durável. Ainda, quando se pensa no custo-benefício de produzir peças com estampas diferentes entre si, para pedidos de baixa tiragem, essa técnica pode ser a melhor opção.
É recomendado utilizar uma máquina específica para estampar jaqueta jeans?
Para atingir resultados realmente confiáveis, que permitam uma lucratividade maior em razão da alta qualidade do trabalho, é recomendado utilizar equipamentos específicos.
Tolosa explica que existem impressoras que atendem a essa necessidade projetadas exclusivamente para impressão direta em vestuários de algodão, as impressoras SureColor F2100 (já disponível no mercado) e F3070 (comercializada desde agosto de 2020) oferecem um sistema especializado que permite altas velocidades de produção.
Quais cuidados tomar para estampar jaqueta jeans?
Além de escolher a melhor técnica e equipamento para estampar jaqueta jeans, também é preciso adotar alguns cuidados para garantir a qualidade do resultado.
Segundo o gerente de produtos da Epson, os principais cuidados são:
- preparar o tecido corretamente;
- ajustar a imagem na posição que o cliente deseja;
- secar a tinta no calor (através de uma estufa ou prensa térmica) para fixação.
Ainda, no caso da impressão digital direta, é preciso controlar a umidade do ambiente, sendo recomendada que essa fique entre 45% e 70% para não afetar a qualidade do trabalho.
Para saber mais sobre o método DTG, confira o material exclusivo que preparamos sobre estamparia digital DTG x estamparia serigráfica!