A grosso modo, poderíamos dizer que a impressão DTG nasceu para estampar camisetas de algodão, em especial as pretas. Enquanto a impressão DTF veio para estampar tecidos sintéticos e até alguns materiais rígidos, como o MDF. Além disso, a DTF seria, na teoria, capaz de estampar qualquer área, pequena ou grande, enquanto a impressão DTG teria algumas limitações. Isso tudo é passado: a verdade é que a evolução da tecnologia permitiu rápidos avanços para ambas as técnicas. Confira, a seguir, mais informações sobre as impressões DTG e DTF:
Impressão DTG e DTF: como funciona?
Na impressão DTG, na sigla, em inglês, direct-to-garment (impressão direta para o tecido), o produto entra na impressora e recebe a estampa diretamente. Ao sair da impressão, ele passa por um processo de secagem para ficar pronto.
Já na impressão DTF, direct-to-film (impressão direta para o filme), a estampa é impressa em um filme e, para transferi-la para o tecido, é preciso colocar o filme sobre a peça e utilizar alguma tecnologia térmica (como a prensa térmica). Assim que o filme esfria e é retirado da peça, o produto está pronto.
A grande diferença entre os dois tipos de impressão é que a DTF costumava ser comandada por grandes indústrias têxteis até bem pouco tempo atrás. Nelas, grandes máquinas conduzem essa técnica de impressão diretamente em rolos de tecido. Obviamente que o custo envolvido nesse processo é alto e, justamente por isso, ela sempre esteve mais nas mãos das grandes indústrias.
A novidade é que a rápida e recente evolução dos equipamentos permitiu que, hoje, existam equipamentos de uso comercial com custos baixos. Há também plotters mais econômicas que fazem a impressão das estampas em filmes. Esses filmes podem ser adquiridos pelas pequenas e médias empresas e serem transferidos para as peças com prensas térmicas mais simples.
Um detalhe importante faz toda a diferença: a impressão DTG é uma técnica com mais de 20 anos no mercado. No entanto, na maior parte desse tempo, as impressoras utilizadas nela só funcionavam com tecidos com composição de, no mínimo, 50% de algodão.
Enquanto a impressão DTF é capaz de estampar diversos tipos de substratos, sem a necessidade de muitos ajustes.
“Hoje temos diversas marcas e vários modelos de impressoras para impressão DTG que aceitam algumas composições mistas ou até tecidos 100% sintéticos, mas o grande diferencial do DTG é imprimir em tecidos coloridos e preto, principalmente em camisetas 100% algodão. O DTG também é conhecido como serigrafia digital”, conta o especialista Claudio Silva, da Camisetas Rápido.
Mas quais são as principais aplicações?
Com as técnicas de impressão DTG e DTF é possível estampar diversos produtos. Como, por exemplo, camisetas, bonés, tênis, almofadas e ecobags.
A impressão DTG é mais indicada para produtos com tramas naturais, como o algodão; já a impressão DTF, além do algodão, vai conseguir estampar tecidos sintéticos e até alguns materiais rígidos, como o MDF.
Confira, agora, algumas vantagens de cada uma das impressões:
De acordo com Victor Neto, da Stamp Ideias:
Vantagens da impressão DTG
- é possível produzir sem pedido mínimo;
- estampas em tecidos de algodão;
- é possível estampar uma camiseta em 10 minutos;
- permitir estampar qualquer imagem, mesmo com transparência;
- resolução fotográfica.
Vantagens da impressão DTF
- é possível produzir sem pedido mínimo;
- permite estampar em qualquer composição de tecido;
- tempo para estampar é maior;
- permite melhor aproveitamento de produção e, consequentemente, melhor custo-benefício;
- resolução fotográfica;
- permite adicionar micro-furos para tornar a estampa respirável;
- permite aplicar sobre costuras, sem perder qualidade.
Mais características da impressão DTG e DTF
Segundo Claudio Silva, da Camisetas Rápido:
A barreira de entrada para a compra de equipamentos DTF é menor
“Hoje, temos equipamentos de uso comercial com custos baixos. Mas vale lembrar uma coisa importante: equipamentos desenvolvidos para impressão DTF só vão imprimir em filme, enquanto equipamentos para impressão DTG têm a vantagem de estampar direto nos tecidos, mas também nos filmes de impressão DTF. Ou seja, eles podem estampar nas duas técnicas”.
Limitações de tamanho
“Como a impressão DTG é direta no produto, podem existir limitações em relação ao tamanho das peças e o local de aplicação; já na impressão DTF, que é transferida por prensa térmica diretamente para a área a ser estampada, essas limitações diminuem”.
Facilidade de armazenamento
No caso da impressão DTF, o filme pode ser impresso e armazenado e só ser aplicado ao tecido ou produto no momento oportuno. Isso facilita bastante tanto a compra quanto o envio/recebimento de filmes com impressão DTF.
Como deixar um produto pronto para as impressões DTG e DTF?
É importante dizer que, em ambas as técnicas, é necessário um pré-tratamento ou a aplicação de uma espécie de cola ou base para que a estampa tenha aderência às peças. Há máquinas específicas que fazem esse pré-tratamento em linha.
Para a impressão DTG, na maioria dos equipamentos próprios para essa técnica é preciso fazer o pré-tratamento com um primer, e garantir que a secagem completa da peça seja feita antes da impressão, já que não é possível imprimir no tecido úmido.
Alguns equipamentos, no entanto, permitem que o primer seja aplicado no tecido no próprio equipamento de DTG, em um processo único. Esta característica varia de fabricante a fabricante.
No caso da impressão DTF é necessário fazer a aplicação do pó de poliamida. É ele quem vai fazer a fusão da tinta têxtil ao tecido. Para a aplicação deste pó, existem equipamentos de produção em linha: eles imprimem o filme e, na sequência, aplicam o pó de poliamida, secam e curam o filme. Há também equipamentos que necessitam da aplicação externa do pó, aumentando o processo de produção.
Dicas para investir em impressão DTG e DTF
Os especialistas consultados neste artigo compartilharam algumas dicas importantes para quem deseja investir nessas técnicas de impressão. Confira, a seguir, as principais recomendações:
1. Estude o mercado
Essa é a primeira e mais importante dica, de acordo com todos os especialistas. “É preciso entender seu mercado e o que as duas técnicas podem agregar ao seu negócio. Ambas as técnicas são maravilhosas para a personalização, principalmente de produtos têxteis, porém são relativamente novas e cada uma tem um público bem específico. Elas podem, por exemplo, facilitar o ‘sob demanda’, onde você primeiro vende para depois produzir”, explica Claudio Silva.
“Hoje, contamos com muita informação na internet, de usuários reais de equipamentos, então, procure coletar o máximo de informações, antes de fazer o investimento. Faça simulações de capacidade produtiva pensando num pior cenário”, orienta Victor Neto, da Stamp Ideias.
2. Escolha bons equipamentos e bons fornecedores
“Se você está certo da compra e acha que é o momento, é importante que você escolha equipamentos que tenham um ótimo suporte técnico e comercial, de empresas que possam garantir a você insumos para sua produção e, principalmente, te deixem tranquilos quando o assunto for manutenção e assistência técnica”, ressalta Claudio.
3. Se puder, comece terceirizando
“Se paira alguma dúvida, comece terceirizando a sua produção. Hoje existem boas empresas capazes de oferecer as impressões em DTG ou DTF. O legal é que assim você vai poder conhecer melhor essas técnicas, entender melhor o público que vai conseguir atender com elas e, inclusive, já criar uma condição mais favorável para a chegada do equipamento, uma vez que você já vai ter criado um conhecimento básico de venda destes produtos”, lembra Claudio.
“Iniciar terceirizando, com um parceiro local ou que tenha boa logística, caso seja de outra cidade ou estado, minimiza os riscos iniciais do negócio, valida a aceitação do seu público e pode te levar à conclusão de que é melhor ou não internalizar o processo. Afinal, uma terceirização bem acertada pode ser um bom caminho para focar em vendas e não ter dores de cabeça com mão-de-obra, quebras de máquinas, falta de suprimentos, entre outros”, destaca Victor.
Quer ficar por dentro de outras tendências no segmento? Confira também nosso artigo sobre 5 tendências em impressão digital têxtil para ficar de olho!