O mercado de comunicação visual é altamente dinâmico e precisa se reinventar a todo momento para atender às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, se manter produtivo e com boa margem de lucro. Nesse cenário, a impressora de grande formato UV vem se destacando por apresentar uma série de benefícios que impactam tanto as empresas de comunicação visual quanto os seus clientes.
Conheça, a seguir, um pouco mais sobre a novidade e entenda quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio.
Tecnologia sustentável
A consciência com o meio ambiente é cada vez maior na sociedade, incluindo, é claro, diversos setores da economia. Empresas que mantêm seus processos produtivos distantes do conceito da sustentabilidade estão perdendo lugar e, muito em breve, não encontrarão mais espaço no mercado.
Diante desse cenário, a impressora UV é uma alternativa por não liberar nenhum solvente para a atmosfera no processo de secagem da tinta (na impressão UV, a secagem é feita pela emissão da luz ultravioleta sobre a tinta, imediatamente após a sua impressão). Dessa forma, ela evita a produção de substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente, além de consumir menos energia, se comparada com as versões tradicionais, reduzindo o impacto ambiental e colaborando para a diminuição dos custos das empresas.
Versatilidade de impressão
Contar com um equipamento de alta tecnologia que permite a realização de impressões nos mais variados materiais é fundamental para o gestor que busca ampliar seus negócios e tornar-se mais competitivo.
A impressora UV também se destaca nesse sentido ao possibilitar que a empresa trabalhe com diferentes materiais, que vão desde vidros e madeiras até papéis de parede, couro, tela, vinil e acrílico. Essa versatilidade possibilita ampliar a gama de clientes atendidos, uma vez que esses tipos de aplicações podem ser utilizados na decoração de ambientes, em sinalizações internas e externas, pontos de vendas, materiais promocionais, embalagens e, até mesmo, em produtos.
Alta qualidade
A impressão UV trabalha com tintas especiais de secagem ultrarrápida, que não permite a dispersão da tinta na superfície de impressão. Além disso, é mais durável porque é impresso em um substrato menos vulnerável, portanto, mais resistente a intempéries, impactos e acidentes de uma forma geral. Por isso, materiais impressos com a tecnologia têm uma durabilidade muito maior, principalmente quando falamos daqueles que estarão expostos ao ar livre e aos desgastes do sol, como os banners, tendas e materiais promocionais.
Chegou o momento de investir em uma impressora UV?
Escolher uma impressora de grande formato não é uma tarefa fácil, afinal, existem diversos modelos disponíveis no mercado e o investimento precisa ser certeiro para que a empresa maximize os ganhos. Para ajudar nessa tarefa, Thomaz Caspary, diretor da Printconsult, consultoria em artes gráficas e embalagens, dá algumas dicas. “Em primeiro lugar, você terá de conhecer a sua clientela. A sua empresa tem a necessidade de atender quais clientes e quais demandas?”
Também deve-se levar em consideração o valor que o empresário dispõe para o investimento. “É importante não ponderar apenas o preço da máquina. O investimento vai além: há gastos com periféricos (nobreaks e computadores, por exemplo) e instalação (aterramento, ar condicionado, sala de impressão, entre outros). Se você dispõe de ‘X’ mil reais, por exemplo, gastará, aproximadamente, ‘Y’ mil reais para a correta acomodação do equipamento. O restante do valor fica para a impressora”, recomenda o consultor.
Quer saber mais sobre a aplicação das impressoras UV no mercado de comunicação visual? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!