Com certeza você já viu por aí uma dessas fachadas de grandes dimensões, cheias de volumetrias ou texturas. Olhando de longe, algumas vezes, elas parecem feitas de cimento ou pedras esculpidas, por serem tão grandes e robustas; mais de perto, o nível de detalhes nos faz acreditar que só pode se tratar de um material maleável, pra não dizer elástico. Mas as fachadas 3D em ACM são, na verdade, grandes painéis de alumínio, formados por placas que dispõe de um núcleo de polietileno.
“Em primeiro lugar, o efeito visual do ACM 3D passa uma sensação única de sofisticação e grandeza devido a sua volumetria”, conforme explica o especialista em projetos 3D em ACM, Flávio Santos. Mas as vantagens dele não param por aí. Confira alguns dos destaques das fachadas 3D em ACM:
- Acabamento sofisticado;
- Possibilidade de criar peças grandes e muito leves, o que não seria possível com cimentício;
- Possibilidade de se obter diferentes tipos de textura, que variam de cores sólidas foscas ou brilhantes, e até mesmo texturas que imitam madeira, aço corten e concreto.
Mas você deve estar se perguntando: Como é feita uma fachada 3D em ACM?
Confira o passo a passo detalhado de Flávio Santos:
1. O processo de produção de uma fachada 3D em ACM se inicia pela criação e prototipação da volumetria desejada em um software 3D. O Sketchup é o mais usado atualmente.
2. Dentro do software é possível testar paginações e simular o realismo usando uma extensão de renderização.
3. No 3D também escolhemos qual será o sistema de montagem do painel e modelamos toda parte estrutural.
4. Após definir o design, a paginação e o sistema de montagem, se inicia o processo de planificação da volumetria, que pode ser feito com plugins dentro do próprio Sketchup ou de forma manual. Esse processo consiste em desdobrar todo objeto, deixando ele plano (em 2D – duas dimensões).
5. Com o arquivo 2D planificado, entra a parte de preparação para usinagem. Aqui, há muitos detalhes que precisam ser levados em consideração para que não haja problemas no acabamento.
6. Em seguida, é preciso enviar o arquivo para uma Router CNC – o torno mecânico que faz a usinagem e corte. Flávio destaca aqui que é essencial o uso de uma Router CNC, pois a tupia manual é muito improdutiva, além de facilmente permitir erros e até a perda de chapas.
7. Após a usinagem, é feita a montagem na estrutura, de acordo com o que foi definido no projeto 3D.
Flávio lembra que esse mesmo processo também pode ser usado para produção de fachadas convencionais. “Isso evita erros de produção e reduz bastante o tempo de execução”, diz.
Fachada 3D em ACM: mais criatividade
Segundo o especialistas, o ACM 3D permite centenas oportunidades e possibilidades para quem cria, que vão desde criar um simples painel ou até mesmo uma estátua low poly (esculturas tridimensionais).
Juntamente com Nilson Tsuji, Flávio Santos inclusive oferece um curso de ACM 3D, em que os profissionais podem se qualificar: “O mais importante é sempre criar novas volumetrias e paginações, de acordo com cada projeto. E fazer com que os elementos que se encaixam perfeitamente com a identidade do cliente”, explica ele.
Dicas para quem quer se destacar no segmento de fachadas 3D em ACM
- Busque qualificação. Adquira conhecimento técnico sobre a produção desse material;
- Tenha compromisso com a criatividade, não faça só pela novidade. Foque nos resultados que o cliente terá. Ou seja, busque sempre aliar a resolução de problemas com o forte impacto visual do ACM 3D, respeitando a identidade do cliente.
- Conecte-se com arquitetos, apresente a solução a eles, já que poucos conhecem o ACM.
O especialista, no entanto, ressalta que o segmento conta com muitos aventureiros que acabam garimpando arquivos prontos na internet. “Isso faz com que eles comecem a produzir peças iguais, sem ter conhecimento técnico e com baixo nível de acabamento. Portanto, uma boa dica também é não ficar garimpando arquivos prontos”, diz.
O mercado para fachadas 3D em ACM
Para Flávio, o mercado de fachadas 3D em ACM ainda é um grande oceano azul a ser explorado. “Ainda estamos na fase de apresentar ao cliente, mostrar os benefícios e agregar valor na venda. Em breve, os grandes comércios começarão a procurar por este tipo de serviço”, finaliza.