Processo de impressão muito versátil, e que conta da sua facilidade de aplicação, entender o que é serigrafia é saber que este é um segmento que chama a atenção de muitos empreendedores.

Porém, diante do crescimento de empresas que trabalham nesse setor, a concorrência é crescente, exigindo atenção a todas as possibilidades que esse tipo de técnica pode oferecer.

No artigo de hoje, convidamos você a saber o que é serigrafia e entender se realmente vale a pena investir neste segmento. Boa leitura!

O que é serigrafia?

Você já deve ter escutado aquele ditado que diz “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Pois bem, no ramo da moda esse ditado faz todo o sentido. Uma estampa, por exemplo, pode fazer toda a diferença em uma peça.

E, para estampar uma camisa, moletom ou qualquer item da moda, a serigrafia se destaca. Também conhecida como silk-screen, essa técnica consiste em um processo de impressão que é realizado a partir de um stencil, em que a tinta é prensada por meio de um pequeno crivo para um substrato. 

Originalmente, as telas foram confeccionadas com seda, daí o nome da técnica, que significa: Serigrafia: seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar) – em grego, ou: Silk-screen: silk (seda) e screen (tela) – em inglês.

Esse processo consiste na vazão de tinta através da pressão de um puxador ou de um rodo, tudo por meio de uma tela de seda preparada anteriormente. 

Nestes casos, a matriz serigráfica (a tela) é esticada em um quadro, sendo posteriormente gravada por meio de uma emulsão fotossensível e posta sobre um fotolito. Depois, a tela é colocada em uma mesa de luz.

Os pontos escuros do fotolito fazem referência aos lugares em que a tela será vazada, possibilitando que a tinta passe pelo tecido. Por outro lado, os pontos mais claros se tornam impermeáveis, impossibilitando a passagem da tinta.

Tipos de serigrafia

A serigrafia é um dos métodos mais antigos para personalização, mesmo assim é ainda amplamente utilizada por muitos empresários da área. Há basicamente 4 tipos de serigrafia:

1 – Serigrafia Manual

  • Essa é a técnica de serigrafia mais antiga. Para a estampagem manual, os seguintes passos devem ser realizados:
  • Colocar a peça a ser estampada em uma base;
  • Dispor a moldura na tela, garantindo que ela não fique enrugada;
  • Depositar e espalhar a tinta por todo o tecido através de uma espátula, fazendo pressão para que ela atravesse o tecido;
  • Retirar a tinta em excesso;
  • Usar a máquina de secagem para que o silk seque de forma mais rápida.

2 – Serigrafia Automática

Um pouco mais moderna, essa técnica usa máquinas que automatizam a serigrafia. No entanto, este tipo de serigrafia ainda precisa de um profissional para que seja realizada. Suas etapas se baseiam em:

  • Colocar a peça na base da máquina;
  • A máquina irá baixar automaticamente a tela e realizar a estampagem;
  • Esperar a secagem do produto.

3 – Serigrafia circular

Essa técnica é realizada por meio de rolos e prensas rotativas, utilizado principalmente para a impressão de objetos cilíndricos. Este processo é feito da seguinte forma:

  • Primeiramente, é preciso a obtenção de um fotolito;
  • A arte será gravada na tela a ser impressa;
  • A tela é então colocada por cima da folha que será impressa;
  • A tinta é aplicada e espalhada sobre a tela, passando por meio das zonas abertas na malha, deixando a imagem estampada.

4 – Serigrafia Devoradora

Essa técnica é caracterizada pelo uso de tecidos de poliéster ou algodão. Esse processo leva esse nome devido à sua base de tinta de ácido sulfúrico que “devora” o algodão, criando o efeito de transparência na peça.

Vantagens e desvantagens da serigrafia

Um dos fatores de estímulo da serigrafia é certamente a sua grande versatilidade. Já que essa é uma técnica que permite imprimir em quase qualquer tipo ou cor de tecido. 

Também permite produzir grandes lotes de um produto personalizado, com a possibilidade de fazer isso com um custo bastante atrativo. 

Ainda, como destaca Ricardo Osório, representante da ProMídia, com a serigrafia “é possível utilizar muitos efeitos especiais, já que as impressoras podem usar uma grande variedade de tintas especiais, como tintas com glitter, tintas 3D e assim por diante“.

A serigrafia apresenta ainda ótimo custo-benefício, além de ser sustentável, como destaca André Manzatto, técnico da Agabê.

Essa é uma técnica que pode ser sustentável no sentido de emitir poucos poluentes, ser rentável e economicamente eficiente. Para isso devemos evitar a utilização de determinados produtos, ou quando isso não é possível, descartá-los da maneira adequada”.

No entanto, há alguns pontos da serigrafia que merecem atenção. Um destes pontos é a menor qualidade de impressão e, em alguns casos, o fato de que são perdidos detalhes da estampa. Outro ponto é a impossibilidade de reproduzir fotos, pelo menos com o mesmo padrão de qualidade da sublimação.

Além disso, o processo não é viável economicamente para a produção de poucas peças, já que cada tela, ou seja, cada cor, tem um custo fixo, elevando o preço para a produção de poucas unidades.

Vale a pena investir em serigrafia?

O mercado de serigrafia pode ser bastante rentável para quem pretende investir no segmento. Mas, para que isso se confirme, é necessário que este negócio seja muito bem trabalhado e explorado. 

Por ser um processo simples, é possível criar produções bastante interessantes e de alta qualidade, tudo isso utilizando poucos recursos. 

Assim, para o sucesso da atividade é essencial investir em materiais de alta qualidade e no desenvolvimento e especialização de novas técnicas. Dessa forma é possível manter o negócio rentável e diferenciado dos demais concorrentes.

Além disso, apesar de exigir alguns investimentos iniciais, o retorno é rápido e o custo final se torna irrelevante quando comparado com a capacidade e os níveis de produção que sua empresa pode atingir.

Também é importante investir em um eficiente planejamento. Para isso, vale considerar os seguintes pontos:

  1. Estude o mercado
  2. Análise a concorrência
  3. Defina seu público-alvo (variedade de aplicações e nichos do mercado)
  4. Busque os equipamentos necessários para adotar a técnica de serigrafia
  5. Invista na preparação técnica e habilidades de seus profissionais
  6. Adote estratégias de marketing que ajudem a divulgar sua empresa e seus produtos

Com estes pontos muito bem planejados, entrar no segmento de serigrafia pode trazer bons resultados econômicos e de mercado, com os produtos da sua empresa atingindo um maior número de pessoas. 

Aproveite para entender o que é fotolito para serigrafia. Acesse o FuturePrint Digital e leia nosso conteúdo sobre o tema.