A locação de impressoras de camiseta já era uma alternativa disponibilizada no mercado, mas, com a pandemia, a procura por esse serviço cresceu, especialmente por novos empreendedores e por quem está em busca de soluções para lidar com os impactos nos negócios causados pela Covid-19.
O empresário que está cogitando iniciar sua linha de camisetas, mas ainda não tem uma demanda de mercado bem dimensionada ou quem percebeu uma oportunidade pontual (como fazer camisetas para brindes de eventos online em sua cidade, por exemplo) pode avaliar experimentar o modelo de locação de impressoras em um primeiro momento.
Na verdade, este é um mercado bastante promissor. De acordo com algumas pesquisas recentes, a indústria de impressão de camisetas tem crescido continuamente e essa tendência deve continuar nos próximos anos. Além disso, o mercado de impressão de camisetas deve ultrapassar US$ 3.000,0 milhões em 2025, conforme projeções da Research and Markets.
Assim, sabendo encontrar um nicho ou para aproveitar oportunidades de ter um fluxo de caixa adicional atendendo pedidos pontuais ou sob demanda, a locação de impressoras pode ser um caminho a se considerar. Descubra mais sobre essa possibilidade!
Benefícios da locação de impressoras para quem quer começar sua linha de camisetas
Este é um modelo que facilita a entrada nesse mercado por quem está iniciando ou quer atender pedidos mais sazonais.
Nesses casos, a compra e a manutenção de uma impressora podem não apresentar uma relação custo x benefício tão equilibrada, o que não ocorre quando se quer focar nesse tipo de serviço e atender demandas maiores e mais constantes.
Assim, para quem está em busca de uma nova alternativa de renda durante a pandemia ou para empresas que já trabalham com impressão, comunicação visual ou outros serviços relacionados e estão querendo experimentar esse tipo de diversificação de portfólio, a locação de impressoras pode ser uma solução atrativa, que permite ter despesas iniciais mais controladas, não compromete sua linha de crédito, protege a liquidez e traz facilidade na gestão de custos.
Locação de impressoras DTG como alternativa para oferecer personalização de camisetas
A impressão DTG (impressão direta em tecido, em inglês, direct to garment) tem sido uma alternativa para quem quer começar sua linha de camisetas. Ela oferece um sistema mais simplificado em relação, por exemplo, à serigrafia, para quem não tem expertise na área.
Ela permite que se imprima sob demanda pequenos lotes a um custo competitivo, especialmente quando isso ocorre pontualmente com a locação de impressoras. Empresas que estão montando seu e-commerce para personalização de camisetas sob demanda têm utilizado bastante essa opção que permite também testar o modelo de negócio antes de um investimento mais expressivo.
Fabio Tolosa, gerente de Negócios da Epson, explica melhor esses benefícios e indicações de locação de impressoras DTG.
“A terceirização de impressora DTG é uma boa opção de negócio especialmente para quem deseja produzir sob demanda. Ela permite que as empresas atendam a uma demanda específica, pontual e pré-definida, sendo uma opção interessante para quem pretende realizar uma produção de menor volume e menos recorrente”, afirma o especialista.
Posteriormente, se perceber que é possível desenvolver mais consistentemente seu negócio de personalização de camisetas, pode ser interessante comparar essa alternativa com a compra do equipamento.
Tolosa explica que “o investimento neste tipo de impressora pode variar de 80 a 400 mil reais por equipamento”.
Como é precificada a locação de impressoras de camiseta
O gerente de Negócios da Epson esclarece que isso pode variar bastante, dependendo do modelo de locação.
“O equipamento pode ser locado com todos os insumos e o locatário pagar por peça impressa. Este modelo é ideal para quem vai fazer um evento pontual e com a produção já definida. Entretanto, o mais utilizado é locar somente o equipamento, sendo os consumíveis de responsabilidade do locatário, maximizando assim o lucro. Nesse caso, quanto mais se produzir melhor o retorno”, aponta o especialista.
A outra ponta do negócio: fazer a locação do equipamento também pode ser fonte de renda extra
Já para as empresas que compraram os equipamentos, mas têm enfrentado ociosidade e queda de pedidos, oferecer o serviço de locação de suas impressoras também pode representar uma forma de enfrentar a crise.
O segmento de impressão sob demanda deve crescer cada vez mais e pode trazer novas oportunidades para quem executa a impressão para terceiros.
Quer reorganizar sua empresa?
Confira todos os passos no nosso material exclusivo e gratuito
É só clicar no botão laranja “Baixar”