Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Untitled design (26).png

A estamparia digital DTG vai eliminar a estamparia serigráfica de camisetas?

Muitos perguntam se a serigrafia estará presente na estamparia do futuro próximo. Considerando as condições de hoje, depende do que se pretende imprimir e que mercado atender. Para ilustrar, contarei como iniciei meu trabalho na ArtZone neste primeiro mês de 2020.

Trabalhei a primeira semana em um projeto de estamparia DTG 100% digital. Na segunda semana trabalhei em outra empresa montada com dez impressoras carrossel de 6 a 12 cores. Trabalhando com camisetas já costuradas e revisadas, as duas empresas  conseguem estampar e entregar até 3.000 camisetas por máquina em 24 horas.  
A estamparia DTG serigráfica 
Dispõe de gravadora laser direto na tela e sistema digital de preparação de cores e dez impressoras. A maior dificuldade é o setup que varia bastante conforme erros na fila do cronograma e complexidade das estampas. A qualidade das imagens, incluindo meio tom, é excelente e resulta da gravação direta na tela com laser e do conhecimento das equipes. O tamanho das estampas vai até 60x80 cm sem grandes prejuízos na produtividade As tintas e técnicas são variadas: tintas de água e de plastisol para impressão plana, de relevo, metalizados, glitters, corrosão, etc. 
A estamparia DTG digital
Dispõe de impressora de tintas de pigmento com 2 cabeças de impressão para cada cor de CMYK e 8 cabeças para imprimir branco base.  Setup e troca de desenho: até  10 minutos sem variações que impactem a produtividade. O nível de conhecimento dos grupos de operadores é equilibrado. 
Características principais da impressão DTG digital com pigmentos:  É difícil imprimir chapados e degradês grandes sem bandas e variações de cores. Meios tons de pequenas áreas e traços finos imprimem muito bem e sem moiré. 
As estampas são executadas com apenas uma técnica e tipo de tinta: CMYK base de água e nada de plastisois, relevos e outros efeitos especiais. Cores escuras e saturadas nem sempre cabem no range de CMYK. 
O tamanho, principalmente, a largura, importa muito na produtividade de peças/hora. 
Grupo mínimo de pessoas e Fluxograma da Serigrafia e DTG digital para 3000 impressões / 8 horas 

 

 

Serigrafia DTG

Desenho: 1 Desenhista / Separador de cores / RIP. Gravação: 1Gravador, 1 Auxiliar. Tintas: 1 Colorista, 1 Laboratorista de preparação de tintas. Prova: 1Provista. Preparação: 1 preparador de OPs. Impressão: 2 Impressores por máquina. Acabamentos especiais em prensa e outros: 1. Polimerização, Fechamento de OPs e Embalagem:  2 na polimerizadeira. Lavação e Revisão de Matrizes de Impressão:  1 Lavador / revisor e organizador de matrizes de impressão. (Total=13)

Digital Jato de Tinta DTG

Prós e

Contras

A Serigrafia atende melhor a grande variedade dos produtos de moda.

O grupo de operadores é maior e precisa ser mais especializado e constantemente treinado

DTG Digital jato de Tinta

Desenho: 1 Desenhista / RIP. Preparação: 1 preparador de OPs. Impressão: 2 Impressores / Revisores de colagem por máquina. Polimerização, Fechamento de OPs e Embalagem:  2 na polimerizadeira. (Total=6)

Prós e

Contras

A Impressão Digital atende melhor a demanda de impressão reticulada, sem chapados e degradês longos.

O grupo de operadores é maior e precisa ser mais especializado

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar