Pisos, calçados, mangueiras, fitas, tubulação, cadeiras, entre outros. Talvez você já tenha passado desapercebido por algum desses itens sem saber que suas matérias-primas são o cloro – obtido por meio da eletrólise do cloreto de sódio, que nada mais é do que sal de cozinha – e o eteno, derivado do petróleo. É que todos esses itens, comuns no nosso dia a dia, são feitos de policloreto de vinila, conhecido como PVC, um dos polímeros sintéticos mais produzidos no mundo. “Trata-se de um tipo de plástico que possui boa estabilidade, resistência e umidade, além de uma boa resposta à ação do tempo. Por isso, é muito utilizado para comunicação visual, interiores, hospitais e construção civil”, conforme explica o especialista no assunto, Evandro Capelasso, que é consultor e professor de produção gráfica no ensino profissionalizante e coautor do livro “Produção gráfica: do projeto ao produto”.
Mas sabia que existem diferentes tipos de PVC e, dependendo da aplicação, cada um deles é mais recomendad
PVC expandido, rígido e semi-rígido: conheça os tipos de PVC
O PVC rígido, por exemplo, é especialmente indicado para a fabricação de peças duras e resistentes, como tubulações e peças técnicas.
Já o PVC semi-rígido é uma fusão do rígido com o flexível (esse último comum em cortinas frigoríficas). A principal característica dele é a espessura fina, que pode ser moldada de forma bastante detalhada, mesmo que em baixas temperaturas. Essa configuração permite que o material também possa ser utilizado moldes, embalagens, cartões de crédito, tags, etiquetas, cartões comerciais, formas e bandejas termoformadas, entre outros. Ele pode ser impresso com tintas à base de solvente pelo processo de serigrafia, impressão UV direta na chapa ou offset – processo bastante rápido e indicado para produção de grandes quantidades.
Por fim, o PVC expandido é ideal para comunicação visual interna ou externa – aproveite para ler aqui como usar software de gestão para comunicação visual –, como placas de sinalização, displays e painéis diversos. Ele é produzido em chapas de diferentes espessuras – entre 1 mm e 40 mm – o que garante grande versatilidade ao produto final, já que elas podem ser escolhidas de acordo com a necessidade do projeto, sem perder a leveza e o fácil manuseio. Além disso, ele é vendido em placas brancas. Sua superfície lisa e bem acabada permite receber impressão digital, silk screen, aplicação de películas adesivas, adequando-se muito bem aos mais diversos projetos. E mais: o PVC expandido pode ser cortado, serrado, moldado, furado, fresado, rebitado, lixado, colado, pregado e parafusado. Já deu pra entender, então, que dá pra fazer muita coisa, não é mesmo?
As vantagens do PVC expandido
Entre as principais vantagens de utilizar o PVC expandido na comunicação visual estão a resistência do material e, consequentemente, sua alta durabilidade, a leveza e a facilidade de instalação, e a sustentabilidade.
Para Evandro Capelasso, o que mais chama atenção é a sustentabilidade: “como é um material durável, o PVC expandido requer pouca manutenção, o que reduz bastante a geração de resíduos no meio ambiente”, diz.
Ele ainda acrescenta: “outra característica importante desse material é a segurança que ele proporciona. As chapas de PVC expandido são auto extinguível, ou seja, não permitem a propagação de fogo, o que é um grande diferencial”.
A soma dessas características é o que garante ao PVC expandido, ainda, o bom custo-benefício: resistente e durável, com baixo impacto ambiental, baixa manutenção e vida útil longa, ele é, por exemplo, uma escolha comum para a produção de letreiros. “Os letreiros são desenvolvidos a partir do corte especial, colagem ou dobragem de chapas de PVC expandido, eles são feitos para serem expostos à ação do tempo, por isso, muitas vezes, recebem pintura automotiva, o que amplia ainda mais sua durabilidade”, explica Capelasso.
Por fim, vale destacar: o PVC é durável, reciclável, produzido com pouco uso de energia, mas também é resistente a ação de fungos, bactérias, insetos e roedores, choques e a maioria dos reagentes químicos. É um bom isolante térmico, elétrico e acústico, impermeável a gases e líquidos.
Aplicações do PVC expandido para a comunicação visual
O consultor e professor Evandro Capelasso, lista algumas das principais aplicações do PVC expandido na comunicação visual:
- Placas de sinalização internas e externas;
- Displays expositores para produtos;
- Materiais promocionais de pontos de venda (PDVs);
- Brindes;
- Isolantes térmicos e acústicos na construção civil;
- Impressões digitais;
- Letras caixa;
- Painéis de fotos;
- Cenários ou ambientações;
- Decoração de vitrines;
- Stands para eventos; entre outros.
Já deu pra notar que o PVC está muito presente em ambientes internos e externos, com diferentes tipos de acabamentos, impressão e pintura. Mas seja qual for a aplicação, Capelasso reforça que o diferencial mesmo é conhecer todas as possibilidades dele: “O importante é ter um bom projeto e conhecer mais sobre a versatilidade desse material para sugerir ao cliente”, finaliza. E aí, por onde você vai começar?