Na serigrafia, o fotolito é um filme transparente ainda muito usado. Ele serve como matriz para impressão de qualquer material gráfico. É através dele que transportamos para nossa matriz serigráfica o desenho a ser impresso. 

Com ótimos resultados e grande versatilidade, o fotolito para serigrafia é a matriz de todo material serigráfico. Porém, vários fatores influenciam na escolha do tipo de fotolito, como o tipo de superfície onde vai ser feita a impressão final e o tipo de tinta a ser utilizado.

Por isso, é essencial que você entenda o que é o fotolito e como ele é produzido, beneficiando a serigrafia de diversas formas.

O que é o fotolito para serigrafia?

Comum na área de serigrafia, o fotolito é um filme transparente (podendo ser feito à base de acetato, papel vegetal ou laser filme) recoberto com sais de prata e fotossensível. Ele serve de suporte para informações, como desenhos e textos. 

Esse filme representa a mídia intermediária entre a finalização (arte final) e o impresso, geralmente em offset. 

Entre as principais vantagens do fotolito em produções serigráficas, se destacam:

  • Definição e detalhe precisos, permitindo que imagens e textos sejam reproduzidos com uma clareza e definição impressionantes;
  • Contraste alto, desde que filmes de alta qualidade sejam usados, permitindo que a luz passe precisamente onde é necessário durante o processo de exposição;
  • Durabilidade, com a capacidade de resistir a riscos, dobras e outros danos;
  • Menos erros durante a exposição. Isso ocorre porque a imagem é claramente definida e o contraste é elevado, reduzindo as chances de exposição inadequada ou inconsistente;
  • Impressões serigráficas de qualidade, resultando em impressões nítidas, vibrantes e consistentes;
  • Padronização e consistência

Para obter esses benefícios, a qualidade do filme de fotolito é fundamental. Por isso, investir em materiais de alta qualidade é uma decisão sábia para empresas que levam a serigrafia a sério. 

Como produzir um fotolito para serigrafia?

A produção de um fotolito para serigrafia é um processo detalhado. E, mesmo que existam variações nas técnicas e materiais específicos utilizados, a criação do fotolito segue os seguintes passos:

  1. Desenho da arte

O processo começa com a arte que será impressa. O único cuidado é a garantia de que a arte esteja em alta resolução e com contraste adequado.

  1. Impressão no filme fotolito jato de tinta

A arte pronta deve ser impressa em um filme de fotolito usando uma impressora especial. Nessa etapa, a qualidade do filme de fotolito é crucial para garantir a precisão e detalhe do design.

  1. Preparação da tela

Enquanto o fotolito é preparado, a tela de serigrafia deve ser revestida com uma camada de emulsão sensível à luz, ou seja, endurece quando exposta à luz.

  1. Posicionamento do fotolito sobre a tela

Com a emulsão seca, o fotolito é colocado sobre a tela, com o lado impresso voltado para a emulsão. O profissional deve garantir que o fotolito esteja bem ajustado e em contato direto com a tela para evitar inconsistências durante a exposição.

  1. Exposição à luz

Com o fotolito no lugar, a tela é então exposta à luz. As áreas do fotolito que receberam a arte são opacas e bloqueiam a luz, enquanto as áreas transparentes permitem que a luz passe e endureça a emulsão. 

O tempo de exposição costuma variar de acordo com o tipo de emulsão e da intensidade da luz.

  1. Lavagem da Tela

Após a exposição, a tela é lavada com água. A emulsão nas áreas que estavam sob as partes opacas do fotolito não endurece e é lavada, deixando espaços abertos na tela correspondentes ao design. A emulsão nas áreas expostas à luz permanece intacta.

  1. Secagem e pós-tratamento

Depois da exposição, a tela é lavada para revelar a arte. Após seca, pode ser submetida a um pós-tratamento, como a exposição a uma luz mais forte, para garantir a duração e durabilidade da emulsão.

  1. Impressão serigráfica

Com o fotolito corretamente preparado e a tela pronta, a tinta pode ser passada através da tela para criar a impressão final no material escolhido.

Fotolito vem sendo gradativamente substituído pelo CTP

Atualmente os processos serigráficos mais modernos de impressão offset substituem o fotolito pelo processo do CTP (Computer To Plate). Com essa medida, as empresas do ramo eliminam a criação do fotolito, pois gravam a laser a chapa de impressão diretamente do computador.

Assim como o fotolito, o trabalho executado em CTP garante uma boa qualidade da impressão, além de permitir encurtar o tempo entre o fechamento das publicações e a entrega na gráfica impressora, otimizando processos.

A grande diferença do CTP, quando comparado ao fotolito, consiste na eliminação de um processo intermédio passando diretamente à chapa através do CTP. Tal fato ajuda a combater a tradicional perda de ponto de impressão na passagem de fotolito para a chapa. Por essas vantagens, a tendência é que a utilização do fotolito seja gradativamente reduzida, para garantir ganho operacional (tempo e qualidade) e economia à empresa gráfica. 

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